Notícias

Palmeiras x Flamengo: comentaristas analisam escalações com possíveis surpresas na final da Libertadores


Palmeiras x Flamengo fazem neste sábado a final da Libertadores, em que os técnicos Abel Ferreira e Renato Gaúcho preferem adotar mistério antes de confirmar as escalações que iniciam a partida em Montevidéu

Um lado prefere mistério e não fala nem quem está com 100% das condições físicas. O outro abre algumas coisas, mas deixa pontas de dúvidas no ar. É assim que


Palmeiras


e


Flamengo


chegam para a final da


Conmebol Libertadores


neste sábado (27), no Estádio Centenário, em Montevidéu, com transmissão ao vivo pelo

FOX Sports

e pela


ESPN no Star+


.

Horas antes da partida mais importante do ano para as equipes, é difícil cravar com toda a certeza os 22 titulares que começarão a decisão no Uruguai. Mas é possível imaginar uma escalação, discutir se as dúvidas são ou não pertinentes e o que determinadas escolhas de Abel Ferreira e Renato Gaúcho podem afetar o andamento da partida.

Foi esse desafio que o


ESPN.com.br


propôs aos comentaristas dos

Canais Disney

presentes em Montevidéu.

Paulo Calçade, Gian Oddi, Zinho e João Guilherme analisaram as opções de cada treinador, o que eles podem fazer no confronto direto e como isso pode refletir no desempenho das equipes

.


Leia as opiniões dos comentaristas:

Paulo Calçade

Comentarista

O campeão de 2019 versus o campeão de 2020 na final de 2021. Isso explica a potência que Flamengo e Palmeiras se tornaram nos últimos anos e a diferença que eles têm para outras equipes. Para a final, o Flamengo chega com a dúvida da questão física e emocional também. Pode ter uma prorrogação, então como o Flamengo vai se comportar em caso de uma prorrogação? Em função disso, o Flamengo tenta sair para o jogo e buscar o placar, pressionando, marcando em cima.

Mas como pressionar com o Arrascaeta, que não está bem fisicamente, e com o Bruno, que ficou dez dias sem jogar? Como é que o Renato vai armar o Flamengo? É isso que determina o jogo do Flamengo na final: a questão física

. A tática precisava evoluir, a técnica é fenomenal.

Do outro lado, um treinador extremamente inteligente, cuidadoso aos detalhes, que vem da escola portuguesa. O Abel estudou cada ponto do Flamengo, não tenho dúvida disso. E isso vai ficar claro logo no começo do jogo. Felipe Melo a dúvida é onde vai jogar, se vai ser o primeiro volante que entra na linha dos zagueiros, e como vão se comportar os dois jogadores à frente do Felipe.

Se vai precisar ter o Veiga para recompor ou se coloca mais um volante e tira o Scarpa. Essa é a dúvida, de como o time vai se comportar. Mas é um time que merece respeito. Tirar o Scarpa do campo não é fácil, é um jogador de índice altíssimo de assistências e participação em gols.


A decisão do Abel é muito difícil, enquanto a do Renato é simples

. O Palmeiras precisa mexer mais no jogo, balançar o Flamengo, se aproveitar de falhas defensivas. E o Flamengo não pode errar. É um jogo que depende de detalhezinhos, por isso é impossível dizer que vai ganhar.

Gian Oddi

Comentarista

Do lado do Palmeiras, a confirmação do Felipe Melo é essencial, porque ele é, hoje, um jogador essencial no time do Abel Ferreira, pelo que vem jogando. Mas eu não acho que isso determine a escalação que vá entrar em campo contra o Flamengo. Muita gente aposta na formação com o Gustavo Scarpa, com o Raphael Veiga, com o Dudu e com o Rony,

mas eu ainda acho que existe uma possibilidade de o Scarpa começar no banco para a entrada de um outro zagueiro ou do Danilo, que pode formar um meio-campo mais forte, mais pesado junto do Zé Rafael e do Felipe Melo

. Seria uma formação mais defensiva, mas que de certa maneira daria mais liberdade para os homens de frente, o Dudu e o Rony, a exemplo do que ele fez no segundo jogo contra o Atlético.

Do lado do Flamengo, parece óbvio que tanto Michael, quanto Arrascaeta vão participar dessa final. A escolha de começar com Arrascaeta faz mais sentido, até, porque se sabe que ele não terá condição de jogar os 90 minutos. Sendo assim, como você não sabe se o jogo vai ter 90 ou 120 minutos,

é melhor começar com Arrascaeta, não só porque ele é titular indiscutível desse time, mas também porque ele é um jogador de características únicas do meio do Flamengo, e poder contar com ele o máximo de tempo possível em campo

.

Depois, na hora que não tiver mais condições, você vem com um jogador que é o tipo bom de sair do banco de reservas, pelas características que tem, de drible, de força no um contra um, de velocidade. O Michael é o tipo de jogador que sai do banco de reservas, muitas vezes, para mudar o jogo. É a melhor escolha, melhor opção que pode fazer o Renato Gaúcho, e acredito que é mais provável. O time do Flamengo a gente consegue prever melhor qual é a equipe do que o Palmeiras, que pode ter uma surpresa de última hora.

Zinho

Ex-jogador dos dois clubes e comentarista

Pelos contatos que eu tenho, pelas apurações, há uma probabilidade muito grande de o Arrascaeta, 99,9%, começar jogando. E Felipe Melo uma porcentagem menor, mas toda preparação é de ele começar jogando. E eu acho que são as duas melhores opções. As minhas dúvidas são sobre parte física, ritmo de jogo, principalmente o Arrascaeta, que é (uma lesão) muscular, para arrancada, movimentação, é pior.

Mas, se eles estão em condições, físicas, emocionais, pela qualidade que ambos têm, acho que os treinadores têm que começar com eles. Avaliaram, tiveram mais tempo para treinar, confiança, são peças fundamentais.

Felipe Melo, segurança defensiva, encaixe como terceiro zagueiro, bolas longas, as bolas paradas ofensiva e defensivamente, a liderança, personalidade, experiência de jogar grandes decisões.


E o Arrascaeta, o talento, a magia, o debochado, o cara diferente, que encontra um passe, que entra na área, que faz gol, também

. Então, por esses motivos todos, são as estratégias e os objetivos que Abel e Renato, tendo condições, tem que colocar para jogar.

João Guilherme

Narrador

O detalhe é o seguinte: no Flamengo, informações do nosso repórter Pedro Henrique Torre, Arrascaeta deve começar o jogo. Então, o Flamengo vai começar com a força máxima, que no caso é:

Diego Alves, Isla, Rodrigo Caio, David Luiz e Filipe Luís, Arão, Andreas, Everton Ribeiro e Arrascaeta, Gabigol e Bruno Henrique.

Acho que no caso do Renato, essa é a melhor opção, porque ele coloca o Arrascaeta e vê até onde ele vai suportar, vai jogar o máximo possível, vai ver o rendimento dele. Se ele vai começar jogando, ele se encontra em condições mínimas, necessárias para um jogo desse nível. Então, acho que ele faz certo em colocar o Arrascaeta e mantém o Michael, que vem em uma fase extraordinária, como uma ótima opção no banco para a partida.

E no caso do Palmeiras, o Abel está preparando uma surpresa. Felipe Melo não está nas condições ideais, mas

eu, sinceramente, colocaria o Felipe Melo para iniciar o jogo, pela sua liderança, sua imponência e pela bola que tem, porque é um grande jogador

. Então, acho que isso pode ser um fator muito importante para o Verdão na grande final.

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.