Notícias

Flamengo comemora os 40 anos do bicampeonato brasileiro


Nesta segunda-feira, 25 de abril, o Flamengo comemora 40 anos do seu Bicampeonato brasileiro, que foi conquistado em 1982. Com a força de um time recém-campeão do mundo, o Flamengo tinha um elenco recheado de estrelas que posteriormente viraram ídolos eternos do clube. Zico, Junior, Leandro, Adílio, Andrade, Lico e Nunes eram uns dos que faziam parte do elenco multicampeão.

Leia mais: Buscando invencibilidade, Flamengo visita a Universidad Católica; veja retrospecto

Neste ano, o a competição nacional foi denominada pela CBF como a “Taça de Ouro”; foi a vigésima edição do campeonato brasileiro e contou com 40 clubes.

Na final, entraram em campo os dois melhores times brasileiros dos últimos anos: Flamengo e Grêmio. O Flamengo como Campeão Brasileiro de 1980, da Libertadores e do Mundial em 1981, o Grêmio como uma equipe muito bem montada e estruturada, que seria campeã da Libertadores e Mundial em 1983.

Na primeira partida da final, realizada no Maracanã, o jogo foi nervoso e o 0 a 0 persistiu no placar até os 37 do segundo tempo, quando Tonhão abriu o placar para o Grêmio e jogou água no chope dos 138.107 torcedores que estavam presentes. Porém, aos 44 do segundo tempo, lá estava ele, Zico, que empatou a partida e recolocou o Rubro-Negro na disputa pelo título.

O segundo jogo foi realizado no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. O nervosismo continuou e o resultado foi o placar de 0 a 0. Com dois empates, o jogo foi para o terceiro e decisivo duelo.

Na terceira partida, que também foi realizada no Estádio Olímpico, com mando do Grêmio, entrou em cena um dos grandes ídolos do Flamengo na história: Nunes, o artilheiro das decisões. Logo aos 10 minutos, Zico deu um drible desconcertante no marcador gremista e serviu Nunes, que da entrada da área finalizou com perfeição, no canto do goleiro Leão. Com o gol, o Flamengo segurou o placar e venceu a partida daquele 25 de abril de 1982 por 1 a 0, se tornando bicampeão brasileiro de futebol.

Modelo do Torneio

Na primeira fase, os 40 clubes se dividiam em oito grupos com cinco clubes e jogavam turno e returno. Os três primeiros colocados se classificavam e os quartos colocados iriam para uma repescagem. O Flamengo se classificou na primeira colocação de seu grupo, com 15 pontos conquistados.

As repescagens eram em mata-mata, com jogo único.

Na segunda fase, os 24 clubes classificados se juntavam com os quatro recém chegados da repescagem e outros quatro que subiam da Taça de Prata. Após a chegada de todos os clubes, eram feitos grupos de quatro times cada. Os times jogavam entre si o turno e o returno, onde classificavam-se apenas os dois primeiros de cada grupo. O grupo do Flamengo era pesadíssimo e contava com Atlético MG, Internacional e Corinthians.

Nas fases finais, o mata-mata retornava e as disputas eram feitas no sistema de ida e volta. No caso de empate, o clube com melhor campanha avançava para a próxima fase.
Oitavas de final – Flamengo x Sport-PE
Quartas de final – Flamengo x Santos
Semifinal – Flamengo x Guarani

Na final, o empate na soma dos resultados (ida e volta) levava o confronto para um terceiro jogo. Se o empate persistisse, o campeão era o clube de melhor campanha.
Final – Flamengo x Grêmio

Siga Jorge Silva no Twitter

Seja apoiador e ajude-nos a melhorar: CLIQUE AQUI e faça parte da comunidade.



Link do Artigo do MundoRubroNegro

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.