Notícias

Tite faz o certo ao usar amistosos como ‘vestibular’ para ataque e lateral


O Brasil está sem laterais-direitos. Daniel Alves vive o fim da carreira e seria realmente um exagero levá-lo à Copa somente por experiência acumulada. Foi mal no Barcelona, está mal no México e,

ao ficar fora da convocação desta sexta-feira para os últimos amistosos da seleção

, fica claro que Tite não tem segurança em levá-lo.

Normalmente, a última convocação antes da Copa tem basicamente os jogadores que estarão no Mundial. Tite fez diferente. Resolveu fazer uma lista com só um lateral-direito, sem Daniel Alves, e vai fazer testes por ali. Militão já jogou como lateral, o mesmo serve para Ibañez, novidade da convocação. E tem também Fabinho. Para que levar um jogar nota 5? Melhor improvisar mesmo.

Não é uma certeza que Daniel estará fora do Mundial. Mas Tite claramente fará os testes para ver se dá para levar só Danilo na posição. A entrevista dada pela comissão técnica após a leitura da lista indica que é o fator físico que vai determinar a presença do veterano. Se estiver bem, pode ir. Se não estiver, como não está no momento, não vai.

O mesmo espírito de “vestibular” serve para o ataque. A convocação de hoje tem Pedro como “novidade”, ainda que estivesse para lá de cantada a chamada do flamenguista. Mas, atenção, Gabriel Jesus não foi convocado. E está claríssimo que ele estará na lista final para a Copa. Para enfrentar Gana e Tunísia, Tite chamou Antony, Matheus Cunha e Rodrygo, nomes que não são garantidos.

É uma prova, de fato, e os caras precisam fazer o melhor nos treinamentos, nos minutos que tiverem nos amistosos e também mostrar atitude positiva. Entre Pedro e Matheus Cunha, só um irá para ser o reserva de Gabriel Jesus. Entre Antony e Rodrygo, com favoritismo para o primeiro, só um irá para ser reserva de Raphinha na ponta-direita. Tem Firmino também, que é meio camisa 9, meio camisa 10. Voltou a jogar bem, mas não dá para considerar um cara certo na convocação final.

Fica a grande dúvida sobre Philippe Coutinho. Já está garantido e não precisa provar mais nada? Ficou para trás de Éverton Ribeiro, que voltou a ser convocado? Só saberemos mesmo em outubro. Tite diz que ambos podem ser convocados, mas a impressão é que existe uma disputa entre Coutinho e Éverton Ribeiro por uma vaga só.

🇧🇷 SAIU A LISTA!

Tite acabou de divulgar a lista dos convocados pros dois amistosos contra Gana e Tunísia, no final do mês.

E aí, quem ficou de fora que deveria estar na lista?

pic.twitter.com/clUhB6wNGU

— UOL Esporte (@UOLEsporte)

September 9, 2022

Da lista de hoje:

Goleiros: Alisson, Ederson, Weverton. Está claro que o trio é esse.

Laterais: Danilo, Alex Sandro, Alex Telles. Sem Arana, machucado, me parece uma dupla consolidada pela esquerda.

Zagueiros: Brenner, Marquinhos, Militão, Ibañez, Thiago Silva. São três garantidos e duas novidades, é uma batalha grande pela quarta vaga. Ainda tem Gabriel Magalhães e o retorno de Lucas Veríssimo.

Meio: Bruno Guimarães, Casemiro, Éverton Ribeiro, Fabinho, Fred, Lucas Paquetá. Fica a dúvida sobre Coutinho.

Ataque: Antony, Firmino, Matheus Cunha,

Neymar

, Pedro, Raphinha, Richarlison, Rodrygo, Vinícius Jr. Destes, os garantidos são apenas Neymar, Raphinha e Richarlison.



Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.