Notícias

Os cenários para Corinthians, Palmeiras e Fla no sorteio da Libertadores


Os clubes conhecerão em sorteio nesta sexta-feira (25) os grupos da Copa

Libertadores

. As possibilidades são variadas. O

América-MG

é o único clube que poderá cair no grupo dos brasileiros, pois veio das fases preliminares da competição. Qual o melhor cenário? E o pior? O

UOL Esporte

apurou junto a

Corinthians

,

Palmeiras

e

Flamengo

o que cada um pensa sobre a situação.

Viagens longas, claro, são o que une os três brasileiros. Todos são unanimidades em preferir duelos perto de suas cidades. Cair na chave com os argentinos

Boca Juniors

e River Plate também seria bom evitar. E, por fim, evidentemente, a altitude. O ar rarefeito é algo que não anima os brasileiros.

Corinthians

Por não ser um cabeça de chave da

Copa Libertadores

e estar posicionado na modesta 29ª colocação do ranking da Conmebol, o Corinthians entende que —independentemente de qual seja o resultado do sorteio da fase de grupos— encontrará dificuldades na competição. Afinal, pela disposição dos potes, o Timão obrigatoriamente terá pelo menos um campeão continental pela frente.

O pior cenário, segundo fontes ouvidas no clube, seria cair na chave de algum dos gigantes argentinos Boca Juniors e River Plate e ainda se deparar com alguma condição adversa, como viagens longas e de difícil acesso ou até mesmo atuar nas cidades com altitude elevada. Portanto, se livrar dos bolivianos The Strongest, Always Ready e Independiente Petrolero seria uma boa para o Timão.

No melhor dos casos, comissão técnica e diretoria entendem que viagens rápidas de até quatro horas de duração seriam o ideal para a equipe conseguir se preparar para os jogos e, se necessário, viajar no mesmo dia da partida. Não há preferências em evitar argentinos, uruguaios ou até mesmo o brasileiro América-MG.

Flamengo

Um dos times mais fortes do continente sul-americano, o Flamengo entra em mais uma Libertadores como favorito e com o retrospecto de duas finais nas últimas duas edições do torneio.

Por ser um dos cabeças de chave da competição, o Fla se livra de pegar as principais pedreiras dos países vizinhos na fase inicial, assim como os brasileiros. O América-MG, por ter vindo da pré-Libertadores, é a exceção.

Neste cenário, um bom negócio para o Rubro-Negro seria evitar partidas em cidades com uma logística mais complicada e também confrontos na altitude. No Pote 4 há as “ameaças” bolivianas Always Ready (BOL), Independiente Petrolero (BOL) e The Strongest (BOL). Mas fugir da altitude pode não ser um bom negócio, visto que há campeões como Olimpia (PAR) e Estudiantes (ARG) entre as possibilidades.

Dada a complexidade do torneio e o número de camisas de peso que há na disputa, o Fla sabe que não tem um “grupo ideal”, mas deslocamentos mais simples são sempre um ponto positivo na hora da análise do sorteio.

Palmeiras

Pensar em uma lista de adversários a se evitar na Copa Libertadores envolve avaliar alguns aspectos além do futebol jogado, devido às questões logísticas e de calendário. Nem sempre o critério técnico é o mais importante na hora de se prever a dificuldade de um grupo.

Fugir da altitude é sempre uma boa na Libertadores. Assim, os equatorianos Emelec e

Independiente

del

Valle seriam times a se evitar.

E,

principalmente, o boliviano

Strongest

, neste sentido, bem como o

Independiente

Petrolero

, também da Bolívia.

Há, contudo, um desnível técnico tão grande com alguns desses clubes que é difícil saber se não valeria a pena encará-los. Tais clubes normalmente também significam viagens longas e logísticas complicadas. Bem como para enfrentar os colombianos

Tolima

e

Deportivo

Cali, velhos conhecido dos alviverdes.

Em termos de qualidade técnica, os argentinos

Estudiantes

e Vélez oferecem desafios duros, mas viagens muito curtas. Assim como os paraguaios Cerro Porteño e

Olimpia

. Mas, mais uma vez, a logística acaba sendo um ponto muito importante.

Talvez o ideal seja pegar o mais fraco tecnicamente entre os times do norte do continente e encarar outras duas viagens fáceis, mesmo contra times mais complicados.

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.