Notícias

Flamengo viveu montanha russa de emoções nos campeonatos de 2022


Do temor da temporada perdida ao ano histórico. Esse foi o 2022 do Flamengo na competições em que participou. Há um corte claro marcando quando o rumo do ano rubro-negro mudou. A saída do português Paulo Sousa e a chegada de Dorival Júnior foi o fim do início e o início do fim.

O ano começou com a Supercopa do Brasil perdida nos pênaltis para o Atlético-MG após quatro chances de fechar a sequência. Passou pela trágica final do Estadual e o início preocupante do Brasileirão até chegar nos dois títulos conquistados em dez dias, em outubro. Nesta retrospectiva, vamos lembrar os melhores momentos, mas também os dias mais difíceis vividos em 2022.

Leia Mais: Flamengo: David Luiz renova, Vinícius Júnior melhor do mundo e Estádio do Mengão

Supercopa do Brasil – Atlético-MG 2(8)x(7)2 Flamengo – 20/2/22

De técnico novo, o Flamengo de Paulo Sousa chegou a Cuiabá como “convidado”. O regulamento da Supercopa do Brasil determina que o vice-campeão do Brasileirão dispute a partida caso um mesmo clube vença a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.

Em 2021, o Atlético-MG venceu as duas competições e garantiu a vaga do Rubro-Negro. Vindo de dois títulos seguidos em 2020 e 2021, o Flamengo buscava o tricampeonato, mas tropeçou nas próprias pernas.

Gabigol Flamengo Atlético Supercopa
Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Depois de sair atrás no placar com gol de Nacho Fernandez aos 42 minutos do primeiro tempo, o Flamengo virou com Gabigol aos dez e Bruno Henrique aos 19 do segundo tempo. Hulk empatou aos 29 da etapa final.

Nos pênaltis, a falta de tranquilidade do elenco do Flamengo foi determinante para a perda do título. Os rubro-negros desperdiçaram nada menos do que quatro chances de fechar a série e garantir o título. Para piorar, Gabigol não quis bater o último pênalti, viu Vitinho desperdiçar e entregar a taça para o Atlético. O ano começava mal.

Campeonato Estadual – Flamengo 1 x 1 Fluminense (Final) – 4/4/22

Em busca do tetracampeonato estadual inédito, o Flamengo foi se desmanchando conforme o torneio foi avançando. O ambiente interno foi ficando cada vez mais pesado, pois havia uma guerra muda entre os jogadores o técnico Paulo Sousa.

Nas arquibancadas e nas redes sociais, os torcedores já protestavam e pediam a saída do treinador, que era visto como ruim de grupo e deficiente na montagem do time. No campo, o time se arrastava, mas seguia ganhando devido à debilidade dos adversários.

Fluminense Flamengo Carioca Final
Foto: Mailson Santana / Fluminense FC

Nas semifinais do Estadual, duas vitórias magras sobre o Vasco já mostravam um time com pouca inspiração, mas foram as finais com o Fluminense que escancararam o tamanho da crise. O Flamengo perdeu o jogo da ida por 2 a 0 e viu o sonho do Tetra ficar distante.

No jogo da volta, em uma das piores atuações do Flamengo em 2022, o empate em 1 a 1 ficou barato para o Rubro-Negro. Até porque German Cano errou pênalti que daria nova vitória ao Fluminense. No fim, o título foi para as Laranjeiras, mas a diretoria bancou Paulo Sousa.

Campeonato Brasileiro – 5º Lugar com 62 pontos – Abril a Novembro de 2022

Início com campanha de rebaixado, meio do campeonato com campanha de campeão e final desinteressado. Assim pode ser resumido o Flamengo no Campeonato Brasileiro 2022. No fim, deu para o gasto, mas a torcida reclamou muito.

Depois de somar apenas 12 pontos em 33 disputados nas primeiras 11 rodadas, o Rubro-negro estava em 16º lugar. Só ai Paulo Sousa caiu. A direção finalmente sentiu a pressão vinda das arquibancadas e das redes sociais. O português deu adeus após mais uma atuação abaixo da crítica na derrota por 1 a 0 para o Red Bull Bragantino, fora de casa.

Gabriel Barbosa fez gol e foi expulso contra o Ceará
Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Dorival Júnior chegou em seguida com o uniforme de bombeiro. Uma vaga na fase de grupos da Libertadores ao final das 38 rodadas era visto como um ótimo resultado, mas Dorival fez muito mais. Aos poucos, ele foi arrumando o time e subindo na tabela.

Até novembro, o Flamengo viveu um agosto mágico, um setembro de altos e baixos e um outubro de desmobilização no Campeonato Brasileiro. Usando basicamente o time B, Dorival chegou a ameaçar o líder e eventual campeão Palmeiras, mas na hora H, refugou. O empate em 2 a 2 com o Ceará, no Maracanã, foi visto com o ponto de corte para o fim do sonho do Eneacampeonato.

Copa do Brasil – Flamengo 1(6) x (5)1 Corinthians (Final) – 19/10/22

De Teresina ao pênalti cobrado por Rodinei, em 19 de outubro. A campanha do tetracampeonato da Copa do Brasil teve troca de técnico e nenhum atalho. Paulo Sousa comandou os dois primeiros jogos. As vitórias magras contra o Altos-PI, da terceira divisão, aumentaram a pressão no treinador português.

Quando Dorival Júnior chegou, em junho, seu primeiro grande desafio foi passar pelo Atlético-MG, então campeão, nas oitavas de final. A derrota por 2 a 1 em Belo Horizonte, com o gol salvador de Lázaro no final e Gabigol conjurando o ” Inferno Rubro-Negro” para o jogo da volta, marcaram o primeiro ponto de virada da temporada.

STJD absolve Flamengo por "inferno" rubro-negro
Foto: Paula Reis / Flamengo

No Maracanã, Arrascaeta marcou duas vezes em uma das maiores atuações do Flamengo no ano. Nas arquibancadas, a torcida do Flamengo não deu folga para Hulk e seus companheiros. Foi um inferno mesmo. Nas quartas de final, o Athletico-PR segurou um empate no Maracanã, apesar do massacre do Mais Querido, mas foi punido pelo golaço de bicicleta marcado por Pedro, na Arena da Baixada.

Nas semifinais, um Flamengo cirúrgico marcou três vezes no Morumbi, apesar do domínio do São Paulo. O 3 a 1 na ida praticamente selou a vaga na final. No Maracanã, Arrascaeta selou a classificação com uma cavadinha aproveitando passe mágico de Everton Ribeiro.

Final da Copa do Brasil coloca Flamengo e Corinthians frente a frente

As finais da copa do Brasil 2022 colocaram os dois times de maior torcida no país frente a frente. Depois de se enfrentarem nas quartas de final da Libertadores, os rivais se encontravam em dois jogos para decidir o título.

O primeiro jogo, em São Paulo, foi bastante equilibrado, mas o Flamengo esteve sempre mais perto da vitória. O empate em 0 a 0 deixou a decisão para o Maracanã, em 19 de outubro. O Flamengo confiava na qualidade do elenco, mas também na força da torcida.

O problema foi que o time de Dorival Júnior sofria com contusões e desfalques. João Gomes estava suspenso. Thiago Maia e Arturo Vidal entraram em campo longe dos 100%, pois vinham de contusões graves. Mesmo assim, o Flamengo marcou logo cedo, aos sete minutos, com Pedro.

Infelizmente, o segundo gol não veio e o Corinthians viu a chance de reagir. O segundo tempo viu um Flamengo pela primeira vez na temporada imprensado contra o seu gol. O Corinthians não criou muito, mas ficou com a bola perto da área rubro-negra. Aos 37, Giuliano empatou o jogo. Os pênaltis apareceram no horizonte.

Filipe Luís perdeu a primeira cobrança rubro-negra. O Corinthians abriu 3 a 1 na série e o título parecia escapar. Mais ai Fagner mandou a bola no travessão e Gabigol empatou a série na última cobrança das cinco que o Flmanrog tinha direito. Na comemoração, o camisa nove incendiou o Maracanã. O clima mudou definitivamente.

Matheus Vital sentiu a pressão e na segunda cobrança alternada do Corinthians, mandou a bola na lua. Coube a Rodinei, tão criticado e até ridicularizado, bater com perfeição o pênalti do tetracampeonato da Copa do Brasil. A taça que faltava à geração 2019 finalmente foi para a Gávea.

Libertadores – Flamengo 1×0 Athletico-PR (Final) – 29/10/22

Desde aquele escorregão de Andreas Pereira na final da libertadores da América 2021, os torcedores do Flamengo sabiam que tinham contas a ajustar com a competição mais importante do continente. E sabiam que o ajuste de contas tinha data e local para acontecer: 29 de outubro de 2022, no estádio Monumental Banco Pichincha, em Guayaquil.

Mas para isso, o Flamengo precisou atravessar a América do Sul diversas vezes e jogar 13 vezes entre abril e outubro. Foi uma campanha para a história. O time rubro-negro venceu 12 jogos e empatou apenas um, com um gol ilegal para o adversário.

Primeiro com Paulo Sousa na fase de grupos, o Flamengo foi empilhando vitórias, mas nem sempre com boas atuações. O triunfo no Maracanã, por apenas 2 a 1, sobre o Sporting Cristal (PER), no fechamento da primeira fase, mereceu mais críticas do que aplausos, pois o time não rendeu. Foi também o adeus do português.

Paulo Sousa agradecendo Gabigol por ajudá-lo a manter o emprego
Dorival assume o Flamengo e tem campanha perfeita no mata-mata

Com Dorival Júnior, a partir das oitavas de final, o Flamengo foi crescendo em desempenho. O Tolima (COL) foi o primeiro adversário. Uma vitória apertada de 1 a 0, em Ibagué, com o gol de despedida de Andreas Pereira, que logo em seguida voltou para o Manchester United, colocou o Rubro-negro em vantagem.

Na volta, o show. Com Pedro em noite iluminada, o Flamengo emplacou a maior goleada da campanha. Sonoros 7 a 1 para deixar claro que o título tinha um pretendente sério. O camisa 21 marcou quatro vezes. O próximo desafio seria o Corinthians.

Apesar da camapnha da imprensa paulista, pois os especialistas previam um confronto equilibrado nas quartas de final, o Flamengo não tomou conhecimento do Corinthians. A vitória rubro-negra por 2 a 0 na Neo Química Arena ficou barata para o time paulista, pois cabia mais.

No Maracanã, o Flamengo administrou a vantagem, mas também marcou com Pedro, que aproveitou de carrinho um cruzamento de Arrascaeta que só pode ser descrito como imoral. Para o ajuste de contas em Guayaquil, só faltava passar pelo Velez Sarsfield nas semifinais.

Flamengo irresistível venceu 12 de 13 jogos na campanha do Tri da Libertadores

Com melhor campanha, o Flamengo mais uma vez teve o direito de jogar a segunda partida em casa. Sendo assim, em 31 de agosto de 2022, o Rubro-Negro entrou em campo no estádio José Amalfitani, no bairro de Buenos Aires de Linniers.

O que se viu foi o melhor Flamengo de 2022. Jogando como música, o Rubro-Negro colocou os argentinos na roda e foi marcando os gols com naturalidade. Pedro fez três gols, para se consolidar como o artilheiro da Libertadores 2022.

A volta, no Maracanã, virou uma formalidade. O Velez até saiu na frente, mas o Flamengo empatou com Pedro e virou com Marinho. No agregado, incríveis 6 a 1 e a vaga na final garantida. O adversário seria o Athletico-PR de Felipão, que conseguiu dar um nó mental no Palmeiras bicampeão e ficar com a vaga.

Guayaquil é longe, violenta e precária, mas está para sempre na história de todos os torcedores do Flamengo que viram o tricampeonato da América. Mais uma vez, Gabigol, sempre ele, decidiu. O gol no final do primeiro tempo, foi o quarto em três finais de Libertadores que o camisa nove jogou. E ganhou dois títulos.

A atuação contra o time retrancado e violento de Luiz Felipe Scolari esteve longe do ideal. O Flamengo parecia tenso e cansado ao mesmo tempo. A Athletico-PR ameaçou no início, mas aos poucos se retraiu. O Flamengo controlou o jogo e não correu riscos. O Tri virou realidade. O ano de 2022, que ameaçou ser uma tragédia, terminou em festa.

Siga Ivan Trindade no Twitter.

Seja apoiador e ajude-nos a melhorar: CLIQUE AQUI e faça parte da comunidade.



Link do Artigo do MundoRubroNegro

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.