Notícias

Futebol sem Fronteiras #29: Jorge Jesus sairá do Benfica; Fla pode se animar?


Com a

demissão de Renato Gaúcho

, a

torcida do Flamengo sonha com a volta de Jorge Jesus

. O clube da Gávea

fez uma sondagem

para saber como está a situação do treinador, atualmente no Benfica. Embora

seja uma negociação difícil

, um possível retorno do ‘Mister’ poderia até ter impacto no Palmeiras, já que Abel Ferreira,

com futuro indefinido no clube alviverde

, estaria na lista de candidatos para comandar a equipe portuguesa.

No podcast

Futebol sem Fronteiras #29

(ouça na íntegra no episódio acima), o colunista Julio Gomes conversou com Bruno Andrade, colaborador do

UOL

e jornalista da CNN Portugal. Eles falaram sobre as possibilidades para o futuro de Jorge Jesus, que passam pelo Flamengo e até pela seleção brasileira, e também das chances de Abel Ferreira ocupar o cargo dele no Benfica.

O Benfica tem uma semana decisiva pela frente. Na sexta-feira (3), a equipe faz o dérbi contra o Sporting, às 18h15 (horário de Brasília), pelo Campeonato Português. Na quarta-feira (8), também no estádio da Luz, o time encara o Dynamo Kiev pela Liga dos Campeões com chances de se classificar para as oitavas de final – para isso, depende do resultado do duelo entre o classificado Bayern de Munique e o Barcelona, que também tem chances de avançar no torneio.

Para Andrade, mesmo que o Benfica enfrente o pior dos cenários nestas duas partidas, é pouco provável que Jorge Jesus deixe o comando da equipe lisboeta. “Acho improvável a saída dele em dezembro ou janeiro, mesmo que perca de goleada para o Sporting e não passe de fase na Champions. Ele não quer sair pelas próprias pernas. Ou seja, se o Flamengo fizer uma proposta, ele não vai aceitar”, disse.

O jornalista destacou que Jesus só sai do Benfica em caso de demissão. “Ele só vai se for mandado embora. Isso é informação 100% credível. Hoje, ele só sai do Benfica se for demitido. A chance de o Jesus ir para o Brasil é mínima. Em junho, dependendo de como estiver o mercado no Brasil, se o Flamengo tiver treinador ou não, se o Jorge Jesus tiver de fato pretensão de ir para a seleção brasileira se o Tite sair depois da Copa do Mundo, aí é outra história”, afirmou.

Julio enfatizou que o Benfica vive um momento decisivo para a sua temporada. “O Benfica começou muito bem a temporada, voando e ganhando todos os jogos. Mas tropeçou duas vezes e perdeu a liderança para Sporting e Porto. Se perder o dérbi, já vai descolar um pouquinho. Na semana que vem, tem o jogo contra o Dynamo Kiev pela Champions. O Benfica precisa ganhar e torcer para o Barcelona tropeçar contra o Bayern, em Munique, possivelmente com o time reserva e estádio vazio, além de muito frio. O Benfica pode se classificar e voltar ao mata-mata da Champions depois de muito tempo e em um grupo com Barcelona e Bayern. Não é um grupo qualquer. Vai ser uma semana bem importante para a temporada do Benfica”, ressaltou o

colunista do UOL


.

Andrade traçou um panorama da situação de Jorge Jesus nos bastidores do Benfica. “O nome do Jesus nunca foi unanimidade no grupo do Rui Costa [presidente do Benfica], que nunca o viu com bons olhos para ser o treinador. Mais da metade da torcida era contra o retorno de Jorge Jesus, muito por conta de ele ter saído para o Sporting [em 2015] e por ser um treinador que, historicamente, não aposta na base. Nos últimos anos, o Benfica tem apostado muito na base. Não que o Rui Costa não goste dele, mas tem outras preferências”, contou.

O jornalista da CNN Portugal reforçou que o futuro do treinador não será no Benfica, mas é muito alta a probabilidade de ele continuar no clube até o fim da temporada europeia. “Algo claro para mim e para boa parte dos jornalistas aqui é que o Jorge Jesus, independentemente do que acontecer na liga nacional e na Champions, sairá em junho do Benfica. Ele só renova se cair um asteroide na Terra e as coisas mudarem da noite para o dia”, frisou.

Seleção brasileira e Abel Ferreira

Apesar da sondagem do Flamengo, Jorge Jesus pode ter um destino diferente do esperado pelos torcedores rubro-negros. Andrade cogitou a hipótese de o ‘Mister’ realmente voltar ao Brasil, mas para comandar a seleção após a disputa do Mundial no Qatar.

“Sabendo que ele não fica [no Benfica] a partir de junho e que a seleção brasileira já está atrás de um novo nome, não à toa tentou o Xavi e não conseguiu, ficou muito claro que o Brasil não conta com Tite depois da Copa do Mundo. O próprio Tite não quer ficar. É quase ‘oficial’ que a CBF procura um novo nome. Eu traço um cenário. Jorge Jesus não fica no Benfica a partir de junho. Até dezembro, pode voltar ao Brasil de férias, curtir o Rio de Janeiro, assinar um pré-acordo com a seleção brasileira e pegá-la em janeiro, sem ter que assumir um clube, seja o Flamengo ou outro. São seis meses de tranquilidade até assumir a seleção. Para mim, esse é o caminho mais lógico”, disse o jornalista.

Diante deste cenário, o substituto de Jorge Jesus no Benfica poderia vir do futebol brasileiro. Com futuro indefinido no Palmeiras, Abel Ferreira poderia ser um dos candidatos, mas não o principal, como destacou Andrade. “Dentro do Benfica, há um apreço por ele e as pessoas têm interesse na forma de ele trabalhar. Mas se fala de outros nomes, entre eles o Pepa, hoje no Vitória de Guimarães e que foi procurado pelo Santos antes mesmo do Fábio Carille. Não coloco o Abel como descartado, mas faz parte de uma lista em que não é o primeiro, nem segundo, nem terceiro”, concluiu.

Ouça o podcast

Futebol sem Fronteiras

e confira também o bate-papo sobre a relevância do clássico entre Benfica e Sporting para a cidade de Lisboa, e como a rivalidade entre as duas equipes voltou a crescer.

Não perca! Acompanhe os episódios do podcast

Futebol sem Fronteiras

todas as quintas-feiras às 15h no


Canal UOL

.

Os podcasts do

UOL

estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as” plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir

Futebol Sem Fronteiras

, por exemplo, no

Spotify

,

Apple Podcasts

e

Youtube

—neste último, também em vídeo.

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.