Notícias

Flamengo com cara de Dorival Jr. vence o Santos na Vila Belmiro


Mesmo com uma equipe repleta de reservas, o Flamengo apresentou bom desempenho e venceu o Santos na Vila Belmiro. Dorival Jr. começa a dar sua cara a equipe, com padrões e dinâmicas com e sem bola marcantes dos seus últimos trabalhos.

Leia mais: Análise: Flamengo vence um América-MG “kamikaze”

Somente com um volante de ofício à disposição, Dorival optou por utilizar Everton Ribeiro e Victor Hugo a frente de Thiago Maia. Com menor poder de recuperação e combate sem bola, o Fla iniciou o jogo buscando reter mais a posse com o auxílio da dupla na saída de bola.

Desde que o jogo começou, ficou claro o objetivo da equipe iniciar a construção com os apoios frontais de Pedro. A partir do centroavante, a equipe conseguia avançar no campo, bem como encontrava triângulos com o lateral, o meia e o ponteiro do setor.

Aproveitando-se das dificuldades do Santos na transição defensiva, o Flamengo abriu o placar. Os bons posicionamentos de Marinho e Everton Ribeiro facilitaram o trabalho do camisa 21 para marcar, após vencer com facilidade o duelo contra Velásquez. 1×0.

Ainda assim, o Mais Querido chegou a passar por um pequeno susto no primeiro tempo após um erro na construção pelo lado esquerdo. Mas de forma geral, a marcação santista foi muito espaçada e com encaixes individuais frouxos. Assim, facilitando a construção rubro-negra.

Em duas oportunidades pelo lado direito, o Flamengo esteve muito próximo de ampliar o marcador. Com Marinho em amplitude e Pedro pesando a área, a equipe conseguia criar espaços para as infiltrações de Matheuzinho e para V. Hugo receber livre na área. Dessa forma, a equipe teve seu melhor momento na partida.

Apesar do amplo domínio após abrir o placar, o Mengão não conseguiu transformar sua superioridade num placar mais confortável. Como resultado, a primeira etapa terminou com o Santos criando duas oportunidades em transição ofensiva.

Flamengo volta a perder oportunidades e sofre o empate em bola parada

A princípio, a segunda etapa começou sem mudanças de peças. Todavia, o Santos passou a ter uma postura mais agressiva na saída de bola. Desse modo, o Fla encontrou mais espaços quando conseguia vencer a pressão do Santos com Pedro por duas vezes.

Precisando do resultado e de mudanças no panorama do jogo, o técnico Fabian Bustos fez duas substituições que mexeram com o funcionamento do lado direito. Auro e Ângelo deram lugar a Ryan e Bruno Oliveira. Lucas Braga passou para a lateral-direito, com Bruno cobrindo o setor.

Além disso, Lázaro entrou no lugar de Vitinho e passou a cobrir muito mais os avanços de Lucas Braga.Numa falta cometida pelo jovem formado na Gávea, o Santos empatou o jogo com Vinicius Zanocelo. O goleiro rubro-negro falhou no lance.

Com titulares importantes, Fla vira o jogo

Depois que teve um longo período com domínio do jogo, o Flamengo se viu pela primeira vez numa condição desfavorável no jogo. Nesse sentido, Dorival Jr. também mexeu na equipe para dar maior poder de jogo ao ataque com Gabi, Arrascaeta e Diego.

E após mais uma má execução na pressão na saída de bola santista, enfim o Flamengo chegou ao gol da vitória. Arrascaeta recebeu livre de T. Maia e acionou Pedro na grande área. No rebote, Gabi deu números finais ao jogo. 2×1.

Bustos fez mudanças finais em busca mais vez do empate. Lucas Pires entrou para dar maior profundidade pelo lado esquerdo, enquanto Carlos Sanchez se tornou um meia mais próximo de Ricardo Goulart (que entrou no lugar de Léo Baptistão) e Marcos Leonardo numa espécie de 4-1-3-2.

Com Diego sendo um dos volantes, o Flamengo teve certa dificuldade para proteger a entrada da área. Todavia, o Santos não conseguiu ter contundência para gerar grandes chances de gol, além de se aproveitar de erros na saída de bola rubro-negra.

No fim, o Flamengo pouco passou sustos e ainda teve a chance de marcar o terceiro. Porém, numa noite pouco inspirada, Lázaro cara a cara com João Paulo, a oportunidade de gol.

Bom resultado dá tranquilidade para Dorival Jr. seguir trabalhando a equipe como pouco tempo

Mesmo com a imensa dificuldade que Dorival Jr. possui para implementar seu modelo de jogo, o treinador vem a cada jogo conseguindo aliar bons resultados a evolução de desempenho.

Inegavelmente a equipe já apresenta alguns padrões que fazem parte do seu trabalho: as construções em jogo apoiado, os encaixes individuais por setor nos corredores laterais sem bola, bem como o condicionamento dos ponteiros em superioridade qualitativa pelo lado.

Ou seja, o técnico está conseguindo se adaptar as dificuldades inerentes a um projeto que se iniciou no meio da temporada e começando a apresentar boas respostas nas atuações coletivas e conseguindo vitórias.

Enfim, ainda é muito cedo para saber como será concluída sua passagem no Fla em 2022, mas é possível afirmar que Dorival Jr. está conseguindo fazer a equipe atuar cada vez melhor.

Assim, com um elenco tão estrelado, isso pode ser o bastante para conquistar títulos!

Siga Douglas Fortunato no Twitter.

Seja apoiador e ajude-nos a melhorar: CLIQUE AQUI e faça parte da comunidade.



Link do Artigo do MundoRubroNegro

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.