Notícias

Flamengo tem que quebrar tabu para igualar pontuação da classificação planejada


O desempenho do Flamengo tem sido semelhante ao projetado pela Classificação Planejada nos últimos jogos. Nas últimas cinco partidas do Brasileirão, o resultado em campo foi igual ao planejado em quatro oportunidades. Apenas contra o Santos, que era esperado uma derrota, mas o Rubro-Negro saiu vencedor.

O Flamengo está três pontos atrás do que se imaginava até o momento. São 27 pontos conquistados, quando a projeção para essa rodada era de 30 pontos. Muito por causa do mau início de campeonato, principalmente as derrotas contra Botafogo, Fortaleza e Bragantino. Mas até agora, a tabela acertou nove resultados.

Leia mais: Flamengo escolhe local de novo estádio e Eduardo Paes confirma: ‘Vou ajudar’

Depois de vencer o Juventude, mas ainda três pontos atrás do esperado, a Classificação Planejada projeta duas vitórias contra Avaí e Atlético-GO. Ou seja, para recuperar os pontos perdidos e igualar com a projeção, o Flamengo vai precisar vencer o São Paulo no Morumbi, na 21ª rodada. E para isso, vai precisar superar um histórico ruim.

Isso porque, apesar de ter goleado o São Paulo no último encontro na casa do adversário, o retrospecto do Flamengo fora de casa não é bom. Na história do confronto, foram disputados 58 jogos longe do Rio de Janeiro: 27 vitórias do São Paulo, 19 empates e apenas 12 vitórias do Mais Querido, com 65 gols marcados e 98 sofridos.

O que é a Classificação Planejada?

Desenvolvida por Henrique Machado, a Classificação Planejada prevê resultados do Brasileirão. Para isso, utilizam-se critérios matemáticos. A pontuação para garantir o título é uma delas . Para uma equipe ser campeã, necessita conquistar um ponto a mais que o vice-campeão.

MRN calculou a pontuação média do segundo colocado do Brasileirão desde 2006. O valor encontrado foi de 68,9. Por isso, a pontuação média mínima para ser campeão é de 69,9, ou seja, 70 pontos na Classificação Planejada.

Nesse sentido, há ainda a obrigação de se ganhar em casa e a definição entre “grandes”, “médios” e “pequenos”. Muito por conta das mudanças de contextos que redefiniram equipes “grandes”, “Médias” e “pequenas”. Por isso, há um coeficiente que indica a dificuldade daquele confronto para determinada equipe. Isso baseado em quatro pilares.

  • Pontuação no Brasileirão Série A nos últimos 10 anos
  • Pontuação no Brasileirão Série A nos últimos 10 anos como mandante ou visitante
  • Aproveitamento no confronto ao longo dos últimos 10 anos
  • Aproveitamento no confronto ao longo dos últimos 10 anos como mandante ou visitante

Confira a tabela planejada do Flamengo no Brasileirão 2022

Siga André Antunes no Twitter.

Seja apoiador e ajude-nos a melhorar: CLIQUE AQUI e faça parte da comunidade.



Link do Artigo do MundoRubroNegro

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.