Notícias

Everton Ribeiro revela conversa do auxiliar de Tite com Dorival


Everton Ribeiro na Seleção Brasileira – Foto: Divulgação

ESPN: A segunda-feira (7) foi mais do que especial para o atacante Everton Ribeiro, do Flamengo. O meia foi confirmado como um dos 26 convocados pelo técnico Tite para a Copa do Mundo de 2022 no Qatar e vibrou bastante com a oportunidade de disputar pela primeira vez um Mundial pela seleção brasileira.

O camisa 7 do Rubro-Negro revelou que nunca desacreditou que seria chamado por Tite para a Copa do Qatar e que “madrugou” à espera da convocação, que aconteceu às 13h (horário de Brasília), mas às 4h30 da madrugada já estava de pé.

“É um prazer pode comemorar essa convocação para Copa do Mundo. Um sonho realizado hoje. A expectativa e a ansiedade estava grande, mas graças a Deus deu tudo certo. Agora é focar e se preparar para esta grande Copa do Mundo, para que a gente possa buscar este hexa”, começou por dizer, em declarações ao programa “Seleção Sportv”, do Sportv.

“Acho que desde o começo eu vinha procurando meu espaço. Vim sendo convocado desde 2020, participei de muitos jogos da Copa América, na preparação, nas Eliminatórias. Então, acredito que sempre que fui chamado e tive a oportunidade procurei fazer o meu melhor, ajudar a vencer. A equipe foi se estruturando, chegando novos jogadores, a concorrência sempre foi maior, mas eu sempre acreditei. Agradeço muito ao pessoal do Flamengo, toda comissão e todos os jogadores que me ajudaram a fazer uma grande temporada. Conseguimos os títulos aqui e isso foi muito importante para me deixar pronto, com a expectativa alta para ser convocado. Preciso agradecer a eles e a minha família aqui, que esteve em momentos difíceis. Graças a Deus deu tudo certo e eu pude ser convocado”, prosseguiu.

“Todo mundo perguntando no final de semana, nestes dias: ‘eai? Te ligaram? Mandaram e-mail’ e eu disse ‘se fosse para ser convocado assim, eu estaria perdido’. A expectativa estava grande. Esta noite acabei acordando 4h30 da manhã, achando que já era de manhãzinha. Pensei que era hora de levantar, mas quando olhei era 4h30, a ansiedade estava grande. Tentei passar o tempo para chegar o momento da convocação. Eu estava na expectativa. Quando veio meu nome, eu nem acompanhei o resto da convocação. A gritaria e alegria foi mais alta que tudo”, concluiu.

O meia do Flamengo ainda foi questionado sobre a sua versatilidade em campo e acredita que esse foi um detalhe que fez Tite decidir levá-lo para o Qatar.

“Na última convocação que tive, conversei com o Cléber (Xavier) e ele me explicou onde eu iria jogar, onde eu teria a oportunidade. Tanto que ele falou que eu faria mais a função como um terceiro homem, de meio de campo, depois fechando. Muito do que estou fazendo no Flamengo. Ele conversou com o Dorival antes. Então acho que esta mudança de proposta no Flamengo deu esta oportunidade de jogar por dentro, que é onde mais gosto. E a equipe muito bem e muito estruturada fez crescer meu futebol e fez crescer minha oportunidade de estar de volta para a Seleção. No começo do ano fui convocado, depois fiquei duas convocações fora. Isso me deu medo. Sabia que seria difícil voltar, porque cada vez mais tudo muito que está ali na frente estava fazendo gol, dando assistência no seu clube. Eu sabia que eu teria que melhorar meu futebol, fazer o máximo ali no Flamengo para voltar a ser convocado. Quando fui convocado na penúltima convocação, antes desta oficial, eu estava muito confiante porque estava em um momento bom. Tinha duas finais pela frente e sabia que dependia muito do que eu fosse fazer nestas finais para estar chegando com grandes chances de ser convocado. Então fiz o meu melhor pelo Flamengo, fomos campeões, fiquei muito feliz e a expectativa, como falei, era boa, mas a ansiedade de não saber 100% estava grande também. Hoje estou muito feliz e agradeço muito a Deus por reservar este momento na minha carreira”, disse, antes de finalizar.

“Eu reparei muito em grandes jogadores, que jogam ali no meio de campo, como Iniesta e Xavi. Vi uma característica deles que, como gostam de tocar curto e receber muito a bola, sempre olhavam um pouco antes e se o cara estava vindo de um lado, eu dominava para o outro lado. Então isso foi incrementando meu jogo. Passaram treinadores que eu aprendi muito, o próprio Jorge [Jesus] sempre falava isso, pedindo para dominar para frente e levar a equipe para frente. Isso eu fui treinando e isso dá para treinar. Eu fui aprimorando também com a perna direita. Isso me dá muitas alternativas na hora do jogo, eu sempre procuro receber a bola tentando driblar, só no balanço do corpo e no domínio da bola. Isso me ajuda bastante para poder armar a equipe. Às vezes está um jogo parelho, com uma marcação forte, mas com o domínio, às vezes, a gente já sai na frente e isso dá opções para deixar nossos companheiros na cara do gol, até mesmo na finalização. Isso eu fui evoluindo com o tempo e reparando grandes jogadores da posição ali no meio.”

Programação do Brasil até o Qatar
A seleção brasileira começa a viver oficialmente o clima de Copa do Mundo no próximo dia 14 de novembro, quando o grupo convocado pelo técnico Tite se apresenta em Turim, na Itália, onde o time pentacampeão fara a preparação antes do embarque para o Mundial.

O Brasil ficará na cidade italiana até o dia 19 de novembro, quando viaja para Doha, capital do Qatar.

Tite e os jogadores convocados farão, entre 20 e 23 de novembro, a fase final da preparação para a estreia, que acontece no dia 24, em Lusail, contra a Sérvia. Ainda estarão no caminho da seleção brasileira no grupo G a Suíça (28 de novembro) e Camarões (02 de dezembro).

A Copa do Mundo no Qatar será disputada entre 20 de novembro e 18 de dezembro.

O calendário no Brasil na Copa do Mundo
As partidas na Copa de 2022 acontecerão no fuso-horário UTC+3, também conhecido como ‘Horário de Moscou’, que é contado a partir de mais três horas do horário do Meridiano de Greenwich, em Londres.

Isto quer dizer que o horário no Qatar está SEIS horas à frente em relação à hora de Brasília. Desta forma, se o relógio dos brasileiros marcar, por exemplo, 10h, os ponteiros na terra da Copa do Mundo de 2022 indicarão 16h.

Os jogos da fase de grupos, segundo planejamento da Fifa, acontecerão às 7h, 10h, 12h, 13h e 16h (horários de Brasília). O mata-mata terá dois horários: 12h e 16h (horários de Brasília).

Veja os jogos do Brasil:
Brasil x Sérvia – 24/11 – 16h
Brasil x Suíça – 28/11 – 13h
Brasil x Camarões – 2/12 – 16h

Link do Artigo do FlaResenha

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.