Notícias

Flamengo, Inter, São Paulo, Athletico e Corinthians formaram mais atletas da elite nacional


26/4/2022 12:23

Flamengo, Inter, São Paulo, Athletico e Corinthians formaram mais atletas da elite nacional

Foi pela base do Flamengo que passaram mais atletas relacionados em ao menos uma partida desta temporada pelos clubes da elite do futebol brasileiro. O clube carioca participou da formação de 52 atletas que ficaram ao menos no banco de reservas em partidas oficiais das competições disputadas neste ano pelos times que compõem a Série A.

Em seus 22 jogos, o Flamengo relacionou 50 atletas diferentes e 28 deles fizeram ao menos parte da formação de base no próprio clube. Outros 24 atletas com passagem pelas divisões de base do Flamengo foram relacionados desde janeiro por outros 15 clubes que estão disputando a Série A, principalmente o Atlético-GO, que utilizou quatro deles: Gabriel Noga, Jean, Luan Polli e Luan Sales.

– Isso é mais um sinal da melhora na gestão do Flamengo desde o Bandeira de Mello. Quando eu jogava pelo Flamengo, o clube negociar muito bem um jogador da sua base era exceção. Não tinha tradição em revelar tantos talentos – afirma Dejan Petkovic, comentarista da Globo.

O Internacional é o segundo clube que mais participou da formação de jovens que se tornaram atletas da elite brasileira. A base do Inter ajudou a revelar 48 atletas relacionados por clubes da Série A em ao menos um jogo oficial no ano. O próprio Internacional usou 17 atletas com passagem por sua base e outros 16 clubes aproveitaram 31 atletas lapidados pelo clube gaúcho. Em número de atletas, o Inter é o maior formador para outras equipes da Série A: Atlético-GO, Atlético-MG, Coritiba e Cuiabá já relacionaram neste ano três atletas com passagem pela base do Inter.

Veja abaixo quais os clubes que mais participaram da formação dos jogadores que estão na súmula de ao menos um jogo dos times da Série A no ano de 2022.

Atletas relacionados para ao menos um jogo da temporada 2022 pelos times da elite nacional com passagem pelas categorias de base de cada clube — Foto: Espião Estatístico — Foto: Espião Estatístico

Há atletas que passaram por mais de um clube nas caterias de base, e cada uma dessas equipes está sendo considerada como “formadora” desses profissionais, caso do atacante Rafael Navarro, do Palmeiras, que fez sua formação passando por três clubes que atualmente estão na Série A: Fluminense, Atlético-GO e Botafogo. Outros atletas também passaram por três clubes da atual primeira divisão, como os laterais Arthur (América-MG) e Vitor Ricardo (Fortaleza) e o zagueiro Habraão (Fortaleza).

Clubes que iniciaram a temporada 2022 utilizando majoritariamente atletas da base acabam se destacando no levantamento como formadores, mas isso ocorre também porque a confiança nesse trabalho próprio de formação permite que façam isso. Athletico-PR e Flamengo usaram essa estratégia e se destacam como os que mais usaram os jogadores lapidados em casa. Cada um deles aproveitou 28 jogadores.

– O Athletico-PR fez seu centro de treinamento para relevar jogadores. É preciso formar para negociar, colocar dinheiro no clube. Os clubes mais ricos, de massa, se preocupam primeiro com o resultado e, por isso, contratavam mais jogadores prontos, pela necessidade do resultado imediato. Em 2014, eu fui diretor da base do Athletico e técnico do sub-23, que jogava o Estadual. Contando jovens de 13 a 20 anos, em sete anos passavam pelo clube cerca de mil atletas que sonhavam ser jogadores profissionais, mas apenas 3% deles conseguiam seguir no clube – afirma Petkovic.

O quadro abaixo mostra do elenco de atletas usados em 2022 por um clube, quantos passaram pelas categorias de base desse clube. O percentual é a influência da base do próprio clube entre o total de jogadores relacionados neste ano.

Atletas relacionados pelos times da Série A em seus jogos oficiais da temporada e influência percentual de sua base entre o total — Foto: Espião Estatístico

É dificil para os dois lados: para um jovem chegar à elite e para um clube encontrar um grande talento. A arte abaixo mostra quantos jogadores formados por cada clube atuaram em um clube onde fez a base e quantos atuaram por clube onde não passaram por categorias de base. A diferença aqui é que não se trata do atual elenco, mas do total de jogadores formados por um clube.

— Foto: Espião Estatístico

Metodologia
O levantamento do Espião Estatístico usou como base as informações fornecidas pela plataforma Rede do Futebol, que contabiliza contratos e vínculos junto à CBF, e adotamos os seguintes critérios para o levantamento:

3 últimos times de passagem na base: Registro profissional na CBF, constando no sistema da Rede do Futebol. Não precisa ter feito jogos oficiais – para efeito comprobatório, a RdF só considera jogos sub-17 ou mais velhos. Se um atleta passou por um clube, mas não está registrado, esse clube não foi considerado no levantamento como “formador”. O motivo é simples: o registro comprova o vínculo.

Base: A categoria sub-23 ainda é de formação, então atuações no Brasileirão de Aspirantes entram como passagem na base.

São Paulo, Inter, Flamengo, Athletico, Corinthians, atletas, elite, nacional


168 visitas – Fonte: globoesporte



VEJA TAMBÉM

Leila Pereira do Palmeiras busca contratar Andreas Pereira

De saída! Flamengo pode negociar Diego antes do fim de contrato

Sem Maracanã, Flamengo avalia inverter rodadas com o Botafogo para jogar no Rio pelo Brasileiro

VEJA: Site vaza possível novo uniforme de goleiros do Flamengo; veja o modelo

CONFIRA: Ação contra o Flamengo por renovação de Matheuzinho divide especialistas; entenda

Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas



Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.