Notícias

Quem ganha e quem perde com a volta da torcida? Colunistas opinam


A última rodada do

Campeonato Brasileiro

, disputada no fim de semana, foi marcada pela tão esperada volta da torcida aos estádios na Série A. Entre hoje (5) e quinta-feira (7), mais dez jogos serão realizados com a presença de público, todos válidos pela 24ª rodada, a começar por

Corinthians

e Bahia, nesta terça-feira (5), às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena.

Mas

qual time ganha e qual time perde com a volta dos torcedores aos estádios?

Fizemos essa pergunta aos colunistas do

UOL Esporte

. Veja o que eles responderam:

Financeiramente todos ganham. No campo, depende. Quem está bem receberá apoio e isso ajuda. Mas time em crise terá que conviver com uma pressão extra.


ANDRÉ ROCHA

Ganham, e muito, Flamengo e Corinthians. Perdem o Bragantino e times que serão pressionados pela torcida, como o São Paulo.


JUCA KFOURI

Todos ganham financeiramente, principalmente os que já têm mais, pois botam mais gente e cobram mais caro. Esportivamente, ganharão os que já estão bem. Perderão os que estão mal e que serão ainda mais pressionados. Caberá aos jogadores transformar essa pressão em algo positivo. Mas nem eles sabem como isso se dará. Só a prática vai mostrar.


JULIO GOMES

Todos os clubes ganham porque voltarão a ter receitas fundamentais, que são a de ingressos, operação de jogos e sócio-torcedor. Por outro lado, a pressão da arquibancada costuma derrubar treinador e dificultar a vida de jogador em fase ruim. Muito profissional não estaria onde está hoje se torcedores estivessem frequentando os jogos nos últimos 18 meses.


MARCEL RIZZO

Todos ganham, financeiramente falando. E os clubes que estão mal podem ganhar também, desde que façam um pacto de salvação com os torcedores.


MENON

Acredito que Flamengo, Corinthians e Galo, por terem as torcidas que fazem a diferença dentro do estádio. Olha, e por incrível que pareça, acho que a do Palmeiras atrapalhará. Será que Abel aguentará por muito tempo a “turma do amendoim”?


MILTON NEVES

Em princípio, todos ganham. É sempre melhor jogar com a torcida apoiando. Quem pode perder é quem está mal, pois o apoio pode virar vaia e pressão. Mas de uma maneira geral acho que todos, em princípio, ganham.


RENATO MAURÍCIO PRADO

Todos ganham, torcedores, jogadores e clubes. Apesar da capacidade reduzida nos estádios, a volta do público um novo ânimo para todos. Inclusive para as finanças de alguns clubes.


RODOLFO RODRIGUES

O principal ganho é financeiro. Mesmo com capacidade reduzida, o que ainda é necessário, já dá para melhorar um pouco a arrecadação. Esportivamente pode se ganhar ou perder, mas é algo que sempre aconteceu no futebol. Cabe aos jogadores e treinadores se readaptarem. Aplausos e vaias fazem parte do contexto.


RODRIGO COUTINHO

Sob o ponto de vista financeiro, todos serão beneficiados, embora no início as partidas estejam dando pouco dinheiro ou prejuízo. Esportivamente, o mando de campo voltará a ter peso, já que estudos mostram que essa vantagem tinha sido bastante reduzida sem público.


RODRIGO MATTOS

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.