Notícias

Gabigol se reinventa como meia e vira trunfo para Paulo Sousa


26/5/2022 10:14

Gabigol se reinventa como meia e vira trunfo para Paulo Sousa

Gabriel Barbosa se tornou o grande protagonista e artilheiro do Flamengo nas últimas temporadas. Com a camisa 9, famosa às costas de grandes centroavantes, o jogador vem exercendo uma função para além do ataque e cumprindo a promessa feita na apresentação em 2019. “Pretendo ajudar em qualquer posição. No Santos joguei em todas, sou versátil. No que ele precisar, vou estar à disposição”, essa foi uma das primeiras declarações de Gabi no Flamengo. Recém-chegado do Peixe, o jogador recebeu a 9, carregou para si a responsabilidade de artilharia, no entanto, desde então entrega mais do que isso.

Os últimos jogos sob o comando de Paulo Sousa trouxe à tona um Gabi quase 10, com a função de ‘meia armador’, que, inclusive, foi comemorada pelo próprio nas redes sociais após a vitória por 1 a 0 contra o Goiás, no último sábado (21), pelo Brasileirão.

O jogador está mais distante da área a cada jogo sob o comando do treinador. O mapa de calor da partida contra o Goiás exemplifica a ‘nova função’ do Gabigol, que atuou articulando as jogadas, principalmente, na meia direita e na ponta esquerda.

Em 80 minutos em campo foram o suficiente para Gabi colecionar números expressivos como meio-campista. Foram 39 passes certos de 40 realizados, cinco bolas longas de seis tentativas, além de três duelos vencidos – segundo o Sofascore, especializado em estatísticas. O gol de Pedro, que deu a vitória contra o Goiás, passa diretamente por Gabi armador. O Flamengo trabalha a bola e o camisa 9 aciona Matheuzinho na medida para cruzar, e o camisa 21 balançar a rede.

Na sequência do Goiás, o Flamengo encarou o Sporting Cristal, pela Libertadores. Na vitória por 2 a 1, Gabi se manteve atuando nesta ‘nova função’, pelo lado direito do meio e criando jogadas. Curiosamente, Goiás e Sporting Cristal foram os jogos em que Pedro apareceu entre os titulares junto com o camisa 9. Ou seja, Gabigol acabou pisando mais fora da área, utilizando a versatilidade para criar, enquanto o camisa 21 apareceu mais fixo.

Antes mesmo de chegar ao Brasil, Sousa deu indícios que a dupla seria utilizada no Flamengo. Logo, com o técnico, Gabi retorna cada vez mais ao passado, quando foi revelado pelo Santos, e torna verídico o discurso da apresentação: versatilidade para jogar em outras posições e, com isso, é o triunfo para a sequência na temporada. “Vou fazer lembrar algumas palavras que disse antes de chegar ao Rio sobre a minha ideia de dinâmicas para poder usar Pedro e Gabi juntos. Claro que depois de estar no dia a dia, são eles que vão me mostrando e vão me dando a confiança para poder fazer”, e continuou:

“O Gabi, também já disse na última coletiva, tem mostrado uma capacidade de entendimento de jogo e uma oferta tática muito interessante também para o meu colega Tite poder analisar e usufruir [na seleção brasileira]. O comprometimento dos dois é fundamental para que o processo de ter os dois atacantes em campo seja mais consistente”, disse o técnico, após a vitória na Libertadores, na última terça (24). Aos 25 anos, Gabi se reinventa e se redescobre em sua quarta temporada pelo Flamengo. Ao todo, 174 jogos e 155 participações em gol: 119 tentos e 36 assistências.


54 visitas – Fonte: UOL



VEJA TAMBÉM

Jornalista aposta na chegada de dois reforços no Flamengo: Chances boas

Flamengo termina a fase de grupos da Libertadores com a terceira melhor campanha geral

Últimas notícias do Flamengo: 5 notícias do Rubro-Negro que bombaram hoje (25/05)

VEJA: Saiba quando e como serão definidos os duelos das oitavas da Libertadores e da Sul-Americana

CONFIRA: De volta ao radar? Paulo Sousa teria dado aval para Fla retomar negociações com meio-campista

Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas



Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.