Notícias

Uribe tem credenciais para ser o novo ‘pit bull’ do Flamengo


Mateus Uribe pela Seleção da Colômbia – Foto: Divulgação

O GLOBO: Por Vitor Seta

Entre outras observações, a busca do Flamengo pelo volante Mateus Uribe, do Porto, tem a ver com o suprimento de uma carência no elenco deixada pela partida de João Gomes ao Wolverhampton. Sem um substituto com o mesmo estilo de jogo do jovem volante, jogador de características mais defensivas que dava equilíbrio ao time campeão da Copa do Brasil e da Libertadores no ano passado, é natural que o clube chegue a um nome de um meia marcador, o famoso “cão de guarda”.

O colombiano é nome importante no Porto, onde atua desde 2019. Revelado no Envigado, da Colômbia, e formado no futebol do país (passou também por Tolima e Atlético Nacional), chamou a atenção do futebol europeu já em um momento tardio da carreira, com 28 anos, quando estava no América-MEX. Mas a transição não pesou em nada: no Estádio do Dragão, virou peça-chave. Substituiu outro volante que marcou época por lá, Héctor Herrera, e vem sendo titular há quatro temporadas. Hoje, tem moral de capitão, função que já exerceu na ausência de Pepe.

No Porto, são 164 jogos com 13 gols marcados, números naturais para um volante com suas características. Nas estatísticas que dizem mais sobre seu estilo de jogo, mostra eficiência: em 22 partidas que atuou com a camisa dos Dragões na temporada do Campeonato Português, tem 2,5 desarmes e 1,8 interceptações por jogo. No jogo aéreo, facilitado pelos seus 1,82m de altura, ganha 72% das disputas em que se envolve.

Uribe ainda não renovou com o Porto
Além de bom marcador, é intenso e influente no jogo, com 67 toques na bola por partida. No mapa de calor fornecido pelo site Sofascore, disposto abaixo, o jogador aparece cobrindo praticamente todo o raio entre o centro do campo e as grandes áreas.

Mapa de calor de Uribe no Campeonato Português — Foto: Reprodução/Sofascore

“Pode não ser espetacular, mas é um espetáculo de jogador. Dei a indicação (da contratação) e de acordo com o que o clube podia fazer, (trazer) Uribe era importante para o time. É um jogador muito disciplinado, muito rigoroso naquilo que se pede”, afirmou o técnico Sérgio Conceição quando o contratou, em 2019. Juntos no Porto, ele e o colombiano já conquistaram dois títulos portugueses e outros dois da Taça de Portugal.

Apesar da pouca vocação ofensiva, Uribe é perigoso quando chega como elemento quase surpresa no ataque. Vários dos seus gols com a camisa do time português foram marcados da entrada da área, chegando de frente e batendo para o gol.

O clube português tenta renovar com o jogador de 31 anos desde a metade da temporada passada, quando seu contrato chegou a apenas um ano de duração. Mas as conversas não prosperaram até o momento, embora o jogador faça sempre questão de reafirmar o carinho que tem pelo clube e pela cidade. Cabe ao Flamengo convencê-lo a topar esse novo desafio em plena reta final de temporada europeia.

Link do Artigo do FlaResenha

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.