Notícias

Quem é o favorito para o título da Libertadores? Comentaristas opinam


Athletico-PR, Flamengo,

Palmeiras

e Vélez Sarsfield, da Argentina, começam a disputar no fim deste mês as semifinais da Copa Libertadores.

De um lado da chave, o Verdão de Abel Ferreira, atual bicampeão, vai enfrentar o Furacão de Luiz Felipe Scolari, enquanto o Rubro-negro, comandado por Dorival Júnior, duela com a equipe argentina liderada por Alexander Medina, ex-técnico do Inter.


+ Veja as datas e horários dos confrontos

O


ge




ouviu os comentaristas do Grupo Globo para saber quais são os favoritos na disputa. A final da Libertadores será disputada no dia 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador.

Clubes disputam a taça Libertadores — Foto: Reprodução
1 de 1 Clubes disputam a taça Libertadores — Foto: Reprodução

Clubes disputam a taça Libertadores — Foto: Reprodução

Opinião de Alexandre Lozetti

“Palmeiras e Flamengo são os melhores times, mas seria ingenuidade acreditar em semifinais fáceis. Vélez e, principalmente, Athletico-PR têm elementos para equilibrar as decisões. Dentre as duas equipes mais fortes, embora o Flamengo possua a maior concentração de talento, o Palmeiras tem a vantagem do trabalho longo e muito bem feito por Abel Ferreira e sua comissão técnica.

É um time que se adapta facilmente a qualquer estratégia de um adversário ou qualquer adversidade. Um time seguro, convicto, absolutamente leal ao que se treina e combina para cada momento de cada jogo. Isso fortaleceu individualmente jogadores como Rony, Gustavo Scarpa, Zé Rafael. A maioria vive o auge da carreira. Por isso, o Palmeiras é um conjunto mais harmônico neste momento da temporada”.

“Se há favoritos são Flamengo e Palmeiras, mas com um pouquinho de favoritismo. O Palmeiras por tudo que tem feito no ano, mesmo sofrendo para passar do Atlético-MG agora nesta fase, é um time diferente. O Abel tem o time na mão, os jogadores se conhecem há muito tempo, um trabalho longo. Isto ajuda.

O Flamengo pela evolução, o trabalho do Dorival, as contratações e recuperação de jogadores como David Luiz, Filipe Luís, o Everton Ribeiro recuperou seu bom futebol. A parceira entre Pedro e Gabigol tem dado muito certo, e o Arrascaeta é o cara do futebol no momento. Ele e o Scarpa, embora o Scarpa não possa jogar o primeiro jogo (suspenso), são os caras do momento.

Mas Vélez Sarsfield e Athletico-PR também chegaram por méritos. O Vélez é copeiro, tem experiência em Libertadores, é o único argentino e veio de uma batalha duríssima contra o Talleres para chegar motivado contra o Flamengo e sonhar com a classificação. O Flamengo é favorito, mas depende muito do jogo na Argentina. E o Athletico-PR, não que seja a zebra, mas é um time com trabalho muito novo do Felipão com resultados muito bons.

Vão ser bons jogos e acima de tudo, o favoritismo fica para a estatística. É preciso demonstrar, especialmente Palmeiras e Flamengo, que estão um pouco acima de Vélez e Athletico-PR”.

Opinião de Carlos Eduardo Mansur

“Por diferentes razões, Flamengo e Palmeiras serão favoritos em seus confrontos pelas semifinais da Libertadores. Mas é favorável aos rubro-negros, ao menos na teoria, a maior diferença em relação ao seu rival, o Velez Sarsfield.

Pode não valer de nada numa fase tão avançada do torneio, em que os 180 minutos misturam nervos, a imprevisibilidade de um mata-mata e o fator local, que os argentinos terão na primeira partida. Mas é impossível não olhar a relação dos jogadores disponíveis dos dois lados e não enxergar uma diferença técnica acentuada. A balança dos talentos pende fortemente para o lado o Flamengo. A tarefa será lidar com um Velez que não se importará, se for o caso, em ficar sem a bola e apostar em contragolpes.

O outro duelo tem menos disparidade, em especial quando se leva em conta que o Palmeiras, ao menos no primeiro jogo, não terá Danilo e Scarpa. Ainda assim, não de se desprezar o volume de experiências acumuladas ao longo de duas temporadas vitoriosas na Libertadores. Este elenco do Palmeiras já passou por muitas coisas junto e tem, ainda, uma solidez de jogo difícil de alcançar. O Athletico-PR montou um elenco farto como há muito tempo não tinha, fez o maior investimento de sua história, mas Felipão tem 70 dias no cargo. Abel Ferreira tem 22 meses.”

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.