Notícias

Por que o sorteio da Copa do Brasil gerou dúvida entre Flamengo e CBF


O resultado do sorteio da Copa do Brasil colocou o Flamengo para começar em casa o confronto contra o Athletico. Mas como isso aconteceu?

Até a diretoria rubro-negra ficou em dúvida. Tanto que Cacau Cotta, diretor de relações externas do Fla, pediu para conversar com o diretor de competições da CBF, Júlio Avellar. Nesta tarde, ele foi recebido e deixou a reunião com os esclarecimentos. No entanto, reforçou a falta de comunicação.

Primeiro é preciso olhar o chaveamento como um todo para entender, considerando também o Fluminense.

Vamos antes à definição dos confrontos em si, passo a passo:

Já havia sido definido o confronto entre

Atlético-GO

e

Corinthians

. Aí, saíram as bolinhas de Fortaleza e Fluminense, nesta ordem.

Sorteado o América-MG x São Paulo, veio então a bolinha do Athletico e, por último, a do Flamengo.

Confrontos definidos, pausa para o intervalo, porque ainda viria o sorteio dos mandos.

O procedimento é simples: se tirar bola ímpar, a posição na chave fica como está. Se vier bola par, inverte-se a ordem. Como praxe, a CBF faz um casamento antes: times da mesma cidade jogam em casa em semanas diferentes. E isso é pré-definido antes desse “segundo tempo” do sorteio.

Noo sorteio de hoje (19), a pré-definição foi respeitar a ordem de quem saiu primeiro: Fortaleza abrindo o primeiro jogo como mandante e o Fluminense como visitante.

Como o Flamengo saiu depois, a CBF inverteu o confronto entre rubro-negros antes de sortear as bolinhas do mando, para não colocar os jogos dos rivais da cidade na mesma semana e no mesmo local.

Ou seja, o quadro ficou:

Fortaleza x Fluminense

Flamengo x Athletico

Passo seguinte:

A apresentadora tira a bolinha. Número ímpar. Mantém-se a ordem da pré-definição. O Flamengo abre o confronto com o Athletico em casa e decide em Curitiba. O Fluminense inicia fora e decide e casa.

Essa dinâmica não foi explicada claramente no evento de hoje, mas costuma acontecer em todos os sorteios. A contestação do Flamengo é que esse procedimento não está explicado no regulamento da competição.

“Eu sei que isso não está no regulamento e quis entender. Espero que no futuro esteja mais claro e mais transparente. Houve uma falta de comunicação. Foi diferente das oitavas, agora foi por um alinhamento. Faltou comunicação e transparência no critério, é preciso que isso esteja no regulamento e os critérios sejam claros para todos”, disse Cacau Cotta.

Nota da CBF

No Sorteio das Quartas de Final da Copa Intelbras do Brasil 2022, foram definidos os confrontos e mandos de campo da próxima fase da competição.

Como procedimento padrão, após a definição dos duelos, os times da mesma cidade foram reunidos no chaveamento para que houvesse uma alternância na ordem de quem mandaria os jogos em casa e fora.

Por isso, as partidas Fluminense x Fortaleza e Athletico Paranaense x Flamengo foram relacionadas. Como o Fla foi sorteado depois, sua posição no gráfico de confrontos foi ajustada. No sorteio dos mandos, a bola ímpar determinou que a ordem vista na tela seria mantida, com o Fluminense decidindo como mandante e o Flamengo como visitante.

O mesmo cenário já se repetiu no Sorteio das Oitavas de Final, quando a posição do Flamengo no confronto com o Atlético Mineiro foi trocada, posicionando o Fla como mandante na volta, e a de Fluminense x Cruzeiro permaneceu como estava, deixando o Flu como visitante na volta.

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.