Notícias

RMP: “Hoje, não consigo condenar Renato Gaúcho por poupar no Flamengo”


Após a

vitória por 3 a 0 sobre o Fortaleza

neste sábado (9), pelo Brasileirão, Renato Gaúcho desabafou.

O treinador do Flamengo reclamou das críticas sofridas por poupar jogadores

, mesmo quando o time já sente os desfalques de

Gabigol

, Everton Ribeiro, Arrascaeta e Isla, convocados por suas seleções.

Na

Live do Flamengo

, programa do

UOL Esporte

logo após os jogos do Mengão, os jornalistas André Rocha e Renato Maurício Prado conversaram sobre o tema polêmico. Contra o Fortaleza, Renato Gaúcho não contou com Diego Alves, que sofreu um pisão durante um treino, e Bruno Henrique, com dores na coxa. Os colunistas demonstraram preocupação com a preparação física da equipe, que poderia explicar as constantes lesões sofridas pelos atletas.

“Todo mundo sabe que o Renato nunca foi de dar muita trela para o Brasileiro. O negócio dele sempre foi ganhar copa. Mas hoje não consigo condenar o Renato. O Arrascaeta, muito provavelmente, só vai jogar às vésperas da final da

Libertadores

. Talvez não jogue nem na semifinal da Copa do Brasil. Se ficar sem ele e Bruno Henrique, como fica o ataque? Diante desse quadro caótico de contusões, passa a ser compreensível poupar”, disse Renato.

Vale lembrar que, em sua passagem pelo

Grêmio

, Renato Gaúcho reforçou a imagem de deixar o Brasileiro de lado e concentrar seus esforços na disputa de torneios de mata-mata, como a Copa do Brasil e Libertadores. No Flamengo, o treinador tem as três frentes ainda vivas, e os torcedores temem que as copas sejam priorizadas e o Brasileiro fique em segundo plano. O dilema sobre poupar ou não permeia as discussões entre os flamenguistas.

André vê motivos para questionamentos tanto para as escolhas do treinador como para a preparação física do elenco. “Virou uma guerra nas redes sociais essa questão de o Renato poupar e a da preparação física. Dá para criticar as duas coisas. O Renato ganhou um álibi, mas a questão dele de priorizar mata-mata é notória. Mas são muitos problemas. As duas coisas podem caminhar juntas: questionar o Renato em termos de mobilização em relação ao Brasileiro e, principalmente, essa série de lesões”, comentou o

colunista do

UOL


.

Renato reconhece que as chances de o Flamengo ser campeão brasileiro são difíceis, mas defende a ideia de que, enquanto houver alguma possibilidade de título, o time não deve largar o torneio. “Uma coisa é a seguinte: ganhou hoje [ontem]. Continua na briga. Não é poupar e abandonar. Tenho quase certeza que, se tivesse perdido, e talvez até empatado, o Flamengo ia largar o Brasileiro. A distância seria uma coisa incontornável. Como ganhou, vai continuar tentando, mas acho muito difícil ganhar o Brasileiro”, opinou.

Para André, Renato Gaúcho estará sujeito a críticas por qualquer caminho que preferir seguir. “Vira uma roleta-russa. O treinador tem que escolher. Tem titular e reserva se machucando. Se ele forçar, perde todo mundo. Lá para novembro, quando precisar de todo mundo para aquela sequência de jogos em oito dias e para a final da Libertadores, não vai ter ninguém”, avaliou.

Renato ressaltou que o elevado número de lesões sofridas pelos jogadores do Fla é algo atípico, e por isso merece ser verificado com mais atenção. “Com a situação da preparação física do Flamengo, há um número absurdo de contundidos. Não estou crucificando ninguém. Estou constatando que há algo errado. ‘Ah, é o acúmulo de jogos’. Mas os outros times não estão jogando também? Eles não têm esse número de contusões. O Flamengo, na época do Jorge Jesus, tinha pouquíssimas contusões, jogava uma barbaridade, não poupava e não tinha esse número de contusões. Tem alguma coisa errada no departamento médico, na preparação física, que estão falhando nesse ano. Isso é inegável”, concluiu o

colunista do

UOL


.

Não perca! A próxima edição da

Live do Flamengo

será na quarta-feira (13), logo após a partida contra o Juventude pelo Brasileirão. Você pode acompanhar o programa pelo

Canal UOL

, no

app


Placar UOL

, na

página do Flamengo no

UOL Esporte


e no

canal do UOL Esporte no Youtube

.

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.