Notícias

“Vamos voltar para o Flamengo?”: declarações de Jesus de que não foi procurado pegam mal no clube


As declarações de Jorge Jesus a respeito de

Flamengo

e Paulo Sousa reveladas nesta quinta-feira pelo UOL tiveram péssima repercussão no Ninho do Urubu. O comando do futebol não engoliu o fato de ele ter tratado o encontro em sua residência em Cascais, em Portugal, no dia 21 de dezembro, como “obrigação social”.

– A conversa foi superficial e em momento algum me fizeram um convite ou, ao menos, me perguntaram se eu queria voltar. E aquele era um momento difícil, pois, se eu pedisse demissão do Benfica, teria que pagar uma multa de 10 milhões de euros. Por isso, tinha sugerido que só viajassem para Portugal em final de janeiro, quando a situação seria mais fácil para negociar. Mas quiseram ir em dezembro e a sensação que tenho é que, quando me visitaram, já tinham tomado a decisão de contratar o Paulo Sousa. Foram apenas cumprir uma obrigação social comigo – disse Jorge Jesus ao blog do jornalista Renato Maurício Prado.



+ Empresário de Paulo Sousa detona Jesus, vê falta de ética e diz: “Ausência de sentimentos com o Flamengo”


Flamengo

sugere retorno em jantar na casa de JJ

Pois o

Flamengo

não encarou o jantar na casa de Jorge Jesus dessa maneira. Juntos em Lisboa desde 18 de dezembro, Braz e Spindel sempre viram JJ como a primeira opção e priorizaram uma conversa com o ídolo rubro-negro. Depois de três tentativas malsucedidas, conseguiram o esperado encontro no dia 21.

Jorge Jesus em seus tempos de Flamengo — Foto: André Durão
1 de 4 Jorge Jesus em seus tempos de Flamengo — Foto: André Durão

Jorge Jesus em seus tempos de Flamengo — Foto: André Durão

Àquela altura, já haviam conversado com Paulo Sousa e outros treinadores, mas deixaram claro a Paulo de que, pela história construída entre 2019 e 2020, Jesus seguia como o objetivo central. Tal posicionamento não incomodou o atual técnico do

Flamengo

.



+ Jorge Jesus quer voltar ao Flamengo e coloca prazo para proposta: “Até o dia 20”

Em jantar no qual a esposa de Jorge Jesus também esteve presente, Braz e Spindel perguntaram ao treinador: “E aí, vamos voltar para o

Flamengo

agora?”. Tiveram como resposta que o momento era complicado para o Benfica, com dois clássicos decisivos com o Porto previstos para os nove dias seguintes. Mesmo assim, começaram a conversar e questionaram o que seria suficiente para reatarem o casamento iniciado em 2019.

Segundo o


ge


apurou, Jorge disse que gostaria de receber em euro. Tal exigência não foi empecilho, até porque esta já era a moeda adotada no último contrato celebrado com os cariocas. O segundo pedido foi um salário duas vezes maior ao que ganhava no Benfica. A dupla rubro-negra respondeu que não teria como atender, principalmente devido ao câmbio da época, quando o euro estava avaliado em R$ 6.

Jesus pediu aos dirigentes do

Flamengo

que voltassem em janeiro, e a resposta foi negativa, já que tinham como prioridade a presença do novo treinador na reapresentação do elenco, prevista para 9 de janeiro. Diante de tal panorama, JJ disse a eles que se acertassem com o Benfica para depois retomarem o contato com ele. Spindel e Braz deixaram o jantar sem uma posição mais clara para executarem a negociação.

Declaração de João de Deus e nota oficial geram discórdia

Na manhã seguinte ao jantar, o auxiliar de Jorge Jesus, João de Deus, concedeu entrevista coletiva. JJ não pôde participar porque estava suspenso. E as palavras de João surpreenderam Braz e Spindel. Tanto em relação aos objetivos do técnico quanto sobre uma suposta autorização do Benfica que, segundo o


ge


apurou, não aconteceu.



+ Auxiliar de Jesus, João de Deus diz que técnico “não quer abandonar Benfica neste momento”

– Estou aqui porque o nosso treinador foi punido (Jorge Jesus cumpria suspensão), senão ele teria todo o gosto em responder. Em relação às notícias, tenho falado muito com o Mister e especificamente hoje mais ainda. Ontem houve um encontro (dele) com os amigos do

Flamengo

, devidamente autorizado pelo Benfica e com o conhecimento de Rui Costa. O Mister disse que não pode e nem quer neste momento abandonar o Benfica. Há um contrato para cumprir, quer cumprir e quer ganhar títulos no Benfica. Foi isso que nos fez vir para a Portugal novamente.

Nota oficial publicada pelo Benfica em conjunto com Jorge Jesus no mesmo dia 22 de dezembro e com tom muito semelhante ao adotado por João de Deus desanimaram ainda mais o

Flamengo

no projeto pela volta do treinador.

Confira abaixo:

“O Sport Lisboa e Benfica e o seu treinador Jorge Jesus refutam cabalmente a existência de qualquer acordo com o

Flamengo

para a libertação da sua equipa técnica mediante entendimento entre os clubes.

Jorge Jesus tem contrato com o Sport Lisboa e Benfica e está focado nos objetivos desportivos do Clube, sendo manifestamente falso e descabido que tenha demonstrado qualquer vontade de regressar ao Brasil nesta altura.

O Sport Lisboa e Benfica lamenta que, na véspera de uma partida decisiva para a sua continuidade na Taça de Portugal, um órgão de informação com a chancela CNN se predisponha a disseminar informações falsas e já desmentidas em direto pelo próprio representante do

Flamengo

.

Jorge Jesus, ao contrário do que foi divulgado pela CNN Portugal, não deseja voltar ao Brasil, mas sim voltar a ser campeão pelo Sport Lisboa e Benfica”.

“Vem, vamos embora que esperar não é saber”

Os posicionamentos de Benfica e João de Deus fizeram o

Flamengo

mudar o foco e tiraram de JJ o status de “menina dos olhos”. Convencidos de que Paulo Sousa pintara como ótima opção, Braz e Spindel foram ao Estádio do Dragão assistir à derrota do time de JJ por 3 a 0 para o Porto. O acerto viria às 23h50 do dia 25 de dezembro, nas últimas horas do Natal passado.

Marcos Braz fez postagem enigmática com a foto do cantor e compositor Geraldo Vandré. A referência era à música “Para não dizer que não falei das flores” e especificamente aos versos “Vem, vamos embora que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

Renovação espinhosa em 2020

Hoje decepcionados com as declarações de Jorge Jesus, os dirigentes do

Flamengo

já haviam encontrado dificuldades para concluir outra negociação, a da renovação contratual em junho de 2020. Na ocasião, o Mister fez diversas exigências que acabaram por ser atendidas. Os pedidos, porém, ligaram um alerta na Gávea, já que todos indicavam inclinação a uma saída a qualquer momento.

Jorge Jesus renova com o Flamengo até 2021 — Foto: Reprodução
2 de 4 Jorge Jesus renova com o Flamengo até 2021 — Foto: Reprodução

Jorge Jesus renova com o Flamengo até 2021 — Foto: Reprodução

Jesus pediu adiantamento de um valor com a condição de que não teria de devolvê-lo em caso de deixar o clube repentinamente. Solicitou também que não fosse cobrada a multa rescisória em caso de acerto com um clube português. Tais movimentações colocaram uma pulga atrás da orelha do comando rubro-negro.

Renovação selada, e Rodolfo Landim reuniu o elenco do

Flamengo

no auditório do CT, onde Jorge Jesus disse aos jogadores que havia ficado para buscar o Mundial de Clubes juntamente com eles. E, na presença do presidente, figura crucial para o acerto, garantiu que cumpriria o contrato.

Landim, após reunião com o português e o comando do futebol, decidiu levar JJ à presença dos jogadores para que ele se comprometesse com os comandados de que ficaria no clube até o fim do contrato.

No dia 5 de junho de 2020, JJ falou à FLA TV sobre a renovação e explicou a opção pela permanência.

– Eu neste momento, felizmente, posso escolher o que quiser para a minha carreira esportiva. Foi o que fiz ano passado e exatamente neste ano, continuar no

Flamengo

. Porque não pus à frente minha carreira financeira. Os meus contratos que eu tinha em Portugal não há comparações possíveis. Eu escolhi carreira esportiva.

– No primeiro ano, eu sabia o que ia acontecer porque sabia da qualidade do meu trabalho e dos jogadores do

Flamengo

. Agora, conheço melhor a estrutura, a paixão que os torcedores têm por mim. Se estou num lugar que me faz feliz, esse foi o fator número 1 da minha escolha. Você anda à procura de felicidade esportiva, e ela só acontece com resultados – disse Jesus ao renovar.



+ Quer transformar seu conhecimento sobre o futebol em prêmios em dinheiro a cada rodada do Brasileirão? Acesse o Cartola Express!

No dia 17 do mês seguinte, porém, o Benfica o convenceu a voltar para Portugal, e o

Flamengo

teve de replanejar sua temporada. Primeiro apostou em Domènec Torrent, trabalho que não deu certo, e depois investiu em Rogério Ceni, que conquistou o Brasileiro, a Supercopa do Brasil e um estadual.



+ Leia mais notícias do Flamengo

Daí em diante,

Flamengo

e Jorge Jesus, apesar dos laços e idioma que unem Brasil e Portugal, nunca mais falaram a mesma língua.


3 de 4


Bora de Brasileirão! A maior oferta de jogos por um preço que dá jogo. Assine o Premiere!

O

podcast ge Flamengo

está disponível nas seguintes plataformas:

🎧 Globoplay –

clique aqui para ouvir!

🎧 Spotify –

clique aqui para ouvir!

🎧 Google Podcasts –

clique aqui para ouvir!

🎧 Apple Podcasts –

clique aqui para ouvir!

🎧 Pocket Casts –

clique aqui para ouvir!

▶️ Dá o play!


Assista: tudo sobre o



Flamengo



no ge, na Globo e no sportv


4 de 4

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.