Notícias

Livro sobre Raul Plassmann é relançado em homenagem aos 40 anos do Mundial do Flamengo


Dono do manto sagrado amarelo, Raul Plassmann foi um dos ídolos da conquista do título mundial do Flamengo, em 1981. Para comemorar os 40 anos da vitória sobre o Liverpool no Japão, a editora Gorduchinha relança o livro “Raul Plassmann — histórias de um goleiro”, escrito há 20 anos pelo jornalista Renato Nogueira.

De acordo com o autor, a ideia de escrever o livro, que foi lançado quando o título do Flamengo comemorava 20 anos, não teve relação com a conquista. Segundo contou, ele e Plassmann trabalhavam juntos no Sportv, e a forma como ele contava histórias contagiava a todos. Foi aí, que resolveu colocar esses casos no papel.

— O Raul tem talento para contar histórias. Ele começava a contar um caso e as pessoas iam parando para ouvir. E resolvi escrever o livro. Era um desperdício deixar aquelas histórias só para quem conhecia o Raul — contou.

O livro é dividido em 11 capítulos que reúnem, por temas, pequenas histórias da vida de Raul enquanto goleiro. Algumas delas abordam como ele adotou a camisa amarela e a gentileza do goleiro alemão Sepp Maier, do Bayerm de Munique.

— No mundial de 1976, quando ainda defendia o Cruzeiro, Raul foi presenteado pelo Maier com luvas para neve, item indispensável para a partida, no Japão, e que ele não tinha. O Maier mandou entregar no hotel em que a delegação do Cruzeiro estava hospedada — relembrou Renato.

A nova edição do livro, que tem tiragem limitada, tem a orelha escrita por Tostão, prefácio de Juca Kfouri e depoimento do Zico.

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.