Notícias

Semifinal da Libertadores tem três times brasileiros e um argentino


Com a definição dos times que disputarão a semifinal da Taça Libertadores da América de 2022, já temos a certeza que teremos, pelo menos, um time brasileiro na final desta edição e com chances de termos outra final puramente brasileira, como foram as duas últimas temporadas desta competição. Os confrontos da semifinal serão entre

Athletico-PR

X

Palmeiras

e Vélez Sarsfield (da Argentina) X

Flamengo

.

A permanência de times brasileiros até o final das competições sul-americanas, ratifica que o futebol brasileiro, atualmente, é o que mais se destaca no nosso continente. Vale a pena lembrar que o São Paulo e o Atlético-GO fazem uma das semifinais da Copa Sul-Americana.

Os quatro jogos que irão compor a semifinal da Libertadores serão duelos táticos interessantes, com cada time tentando assumir o protagonismo, principalmente quando joga em seu estádio, junto à sua torcida. Tratam-se de equipes tradicionais que estão fazendo boas campanhas e apresentando futebol qualificado. Cada um a seu modo tentando traduzir a superioridade tática com estilos diferenciados.

Esse confronto trará duelo de dois grandes treinadores, que tiveram participações ativas e importantes na classificação de suas equipes. Apesar de serem de gerações diferentes, tem história em comum, pois

Luiz Felipe Scolari

já treinou Abel Ferreira, quando este era jogador e atuava pela Seleção Portuguesa de Futebol.

Um ponto em comum entre os dois trabalhos é a aplicação tática que os times estão mostrando na temporada. O Palmeiras está em crescente evolução tática, na melhor fase até o momento do trabalho de Abel Ferreira. Enquanto, o Athletico-PR com Scolari, se tornou adversário difícil de ser vencido, mesmo jogando fora de casa.

O técnico Abel tem mostrado saber lidar bem com a diversidade, que foi um aspecto latente no segundo jogo contra o Atlético-MG, nas quartas de final. Mesmo tendo dois jogadores expulsos, o Verdão se organizou em campo, tirou a efetividade da posse de bola do clube mineiro, congestionando o meio-campo e aguentou a pressão segurando o empate.

A classificação do Palmeiras veio na sexta cobrança de pênaltis, com a defesa do goleiro

Weverton

. Essa disputa trouxe até troca de farpas entre os dois técnicos, mas acredito que leitura de jogo foi mais clara para Abel Ferreira do que para Cuca neste jogo.

Na fase anterior, o Athletico-PR contra o Estudiantes de La Plata, cedeu a bola ao adversário e procurou utilizar o contra-ataque como mola mestra. A leitura de jogo de Felipão, também, foi fundamental, pois a entrada do jovem Vitor Roque, que está adaptado ao esquema do técnico, fez toda a diferença. O time paranaense segurou o ímpeto do adversário e converteu um gol praticamente no último lance do jogo, conquistando a classificação.

Esse confronto das semifinais entre Athletico-PR e Palmeiras não tem favoritismo destacado, pois ambas as equipes partem de conceitos táticos semelhantes e possivelmente será decidido no detalhe.

Vélez Sarsfield e Flamengo

O Vélez Sarsfield, tem apresentado diversas dificuldades táticas, sob o comando do técnico Alexander Medina, ex-comandante do Internacional de Porto Alegre, com a impressionante marca de 12 jogos sem vencer no atual campeonato argentino. Na Libertadores, foi oscilante técnica e taticamente na fase de grupos, mas como chegou às semifinais, desclassificando o River Plate, merece respeito.

Apesar de ser uma das grandes forças do futebol argentino, o Vélez não vive bom momento. Sofre com desfalques importantes que deixam o time pouco criativo. As prévias apontam que, para esse primeiro confronto na semifinal da Libertadores, não contará com o meio-campista de criação Máximo Perrone, o que poderá influenciar na dinâmica da equipe, tornando-a mais defensiva.

Já, o Flamengo evoluiu taticamente com

Dorival Júnior

, se tornou equipe extremamente técnica, envolvente e com formação entrosada. O losango bem montado por Dorival, conta com Arrascaeta como vértice central, sendo responsável pela distribuição de jogadas, a dupla de volantes João Gomes e Thiago Maia dão proteção à zaga e o meia

Everton Ribeiro

ajuda na dinâmica da equipe.

Com esse esquema, o ataque flamenguista passa a ser bem municiado, tendo Gabriel e Pedro jogando mais adiantados. Gabriel voltou a fazer a armação, deixando Pedro como atacante de referência, embora essa formação, possa ser alterada de acordo com as circunstâncias do jogo.

Além do Vélez, o Flamengo terá que driblar a má qualidade do gramado no estádio José Amalfitani. Mas, há favoritismo claro ao Flamengo para passar à final, pois tem melhor qualidade técnica além de ser a segunda melhor campanha da competição e irá decidir a classificação no Maracanã.

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.