Notícias

Santos absorve críticas e pega segundo pênalti pelo Flamengo


Goleiro Santos, do Flamengo – Foto: Gilvan de Souza

GLOBO ESPORTE: Por Thayuan Leiras

Santos recebeu com o mesmo jeito sereno e de poucas palavras tanto os elogios após o clássico contra o Vasco quanto as críticas pelos resultados e algumas atuações inseguras recentemente. Apesar da derrota para o Vasco, no último domingo, o goleiro deixou o Maracanã com mais crédito após defender o segundo pênalti com a camisa do Flamengo.

O quesito era um dos motivos da bronca recente de parte da torcida rubro-negra com o camisa 1. Desde que chegou ao clube, o goleiro pegou duas de 19 cobranças. Das outras batidas, 15 foram gols, uma parou no travessão e a outra foi para fora. Aproveitamento inferior à carreira do jogador e, por isso, motivo de incômodo.

A pessoas próximas, Santos admitiu que tirou parte do peso nas costas com a defesa na cobrança de Pedro Raul, no segundo tempo. O jogador não foi efusivo, até porque o momento da equipe exige postura diferente, mas trata a atuação no clássico como oportunidade para retomar a confiança que o fez sair de 2022 em alta.

Elogio em nova função
Santos foi bem avaliado não só pela defesa no pênalti, mas por outras intervenções em jogadas perigosas do Vasco em contra-ataques. Com os pés e com as mãos. Após a partida, o técnico Vítor Pereira explicou que quer transformar o jogador em uma espécie de “líbero” em um Flamengo que jogará mais adiantado no campo.

– Lançamos um desafio ao Santos para jogar mais adiantado. Porque se quisermos pressionar alto precisamos de um goleiro quase que como um líbero nas costas da linha defensiva. Isso é um desafio e uma adaptação que ele tem feito e evoluído. Pedimos que ele tivesse a serenidade para encontrar o homem livre na primeira fase de construção, e ele tem melhorado. Estou satisfeito com o trabalho dele – analisou o português.

Número superior no Athletico
Ainda sobre os pênaltis, Santos mantém o trabalho para se aproximar dos números que tinha no antigo clube, o Athletico. Por lá, a taxa de defesas era de mais de 20% das cobranças. Das 78 penalidades contra o Furacão, o goleiro sofreu 50 gols e pegou 17. O restante foi para fora ou bateu no travessão.

O Flamengo enfrenta o Fluminense na próxima quarta-feira, às 21h10 (de Brasília), no Maracanã, pela última rodada da Taça Guanabara. O Fla fica com a taça até em caso de empate, enquanto o rival precisa vencer para levar a liderança, que rende vantagem na próxima fase do Campeonato Carioca.

Link do Artigo do FlaResenha

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.