Novidades

Flamengo homenageia Cláudio Coutinho nos 30 anos de sua morte




Já fazem 30 anos desde que Cláudio Coutinho, ex-treinador do Flamengo e Seleção Brasileira, perdeu a vida em um acidente no mar. Nesta segunda-feira, uma missa realizada na sede da Gávea homenageou o idealizador da equipe que seria campeã da Libertadores e do Mundial de Clubes, em 1981, sob o comando de Paulo César Carpegiani. Cláudia, filha do ex-técnico, também presta tributo e está escrevendo a biografia do pai .

– Meu pai foi um exemplo, tanto que a memória dele, pelo o que fez, está viva até hoje – afirmou Cláudia Coutinho.

Cláudia conta com a ajuda de Jairo dos Santos, que foi observador técnico da Seleção Brasileira em oito Copas do Mundo, para escrever o livro.

– Eu acho que a ideia começou desde o momento em que houve o acidente no qual ele faleceu. Eu imediatamente comecei a juntar tudo o que tinha sido escrito sobre ele, todas as coisas que nós fizemos juntos, as contribuições dele para o esporte brasileiro – disse Jairo.

Em função dos 30 anos de sua morte, Cláudio Coutinho foi lembrado, nesta segunda-feira, em uma missa na capela da sede da Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A fachada do ginásio do clube, que leva o nome do ex-comandante, também foi restaurada.

Cláudio Coutinho faleceu no dia 27 de novembro de 1981. Ele havia chegado dos Estados Unidos, onde estava trabalhando. A fim de descansar e encontrar amigos no Rio de Janeiro, o ex-técnico foi à Ilha das Cagarras, a poucos quilômetros da praia de Ipanema, para praticar o seu passatempo favorito: a pesca submarina. Porém, Coutinho acabou sofrendo um acidente e morreu afogado, aos 42 anos. A conquista do Mundial de Clubes pelo Flamengo, no Japão, que aconteceria no dia 13 de dezembro, havia sido profetizada por ele.

– Tenho certeza que Flamengo será campeão mundial de clubes porque acho que está escrito – disse Coutinho em sua última entrevista.

Coutino era ex-jogador de vôlei e sempre foi apaixonado por atividades físicas. Como militar, fez cursos no exterior, importando ideias até então desconhecidas. Os conceitos trazidos por ele também foram empregados na preparação da Seleção Brasileira tricampeã mundial em 1970, onde atuava como auxiliar da comissão técnica. Coutinho era um homem de temperamento forte, mas não se esquivava na hora de pedir desculpas. Em 1978 deixou Júnior e Falcão fora da convocação para a Copa do Mundo.
Inovador, Coutinho explica tática de jogo
(Foto: Reprodução SporTV)

– Ele continuou como treinador depois de voltar da Copa e o primeiro treino na Gávea que ele me encontrou, falou: “Poxa, como eu me arrependo de não ter te levado”. Eu falei: “Bom capitão, agora não adianta, já acabou” – relembrou Júnior.

No clube rubro-negro, Coutinho montou a base do time que venceria, após sua morte, o Mundial de Clubes, além de ser três vezes campeão carioca e conquistar o título brasileiro de 1980. Uma época mágica para o filho Paulo, ainda criança.

– Me sinto uma pessoa privilegiada. Eu tive uma infância ímpar. Cresci naquele mundo de glamour do Flamengo, sendo o melhor amigo dos jogadores do clube e da Seleção. Eu nem tinha muita percepção disso naquela época, porque era o mundo que eu nasci. Eu achava que isso era normal – afirmou Paulo, que era conhecido como “Cascão”.

O carinho que Coutinho tinha pelo Flamengo é retribuído pelo clube.

– Nossas grandes equipes sempre foram capitaneadas por esses grandes líderes, e ele era essa figura – reconheceu Patrícia Amorim, presidente do Rubro-Negro.
saiba mais

Link do vídeo

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.



16 Comentários

  1. Marcos 13: 1 ''AND'' 2:
    ''O sermão profético; o princípio de dores 
    Mateus 24.1-14 e refs. 
        1 E, SAINDO ele do templo, disse-lhe um dos seus discípulos: Mestre, olha que pedras, e que edifícios! 
    2 E, respondendo Jesus, disse-lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada.''

    [Brasil, Sociedade Bíblica do (2016-07-21). Bíblia Sagrada – Almeida Revista e Corrigida 1969: Com notas de tradução e referências cruzadas (Kindle Locations 54680-54685). Sociedade Bíblica do Brasil. Kindle Edition].

  2. Atos 27. 1 A (''or'' a) 8; psicostasia

    Atos 27. 1 A (''or'' a) 8:
    ''Paulo enviado para a Itália
        1 Quando foi decidido que navegássemos para a Itália, entregaram Paulo e alguns outros presos a um centurião chamado Júlio, da Coorte Imperial. 2 Embarcando num navio adramitino, que estava de partida para costear a Ásia, fizemo-nos ao mar, indo conosco Aristarco, macedônio de Tessalônica. 3 No dia seguinte, chegamos a Sidom, e Júlio, tratando Paulo com humanidade, permitiu-lhe ir ver os amigos e obter assistência. 4 Partindo dali, navegamos sob a proteção de Chipre, por serem contrários os ventos; 5 e, tendo atravessado o mar ao longo da Cilícia e Panfília, chegamos a Mirra, na Lícia. 6 Achando ali o centurião um navio de Alexandria, que estava de partida para a Itália, nele nos fez embarcar. 7 Navegando vagarosamente muitos dias e tendo chegado com dificuldade defronte de Cnido, não nos sendo permitido prosseguir, por causa do vento contrário, navegamos sob a proteção de Creta, na altura de Salmona. 8 Costeando-a, penosamente, chegamos a um lugar chamado Bons Portos, perto do qual estava a cidade de Laseia.''

    {Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil. A Bíblia do Pregador – Almeida Revista e Atualizada: Com esboços para sermões e estudos bíblicos . Sociedade Bíblica do Brasil. Kindle Edition}.

    Significados para Ásia, Laséia, Dã, ''AND'' Tessalônica

      ''ÁSIA, nome do continente a leste da Europa, lamacento, pantanoso – At 6:9''*
      ''LASÉIA, latim: país pedregoso – At 27:8''*
      ''DÃ, hebraico: juiz, julgamento – Gn 46:23''*  
    (Obs.: Na fonte original, falta o til no A, em DÃ: E daí, danai-vos vós??!!!)
      ''TESSALÔNICA, conquista de Tessália ou vitória contra os falsos – At 17:1''*

    {*Fonte: http://sealimentandocomcristo.blogspot.com/p/pesos-e.html?m=1}.

    {Psicostasia é o nome atribuído a uma cena comum representada no Livro dos Mortos que retrata a cerimónia de pesagem do coração do defunto no tribunal da deusa Maat.

    De acordo com as crenças dos habitantes do Antigo Egipto, a morte física não era o fim da existência, existindo a possibilidade de uma vida no Além. Historicamente esta vida no Além esteve de início reservada ao rei, tendo a partir do Império Médio se alargado a toda a população. Contudo, para se poder aceder a esta vida era necessário ter levado uma vida de acordo com a Maet (ou Maat), conceito egípcio que traduz a ideia da ordem universal marcada pela justiça e pela harmonia.

    A pesagem do coração acontecia na sala das Duas Maet (também designada como sala Duas Verdades ou sala das Duas Justiças), onde existia uma grande balança colocada num pedestal em cujo topo se encontrava um babuíno. Na sala estavam presentes Osíris, sentado no trono, e quarenta e dois juízes.

    O defunto deveria realizar uma confissão – a chamada "confissão negativa", registrada no capítulo 125 do Livro dos Mortos – através da qual atestava que não tinha praticado o homicídio, cometido o adultério, maltratado animais, praticado o roubo, etc., num total de quarenta e duas declarações de inocência que anunciava a cada um dos juízes.

    Enquanto isso, o coração era colocado num dos pratos e uma pena de avestruz (a representação da leveza ou do coração da deusa Maat) colocada no outro prato. Se os dois pratos se equilibram o defunto está absolvido; em caso de ter mentido, o coração tornava-se pesado e seria condenado.

    Os deuses Anúbis e Tot também estavam presentes sala cumprindo cada um com uma função. Anúbis regulava a balança, enquanto que Tot escrevia o resultado. Perto da balança encontra-se um monstro híbrido (parte crocodilo, parte pantera e parte hipopótamo), conhecido como Ammit ou a Grande Devoradora, pronto para engolir o coração do defunto caso este tivesse um peso excessivo. Uma vez aniquilado o coração não existiria a possibilidade de ressurreição.}**

    {**Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Psicostasia}.

    C4Ragu4T4put4, SP, Br4SIl.
    ''Se6unda''-feIra, 11/janEIRo/2021…
    Fábio Luís Amaral dos Anjos, M.Sc. POLItécNICO.
    35T49IárIo de Deus ViVo!!!!! {São FuZIlo DA ConQUÝSta do LITOR4l ^v^ L^:-~~v7 v^v | Jacóv9nha??! 09:45h}^~~…??!??

  3. Narizes? Ah! Tá!

    Ohhs! Bios! Saúde! Paz de São Fuzilo!

    Ohh! Amada narigudinha disfarçada pela plástica: Porventura perdeste o bom faro? (18:46h)

    narizes
    <~> rias zen (18:48h)
    <~> Neri san (18:53h)
    <~> sã Neri (19:26h)
    <~> Neri sã (19:27h)
    <~> Nerias n (18:54h)
    <~> riu azes (18:56h)
    <~> azeis ur (19:01h)
    <~> zenis ar (19:02h) 
    <~> zenir sa (19:04h)
    <~> sair zen (19:09h)
    <~> iras zen (19:28h)
    <~> iran zes (19:29h)
    <~> irã zes (19:30h)
    <~> aris zen (19:30h) 
    <~> ar is zen (19:31h)
    <~> rã zeis (20:17h)
    <~> ã rzeis (20:18h)
    …etc.

    "NERI, hebraico: minha luz – Lc 3:27
    NERIAS, hebraico: Jeová é luz ou lâmpada de Jeová –
    Jr 32:12"

    (Fonte: http://sealimentandocomcristo.blogspot.com/p/pesos-e.html?m=1).

    "Significado do Nome Zenir
    Zenir: Dádiva de Zeus.

    Origem do Nome Zenir
    Origem: Grega"

    (Fonte: https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/zenir/).

    Gênesis 1. 1 e 2: 
    "A criação do céu e da terra e de tudo o que neles se contém 
    1 NO princípio criou Deus os céus e a terra. 
    2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas." (18:12h)

    [Fonte: Brasil, Sociedade Bíblica do (2016-07-21). Bíblia Sagrada – Almeida Revista e Corrigida 1969: Com notas de tradução e referências cruzadas (Kindle Locations 120-124). Sociedade Bíblica do Brasil. Kindle Edition].

    2Samuel 22. 11 a 18:
    "11 E subiu um querubim, e voou: e foi visto sobre as asas do vento. 
    12 E por tendas pôs as trevas ao redor de si: ajuntamento de águas, nuvens dos céus. 
    13 Pelo resplendor da sua presença brasas de fogo se acendem. 
    14 Trovejou desde os céus o Senhor e o Altíssimo fez soar a sua voz. 
    15 E disparou frechas, e os dissipou: raios, e os perturbou. 
    16 E apareceram as profundezas do mar, os fundamentos do mundo se descobriram: pela repreensão do Senhor; pelo sopro do vento dos seus narizes. 
    17 Desde o alto enviou, e me tomou; tirou-me das muitas águas." (19:16h)

    [Fonte: Brasil, Sociedade Bíblica do (2016-07-21). Bíblia Sagrada – Almeida Revista e Corrigida 1969: Com notas de tradução e referências cruzadas (Kindle Locations 19351-19360). Sociedade Bíblica do Brasil. Kindle Edition]. 

    "Nome: Querubim
    Significado: Hebraico – Deus abenoa ou Deus  louvado. xodo. 25.19. 
    Origem: Hebraico e Bblico"*

    "Nome: Querubin
    Significado: Hebraico – Anjos, ser maravilhoso. 
    Origem: Hebraico"*

    (*Fonte: http://www.carlene.com.br/index.php?).

    Ezequiel 17. 17: 
    "17 E Faraó, nem com grande exército, nem com uma companhia numerosa, fará cousa alguma com ele em guerra, levantando tranqueiras e edificando baluartes, para destruir muitas vidas." (19:41h)

    [Fonte: Brasil, Sociedade Bíblica do (2016-07-21). Bíblia Sagrada – Almeida Revista e Corrigida 1969: Com notas de tradução e referências cruzadas (Kindle Locations 45395-45396). Sociedade Bíblica do Brasil. Kindle Edition].

    Isaías 17. 13 e 14: 
    "13 Bem rugirão as nações, como rugem as muitas águas, mas ele repreendê-las-á e fugirão para longe; e serão afugentadas como a pragana dos montes diante do vento, e como a bola diante do tufão. 
    14 Ao anoitecer eis que há pavor, e antes que amanheça eles não serão. Esta é a parte daqueles que nos despojam, e a sorte daqueles que nos saqueiam." (19:46h)

    [Fonte: Brasil, Sociedade Bíblica do (2016-07-21). Bíblia Sagrada – Almeida Revista e Corrigida 1969: Com notas de tradução e referências cruzadas (Kindle Locations 38714-38718). Sociedade Bíblica do Brasil. Kindle Edition].

    Salmo 18. 10 a 21: 
    "10 E montou num querubim, e voou; sim, voou sobre as asas do vento. 
    11 Fez das trevas o seu lugar oculto; o pavilhão que o cercava era a escuridão das águas e as nuvens dos céus. 
    12 Ao resplendor da sua presença as nuvens se espalharam, e a saraiva e as brasas de fogo. 
    13 E o Senhor trovejou nos céus, o Altíssimo levantou a sua voz; e havia saraiva e brasas de fogo. 
    14 Despediu as suas setas, e os espalhou: multiplicou raios, e os perturbou. 
    15 Então foram vistas as profundezas das águas, e foram descobertos os fundamentos do mundo; pela tua repreensão, Senhor, ao soprar das tuas narinas. 
    16 Enviou desde o alto, e me tomou: tirou-me das muitas águas.
    17 Livrou-me do meu inimigo forte e dos que me aborreciam, pois eram mais poderosos do que eu. 
    18 Surpreenderam-me no dia da minha calamidade; mas o Senhor foi o meu amparo. 
    19 Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque tinha prazer em mim. 
    20 Recompensou-me o Senhor conforme a minha justiça, retribuiu-me conforme a pureza das minhas mãos. 
    21 Porque guardei os caminhos do Senhor, e não me apartei impiamente do meu Deus." (19:56h)

    [Fonte: Brasil, Sociedade Bíblica do (2016-07-21). Bíblia Sagrada – Almeida Revista e Corrigida 1969: Com notas de tradução e referências cruzadas (Kindle Locations 31062-31080). Sociedade Bíblica do Brasil. Kindle Edition].

    narinas
    <~> ana rins (19:58h)
    <~> riu sana (19:59h)
    <~> sanar ui (20:01h)
    <~#~> samu -a (20:05h)
    <~#~> samu ai (20:08h)
    <~> sã ari n (20:09h)
    <~> irã san (20:12h)
    <~> sã irã (20:12h)
    <~> is au rã (20:15h)
    <~> asa ri nn (20:20h)
    <~> asa riu n (20:20h)
    <~> rui nasa (20:21h)
    <~> ria naus  (20:23h)
    <~> ir a naus (20:23h)
    <~> auri ans (20:24h)
    <~> auri san (20:25h)
    <~> sã auri (20:26h)
    …etc.

    Ohh! Amada fia da boiazinha de braço: Conheces o Reverendo Auri, da Igreja Presbiteriana Independente? E a Batgirl? Ou, ainda, conheces a Batgir1? (20:30h)

    Fiquemos com Deus vivo!

    Honra e glória a Deus! Amém Aleluia!

    Até logo!

    SEXTA-FEIRA, 22/03/2019.
    [Dia (anual) Mundial da Água] (19:36h)
    Fábio Luís Amaral dos Anjos
    [o Fuzilinho, Belinho, Bizó, Bizózinho, Dinho, Til-til, São Fuzilo ou, ainda, Fuzilinho da Conquista]
    Cidadão do Reino de Deus
    Estagiário de Deus vivo!
    Caraguatatuba, SP, BRASIL. (20:32h)

  4. Houve um engano do ex jogador Oscar…ele disse que Coutinho foi o inventor do overlaping….na realidade o criador desse fundamento foi de Rinus Michel com o Ajax no início dos anos 70 e um pouco antes feito pelo técnico Kovacs no Ajax tb.

  5. Estava no clube Marimbás ao lado do Forte de Copacabana onde eu servi e vi quando passaram com o corpo dele para ser levado ao salvamar foi muita correria mais a hora dele tinha chegado !!!

Comentários are closed.