Notícias

Processo de concessão do Maracanã é suspenso


Maracanã na final da Copa do Brasil entre Flamengo x Corinthians – Foto: Paula Reis

O GLOBO: O conselheiro Márcio Pacheco, atendendo à recomendação do corpo consultivo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), suspendeu, nesta terça-feira (25), o processo de concessão do Maracanã. A informação é da colunista Berenice Seara, do EXTRA.

Os técnicos do tribunal encontraram mais de 200 impropriedades no edital, entre elas o desequilíbrio entre o critério técnico e o econômico. O técnico está com muito mais relevância que o econômico. O governo também não fez uma audiência pública na Assembleia Legislativa, como determina a lei — e Pacheco, como ex-deputado, disse que não poderia perdoar o deslize. O estado tem até 15 dias para ajustar o edital.

O governo havia marcado para quinta-feira uma solenidade no Palácio Guanabara, quando receberia, em clima festivo, os envelopes com as propostas. Além de Flamengo e Fluminense — que atualmente formam o consórcio que administra o estádio — o Vasco seria concorrente. O resultado da disputa deveria ser anunciado até o fim do ano.

Há um mês, a Casa Civil do governo do estado já havia feito modificações no edital, divulgado no fim de julho. Dois artigos foram incluídos, um excluído, e um quarto foi alterado. A principal mudança foi sobre o aluguel. De acordo com a nova redação, quem ganhar a disputa e ficar com a concessão terá de cobrar o mesmo valor para todos os outros times. Esse valor terá que ser determinado anualmente.

Curiosamente, coube ao ultragovernista Márcio Pacheco jogar água no chope da turma do Palácio Guanabara — que festejava esta concessão como o título de um campeonato.

Pacheco foi eleito conselheiro do Tribunal de Contas em junho deste ano, graças à interferência ostensiva do governador Cláudio Castro (PL). A vaga era da cota da Assembleia Legislativa, mas Castro usou a sua influência sobre a base para decidir a disputa contra Rosenverg Reis (MDB), irmão do ex-prefeito de Caxias Washington Reis. Antes de entrar para a política como parlamentar, ao se eleger vereador em 2016, Castro trabalhava como chefe de gabinete de Pacheco na Alerj.

Link do Artigo do FlaResenha

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.