Notícias

Dirigente do Fla é condenado a pagar R$50 mil a Abel Braga após processo judicial


No dia 14 de julho de 2020, Abel Braga entrou com uma ação judicial contra o vice-presidente de relações externas do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista (BAP), por danos morais. O julgamento foi realizado, e o dirigente do Rubro-Negro foi condenado a indenizar o treinador em R$ 50 mil. O processo foi originado no Tribunal de Justiça de São Paulo, no Foro Regional XI, e a sentença foi proferida nesta sexta-feira (11), pela 4ª Vara Cível, e cabe recurso.

No processo, os advogados de Luiz Eduardo Baptista informaram que “não teve intenção de ofender”, mas a juíza Marina Balester Mello de Godoy entendeu que o dirigente “usurpou a liberdade de expressão“. Veja a sentença, divulgada pelo GE:

“Em que pese o réu alegue que não tinha a intenção de ofender o autor e até já se retratou publicamente a respeito, está evidente que, adequadamente contextualizada, a declaração feita, mesmo que de modo informal, excedeu a mera crítica às escolhas técnicas do autor e usurpou a liberdade de expressão, porque, ao se questionar a sobriedade ou o uso de drogas pelo autor durante o exercício de sua profissão, durante uma entrevista, causou-lhe ofensas à honra e à sua reputação como treinador, mormente por ser figura pública e renomada no meio futebolístico. Não bastasse isso, as declarações foram feitas em canal acessível ao público, propagando-se rapidamente e causando significativa repercussão negativa, a evidenciar o cunho ofensivo das falas do réu”

RELEMBRE O CASO:

Em junho de 2020, em entrevista ao canal ‘Ser Flamengo’, BAP deu declarações polêmicas sobre o trabalho de Abe Braga, e afirmou: “A gente achava e discutia, que ele deveria estar de sacanagem. A gente pensava, ou ele bebeu, ou estava drogado”.

Quando Abel Braga tomou conhecimento das declarações do dirigente do Flamengo, informou que BAP seria obrigado a responder judicialmente: “Fico perplexo que pessoas como este cidadão ainda tenham trânsito nesse nosso meio. Que Deus perdoe essas pessoas ruins. Mas vamos resolver isso. Ele terá que repetir tudo que disse na Justiça”. Ainda à época, o treinador disse que o valor da indenização seria destinado às vítimas do Ninho do Urubu.

Link do post

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.