Notícias

Mundial terá VAR semiautomático e acréscimos maiores


Gabigol, bandeirinha de escanteio e torcida do Flamengo – Foto: Alexandre Vidal

COLUNA DO FLA: Depois de ter se tornado campeão da Copa Libertadores da América, o Flamengo se classificou para disputar o Mundial de Clubes. Planejando o torneio, a FIFA terá algumas novidades inspiradas na Copa do Mundo do Catar, como o VAR semiautomático e a ideia de ter acréscimos maiores.

De acordo com informações divulgadas pelo UOL Esporte, a comissão de arbitragem da FIFA vai repetir a tecnologia e orientações da Copa do Mundo do Catar aos profissionais que trabalharão no Mundial de Clubes. Isso porque, a ideia da entidade é ter mais ‘bola rolando’ em campo.

Vale lembrar que, no Catar, a FIFA inovou com o impedimento semiautomático do VAR. Com isso, além de diminuir o tempo para entender se um jogador está ou não em posição ilegal após balançar as redes, acaba também com o ‘traçado’ das linhas horizontais e verticais que tentam identificar as partes do corpo de cada atleta.

O sistema usado na Copa tem 12 câmeras localizadas na cobertura dos estádios e controla até 29 pontos de dados por jogador, 50 vezes por segundo. Além disso, inclui as extremidades e membros pertinentes para a análise de situações de impedimento.

Além da nova tecnologia no VAR, o Mundial também deverá ter mais acréscimos nas partidas. Na Copa do Mundo isso foi feito e alguns jogos chegaram a ter mais de dez minutos de ‘tempo extra’ ao fim de cada etapa. A ideia da FIFA e da Ifab (International Board), o órgão que regula o futebol, é ter confrontos com mais bola rolando.

Link do Artigo do FlaResenha

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.