Notícias

Um mês do tri! Flamengo lembra terceiro título da América com campanha histórica


Há um mês, a nação rubro-negra soltava o grito de tricampeão da América. Em 29 de outubro de 2022, o Flamengo derrotou o Athletico-PR por 1 a 0 no estádio Monumental Banco Pichincha, em Guayaquil. Sempre decisivo, Gabigol foi o autor do gol da vitória e do tri, ao completar jogada brilhante de Everton Ribeiro.

Cerca de 15 mil torcedores do Flamengo enfrentaram todas as dificuldades possíveis para encher o setor sul das arquibancadas do bonito estádio do Barcelona de Guayaquil. Voos escassos, cidade violenta, falta de hoteis, mas também agências de viagens que não entregaram o que venderam foram alguns dos obstáculos enfrentados.

Leia Mais: Fifa se articula e indica sede onde Flamengo jogará Mundial

No campo, o Flamengo não foi o time insinuante que havia sido nas fases anteriores, quando humilhou o Tolima por 7 a 1 nas oitvas, despachou o Corinthains com duas vitórias nas quartas, mas principalmente goleou o Vélez Sarsfield por 4 a 0 em Buenos Aires, nas semifinais.

A decisão da Libertadores da América 2022 foi um jogo nervoso, mas também de poucas chances de gol. O Flamengo perdeu Filipe Luís logo aos 18 minutos do primeiro tempo, mas o substituto Ayrton Lucas mais do que deu conta do recado.

Foi em uma bola esticada na ponta esquerda que o lateral do Flamengo chegou antes e sofreu a falta de Pedro Henrique. A segunda com intensidade alta do zagueiro atleticano. O segundo cartão amarelo significou a expulsão. Com um a mais aos 42 da etapa inicial, o Rubro-Negro achou o gol minutos depois.

Flamengo se une ao clube dos tricampeões da América

Gabigol marcando o gol do título da Libertadores; atacante foi o artilheiro do Flamengo pela quarta temporada consecutiva
Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Everton Ribeiro colou a bola no pé e se livrou de Hugo Moura. A tabela com Rodinei, perto da quina direita da área envolveu toques rápidos. O cruzamento veio a meia altura, na velocidade certa para Gabigol aparecer no segundo pau e escorar de pé esquerdo para as redes. Flamengo 1 a 0, aos 49 minutos.

O segundo tempo viu um Flamengo maduro, pois não correu grandes riscos. E Gabigol poderia ter ampliado, pois recebeu livre de Arrascaeta na frente de Bento. O goleiro atleticano foi certeiro. No finzinho, uma falta batida por Terans chegou a assustar, mas Santos defendeu com segurança.

Com o apito final, a festa começou. Primeiro em Guayaquil, mas se espalhando pelo Brasil e o mundo inteiro. Duas semans depois do título, ao fim da temporada, duas milhoes de pessoas foram ao centro do Rio de Janeiro comemorar com os tricampeões.

No geral, foi uma campanha histórica. O Flamengo entrou em campo 13 vezes na Libertadores 2022. Foram seis jogos sob o comando de Paulo Sousa e sete partidas com Dorival Júnior. Foram 12 vitórias e um empate.

O Rubro-Negro venceu todos os jogos da fase de mata-mata, dentro, mas também fora de casa. Um título para coroar uma geração que já se colocou entre as maiores da história do clube. E que venham o tetra, o penta, o hexa. Relembre a cobertura exclusiva do Mundo Rubro Negro.

Siga Ivan Trindade no Twitter.

Seja apoiador e ajude-nos a melhorar: CLIQUE AQUI e faça parte da comunidade.



Link do Artigo do MundoRubroNegro

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.