Notícias

‘Tinha tudo pra dar certo, mas os resultados não vieram’, diz presidente do Flamengo sobre Paulo Sousa


O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, está na Argentina para acompanhar o duelo entre Flamengo e Vélez pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores, que acontece nesta quarta-feira, às 21h30, em Buenos Aires. Ele analisou a temporada do Flamengo em 2022, falando sobre o bom desempenho de Dorival Júnior, as falhas do antecessor Paulo Sousa e também sobre a situação de saúde de David Luiz, que trata uma hepatite leve, em uma entrevista à ESPN.

No cargo desde 2019, Landim vê a equipe disputar a terceira semifinal em 4 anos, um desempenho inédito para o Flamengo.

— A gente sabe que cada jogo é uma batalha, vai ficando mais difícil. A gente chega confiante para o jogo contra o Vélez, com esperança de um bom jogo para ir à final — afirma o presidente.

A temporada não começou bem para o clube. O treinador português Paulo Sousa chegou à equipe para disputar o Campeonato Carioca, em fevereiro, e inicialmente animou a torcida com sua fama de levar a sério o trabalho e instruir regras mais duras, como a proibição de celulares nos horários de almoço do clube. Com as derrota para o Fluminense na final do estadual e para o Atlético-MG na Supercopa do Brasil e o início fraco no Brasileirão — foram três vitórias, três empates e quatro derrotas nas primeiras 10 rodadas, com um aproveitamento de apenas 40% — logo fizeram as relações com as torcida estremecerem.

Apesar de ter tido um bom aproveitamento na Libertadores, com 5 vitórias e um empate na fase de grupos, o trabalho do português começou a ser cada vez mais contestado, e o técnico foi demitido depois de seis meses de trabalho.

— Correções de rumo tiveram que ser feitas. Foi necessário uma avaliação. É sempre difícil quando monta um processo, se o trabalho vai recomeçar com outras pessoas à frente. É complicado. Tinha tudo para dar certo. Mas os resultados não vieram. Quando nao ocorre, tem que ter mudança de rumo. E isso foi feito — relata Landim, mas também aproveitou para elogiar o treinador, atualmente sem clube. — É uma pessoa com muita experiência com jogador, vencedor, saiu do futebol e foi estudar. A equipe que ele tinha ao lado era formada por pessoas com nível de formação muito bom.

Além da insatisfação da torcida, Sousa também enfrentou resistência dentro do elenco, e, segundo o presidente do Fla, isso aconteceu por um problema de adaptação dos jogadores.

— O Paulo Sousa tinha lá as suas convicções, percebia que ele tinha esquema de jogo, que montava, que entendia. Queria que os jogadores se adaptassem ao que ele propôs para a partida. Não sei, isso acabou não dando certo. Eles não tinham conseguido assimilar. Teve todo um período de adaptação, a verdade é que não funcionou. Jogos onde tivemos o melhor desempenho na Libertadores, tivemos menos mudança do jeito histórico de jogar — avalia.

A contratação de Dorival Júnior fez o time mudar consideravelmente. Em seus primeiros 20 jogos à frente da equipe, teve 76,6% de aproveitamento. Segundo o presidente, o fato de ele já conhecer o elenco, que em parte estava presente durante sua passagem pelo clube em 2017 e 2018, ajudou o treinador a “organizar a casa”.

— Procuramos um técnico que já conhecesse bem o elenco do Flamengo. A gente nao tinha muito tempo para adaptação. Fomos afortunados na escolha do Dorival, conhece a casa, o trabalho no Ninho. O fato de ter passado lá em 2018 ajuda. Ele vem conduzindo de forma brilhante — declarou.

David Luiz

Afastado dos gramados desde o intervalo do jogo contra o São Paulo, pela semifinal da Copa do Brasil, quando sentiu um mal-estar, o zagueiro David Luiz também foi tema da entrevista. Torcedores relataram preocupação com o jogador, mas o Flamengo se pronunciou em nota oficial, afirmando que ele contraiu uma hepatite leve e encontra-se bem. David Luiz não disputou o clássico contra o Botafogo, no último domingo, mas já voltou aos treinos.

Landim afirma que conversou com o médico do clube, Márcio Tannure, que afirmou que a causa da doença está sendo investigado. Ele foi relacionado para o jogo desta quarta-feira, e a decisão agora cabe à Dorival.

— Por tudo que vi, ele está melhor. Não significa que a hepatite, é aquela história, inflamação no fígado. Acredito que a dele foi bastante leve, razão pela qual pôde jogar e jogou um tempo. Já voltou a treinar e está treinando normalmente — finalizou.

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.