Notícias

Mauro: Comparar o Palmeiras inteiro e o Flamengo desfalcado não faz sentido


Faltam 19 dias para a final da

Libertadores

entre

Palmeiras

e

Flamengo

em Montevidéu e o time treinado por Abel Ferreira chegou ontem à quinta vitória consecutiva, com 2 a 0 no clássico diante do Santos, enquanto a equipe comandada por Renato Gaúcho passou por altos e baixos nas últimas rodadas, com muitos desfalques, com lesões e alguns jogadores preservados para evitar o desgaste visando a decisão do dia 27.

No podcast

Posse de Bola #176

, Mauro Cezar Pereira afirma que não tem sentido a comparação entre Palmeiras e Flamengo no momento justamente pelas condições nas quais os dois times se apresentaram nos últimos jogos, assim como o tempo até o jogo, citando que a melhora do time alviverde se deu em três semanas, quase o mesmo tempo até a final.

“Como é que você vai comparar um time que está jogando sem dez com um time que joga inteiro, completo? Agora, o início da série de vitórias do Palmeiras foi há três semanas, essas cinco vitórias. Quando vai acontecer o confronto? Daqui pouco menos de três semanas, 19 dias, tem muita coisa até lá”, diz Mauro Cezar.

“A comparação não faz sentido porque esses caras todos do Flamengo deverão estar lá no dia 27, todos eles. O Diego Alves sentiu lá uma lesão e está sendo preservado, se fosse a final hoje, iria jogar. Isla está convocado, David Luiz e Filipe Luís estão sendo preparados para o jogo, Thiago Maia machucado, Andreas suspenso, Diego machucado, Arrascaeta machucado, Kenedy machucado e Pedro machucado e operado, então não está nem poupando tanta gente, de repente alguns mais veteranos, o zagueiro que voltou de longa inatividade, que veio da Inglaterra, o lateral esquerdo, que é um jogador fundamental e precisa estar na ponta dos cascos”, completa.

Mauro ressalta que o Palmeiras teve a condição de não desgastar tanto os jogadores como o Flamengo também pelo fato de o time de Abel Ferreira ter sido eliminado logo no primeiro confronto da Copa do Brasil, assim como na distância que ficou do líder

Atlético-MG

no período em que acumulou tropeços, enquanto o Flamengo foi até a semifinal da Copa do Brasil e pode ficar até 6 pontos do Galo caso vença os dois jogos que tem a menos.

“O Palmeiras tem mais tempo porque foi incompetente na temporada, o Flamengo até outro dia jogava a Copa do Brasil, como o Atlético-MG está na final. O Palmeiras já viu para o CRB no começo, o Flamengo ainda tentou e tenta perseguir o Atlético-MG. Se vencer os jogos atrasados, fica 6 pontos atrás. O Palmeiras com o mesmo número de jogos está 10 pontos atrás. Então o Palmeiras tem uma condição hoje de fazer essa gestão melhor porque foi incapaz na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro, ele perdeu o contato com o Atlético-MG há muitos tempo”, diz Mauro Cezar.

“A gente não pode esquecer o contexto do campeonato, acho que esse recorte é muito conveniente e meio ilusório. São cinco vitórias, ok. Mas quais adversários, em que contexto e como o Palmeiras chegou a essa situação, por que chegou? Porque perdeu, porque foi eliminado pelo CRB, porque perdeu em casa para o Fortaleza, perdeu em casa para o Cuiabá, porque perdeu em casa para o Flamengo e por aí vai”, completa.

O jornalista também considera que Abel Ferreira fez algumas mudanças importantes como a escalação do trio formado por Raphael Veiga, Gustavo Scarpa e Dudu, embora considere tardias, além de destacar que a forma como o time fez seus gols diante do Santos não mudou em relação ao que tem sido característica desde a chegada do técnico português.

“O Palmeiras jogou inclusive uma sequência boa, bons jogos, melhorou, é óbvio que os três, Dudu, Scarpa e Veiga, tinham que em algum momento jogar juntos, há quanto tempo a gente fala isso aqui no Posse de Bola? E o técnico só agora percebeu”, diz Mauro.

“Não mudou radicalmente a forma de jogar, os gols e as chances ontem do Palmeiras contra o Santos, quase todas elas em jogadas de transição rápida. Contragolpe, velocidade e o Santos do Carille querendo atacar, um negócio meio confuso pela fragilidade do time e o técnico que não é um técnico que monte times com essa característica, e precisa do resultado. O Palmeiras com espaço é uma farra. Então isso não mudou muito, é um cara rápido na frente, que é o Rony, que ontem foi muito acionado, fazendo gol que valeu e que não valeu e os três meias que são muito bons e que podem jogar bem”, conclui.


Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do

Posse de Bola

está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do

UOL

ou nos perfis do

UOL Esporte

nas

redes sociais

(

YouTube

,

Facebook

e

Twitte

r).

A partir de meio-dia, o

Posse de Bola

estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no

Spotify

,

Apple Podcasts

,

Google Podcasts

,

Amazon Music

e

Youtube

–neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em

uol.com.br/podcasts

.



Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.