Notícias

Santos, do Flamengo, revela segredo para não dar rebotes


Goleiro Santos, do Flamengo – Foto: Gilvan de Souza

COLUNA DO FLA: O Flamengo vive grande momento na atual temporada. O Mais Querido, inclusive, segue ‘vivo’ nas principais competições que disputa na temporada (Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro), e é postulante aos três títulos. Acompanhando a boa fase, um setor em específico evoluiu desde a chegada de Dorival Júnior: a defesa. Parte da melhora defensiva passa pelas mãos do goleiro Santos, que explicou como mantém a segurança embaixo das traves.

— Desde quando eu comecei a treinar no profissional, eu comecei a observar algumas coisas em outros goleiros que eu via que não precisava (dar rebote). Então, isso eu fui adaptando, fui pensando melhor. Às vezes a bola vem com um certo grau de dificuldade e claro que se você consegue controlar e não dar um escanteio que pode resultar em gol — disse o goleiro, em entrevista a TNT Sports.

Santos, inclusive, vem de uma sequência de quatro jogos sem sofrer gols com a camisa do Flamengo, somando todas as competições. O goleiro é o único atleta que sempre inicia as partidas como titular, mesmo que o técnico Dorival Júnior escale um time alternativo. De acordo com o camisa 20 rubro-negro, evitar o rebote é mais difícil que fazer uma defesa e a segurança embaixo das traves é fruto de muito treinamento.

— Para mim é muito mais difícil fazer isso (evitar rebote) do que a bola vir e eu espalmar para o lado ou colocar para escanteio. É algo que, durante esses anos todos, eu venho treinando, venho fazendo. A gente até brinca que, em momento de aquecimento, quem soltar (a bola) vai pagar. E isso vai nos condicionando a fazer isso e tem dado certo. Vou procurar continuar fazendo porque é algo que aos olhos de muitos é simples, mas o grau de dificuldade, sem dúvida nenhuma, é muito grande — ressaltou Santos.

Por fim, o camisa 20 rubro-negro ainda brincou dizendo que, ao fazer uma defesa e evitar o rebote, inibe os ‘maladrinhos’ que ficam esperando na área para fazer o gol. E a ‘tática’ tem dado resultado, já que o Flamengo perdeu apenas um jogo com Santos embaixo das traves: diante do Corinthians, por 1 a 0, pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o único tento da partida foi marcado contra, por Rodinei.

O arqueiro chegou ao Flamengo no início de 2022, mas demorou a se firmar entre os titulares. Ainda sob o comando do técnico Paulo Sousa, Santos ocupou o posto de ‘goleiro de copas’, já que só atuava nos torneios eliminatórios, enquanto Hugo Souza jogava o Campeonato Brasileiro. No entanto, com Dorival Júnior, o camisa 20 assumiu a titularidade após retornar de lesão e não saiu mais.

Em grande fase, assim como o Flamengo, Santos segue à disposição de Dorival Júnior para o próximo compromisso, que será pela Copa do Brasil. Na quarta-feira (17), o Mais Querido encara o Athletico-PR, pela volta das quartas de final do torneio. Após empate em 0 a 0 no Maracanã, o Rubro-Negro joga por uma vitória simples para avançar às semifinais da competição.

Link do Artigo do FlaResenha

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.