Novidades

Flamengo Campeão Brasileiro 1987 Final FLA 1X1 INTER JOGO 1




Melhores momentos do jogaço entre Internacional e Flamengo

Link do vídeo

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.



35 Comentários

  1. Em 87 houve dois campeonatos brasileiros, um vencido pelo Flamengo, o outro pelo Sport-PE

    Para quem ainda não era nascido à época, segue um resumo da história:

    Terminados os campeonatos estaduais, em julho de 87, a CBF anunciou que não organizaria o campeonato brasileiro naquele ano porque não tinha dinheiro. O campeonato na época era muito deficitário e era a CBF quem bancava as longas viagens e despesas dos clubes, com recursos oriundos da loteria esportiva. Em 87, estes recursos haviam minguado e a CBF estava falida.

    A CBF determinou então que os clubes, se assim quisessem, organizassem um campeonato por conta própria ou não haveria mais futebol em 87.

    Liderados, então, por São Paulo e Flamengo, os clubes criaram a Copa União, que reunia os 13 maiores clubes do país (Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Vasco, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Atlético-MG e Bahia).

    Guarani e América-RJ, embora fossem clubes de pouca torcida, foram convidados em razão de seu desempenho no campeonato de 86 (o Guarani foi vice e o América, terceiro), mas a CBF sugeriu que fossem convidados clubes de outros estados, pois considerava que havia "cariocas e paulistas demais" na competição. Foram convidados, então, Coritiba (campeão de 85), Goiás e Santa Cruz. E teve início o campeonato com 16 clubes.

    A Copa União foi a gênese do campeonato brasileiro atual, com poucos clubes e fórmula simples de disputa. Até 86, os campenatos nacionais tinham 70, 80, 90 clubes, fórmulas esdrúxulas e apenas as fases finais passavam na televisão. Eram praticamente campeonatos fantasmas e muito deficitários para os clubes.

    A Copa União foi um sucesso dentro e fora do campo. O nível do campeonato foi alto, com grandes jogos e estádios cheios ao longo de todas as rodadas. Foi ainda bastante rentável para os clubes, que pela primeira vez fecharam contratos de patrocínio e venderam os direitos de transmissão para a TV.

    Mas com o sucesso da Copa União, a CBF se viu pressionada pelas federações estaduais (que temiam ser extintas se os clubes continuassem a organizar eles mesmos os seus campeonatos) e pelos clubes menores, que ficaram de fora. A CBF então resolveu fazer seu próprio torneio, um catadão com equipes de segundo e terceiro escalão e decretou que o campeão brasileiro sairia do cruzamento do campeão e vice do seu torneio com o campeão e vice da Copa União. Os 16 clubes da Copa Uniao rejeitaram a proposta estapafúrdia da CBF e se recusaram desde o princípio a participar de qualquer cruzamento.

    A Copa União bateu recordes de público e audiência e foi vencida pelo Flamengo, após derrotar o Inter-RS nas finais. O torneio da CBF ('módulo amarelo") foi um fracasso completo (a primeira partida da final teve menos de cinco mil pagantes) e foi vencido pelo Sport-PE, que havia sido um dos rebaixados no campeonato de 86.

    Os clubes que participaram da Copa União se recusaram a participar do cruzamento com o tal "módulo amarelo" da CBF e criou-se um impasse político: De um lado, os clubes querendo gerir seus próprios campeonatos, mais rentáveis e organizados, sem a tutela das federações corruptas (como os clubes europeus fariam no início da década de 90 com a criação das Ligas), do outro, os cartolas das velhas federações querendo manter os clubes (e o dinheiro dos campeonatos) sob seu domínio.

    O caso chegou ao CND (Conselho Nacional de Desportos), órgão máximo do esporte nacional à época, que julgou que o campeonato organizado pela CBF ("módulo amarelo") foi completamente irregular e determinou que a CBF reconhecesse o Flamengo como camepeão brasileiro e inscrevesse Flamengo e Inter como representantes do Brasil na Libertadores de 88. A CBF, pressionada pelas federações estaduais, adversárias dos grandes clubes, não cumpriu a determinação do CND e inscreveu Sport-PE e Gurani.

    Vale lembrar que, nos anos 70 e 80, os clubes brasileiros não tinham muito interesse em jogar a Libertadoes, que era um torneio esvaziado, deficitário, sem TV, exigia viagens longas e complicadas, para enfrentar equipes violentas que jogavam como se valesse a vida e arbitragens grotescamente contrárias aos times brasileiros. Pode parecer estranho hoje, mas os clubes, especialmente os do RJ e SP, preferiam jogar o estadual (que à época durava metade do ano e era muito valorizado) do que a Libertadoes.

    Enquanto isso, em 1988, o Sport-PE entrou na justiça comum (de Pernambuco), o que é proibido pela FIFA. A FIFA sempre puniu com desfiliação e proibição de disputar competições oficiais todo clube que entra na justiça comum, mas calou-se diante da atitude illegal do Sport-PE porque à FIFA (à época presidida por João Havelange) não interessava que os clubes brasileiros se libertassem das federações. Havelange também pressionou a CBF para inscrever Sport-PE e Guarani na Libertadores.

    Em 1989, a justiça (de Pernambuco) deu ganho de causa, em primeira instância, ao Sport-PE, numa decisão repleta de inconsistências. O juiz que assinou a sentença, coincidentemente, era torcedor do Sport-PE. Esta sentença seria facilmente derrubada nas instâncias superiores, mas o Flamengo nunca recorreu da decisão. Em 94, esta decisão de primeira instância da justiça de Pernambuco tornou-se definitiva (ou "transitada em julgado"), pois o prazo de 5 anos para apresentação de recursos havia se esgotado sem que as outras partes tivessem se manifestado.

    Em 2011, a CBF reconheceu Flamengo e Sport como campeões de 87. O Sport, baseado na sentença de 89 da justiça de Pernambuco, entrou na justiça mais uma vez pedindo que a CBF cancelasse o reconhecimento ao Flamengo. O caso chegou até o Supremo. Ao analisar a questão, o STF não entrou no mérito de quem era ou não era o campeão o de 87. O tribunal entendeu que o como as partes (Flamengo e CBF) não se manifestaram nos 5 primeiros anos após a decisão em 1a instância da justiça de Pernambuco, em 89, o caso estava legalmente encerrado ("transitado em julgado") desde 1994 e que a sentença da justiça de Pernambuco em favor do Sport-PE, certa ou errada, era definitiva

    Em resumo: houve dois campeonatos nacionais em 87: a Copa União, vencida pelo Flamengo e disputada por Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Atlético-MG, Cruzeiro, Bahia, Internacional, Grêmio, Vasco, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Coritiba e Goiás, e o "módulo amarelo", torneio fantasma organizado às pressas pela CBF c/ equipes de segundo e terceiro nível, vencido pelo Sport-PE.

    • Campanha do Flamengo em 1987:
    Flamengo 0 x 2 São Paulo
    Flamengo 2 x 1 Vasco
    Santos 0 x 0 Flamengo
    Internacional 2 x 0 Flamengo
    Flamengo 0 x 1 Fluminense
    Flamengo 3 x 1 Coritiba
    Goiás 1 x 1 Flamengo
    Flamengo 0 x 0 Cruzeiro
    Flamengo 1 x 0 Botafogo
    Flamengo 1 x 1 Grêmio
    Atlético-MG 1 x 0 Flamengo
    Flamengo 2 x 0 Palmeiras
    Bahia 0 x 2 Flamengo
    Corinthians 1 x 1 Flamengo
    Flamengo 3 x 1 Santa Cruz

    Após 15 rodadas, todos contra todos, Flamengo, Inter-RS, Atlético-MG e Cruzeiro passaram às semifinais.

    Semfinais:
    Flamengo 1 x 0 Atlético-MG
    Atlético-MG 2 x 3 Flamengo

    Finais:
    Internacional 1 x 1 Flamengo
    Flamengo 1 x 0 Internacional.

    A Copa União foi o PRIMEIRO campeonato nacional onde o campeão enfrentou TODAS as demais equipes. Foi também a primeira vez que todas as rodadas do brasileiro foram transmitidas na TV. No módulo amarelo, da CBF, nenhum jogo passou na TV, exceto a final do 11×11, transmitida pelo SBT com atores do elenco da Praça é Nossa (isso é sério).

    Time-base do Flamengo em 87:
    Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho (Aldair), Leonardo; Andrade, Ailton, Zico; Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho.

    Sobre o time titular do Flamengo. Jorginho, Aldair, Leonardo, Bebeto e Zinho formaram a base da seleção tetracampeã do mundo em 94. Leandro foi titular na Copa de 82 (seria titular tb em 86, mas pediu dispensa às vesperas da copa); Edinho foi a 3 copas (78 e 82 como reserva, 86 como titular); Zico jogou 3 copas e era considerado o maior jogador brasileiro depois de Pelé; Andrade, volante habilidoso e 5 vezes campeão brasileiro como jogador, foi um dos maiores meio-campistas dos anos 80 e foi considerado injustiçado por não ter ido às copas de 82 e 86, quando Telê Santana optou pelos "operários" Paulo Isidoro (82) e Elzo (86); o goleiro Zé Carlos foi à copa de 90 como reserva; Renato Gaúcho era o melhor jogador em atividade no futebol brasileiro. Na seleção, foi cortado da copa de 86, mesmo sendo um dos craques do time (deu uma escapada da concentração, Telê não gostou e o cortou) e jogou a copa de 90. O único titular que não foi à seleção foi o volante Aílton, que jogou em grandes clubes entre 86-98 (fez o gol do último título brasileiro do Grêmio, em 96).

    • Campanha do Sport-PE em 87
    Atlético-PR 1 x 1 Sport-PE
    Sport-PE 2 x 0 Guarani
    Sport-PE 3 x 0 Criciúma
    Joinville 0 x 1 Sport-PE
    Portuguesa 1 x 1 Sport-PE
    Atlético-GO 0 x 0 Sport-PE
    Sport-PE 1 x 0 Rio Branco-ES
    Sport-PE 4 x 0 Inter de Limeira
    Sport-PE 2 x 1 Ceará
    Bangu 2 x 0 Sport-PE
    Sport-PE 1 x 0 Náutico
    Sport-PE 0 x 0 Vitória
    CSA 0 x 1 Sport-PE
    Sport-PE 2 x 1 Treze-PB
    Semifinais:
    Bangu 3 x 2 Sport-PE
    Sport-PE 3 x 1 Bangu
    Finais:
    Guarani 2 x 0 Sport-PE
    Sport-PE 3 x 0 Guarani
    Obs. Após empate nos pênaltis por 11 x 11, os presidentes de Sporte-PE e Guarani decidiram dividir o Título. O Sport-PE foi posteriormente declarado campeão do grupo amarelo pela CBF por ter feito a melhor campanha.

    Time-base do Sport-PE em 1987:
    Flavio, Betão, Estevam, Rogério, Marco Antonio, Macaé; Robertinho, Neco, Zico, Nando e Ribamar.

    O único jogador do Sport-PE com passagem pela seleção foi Robertinho, em 82 (não foi à copa mas estava no álbum de figurinhas oficial), curiosamente quando jogava pelo Flamengo, onde atuou até 85 (foi dele o cruzamento para o gol de Adílio na final de 83 contra o Santos).

  2. Cara só o tremendo idiota ou imbecil falar que o Sport Recife é o campeão de 87 ganhamos da elite do futebol dos times nos quais muitos torcedores dizendo que o Flamengo não é campeão tendo ganhado dos times que eles torcem kkkkkk piada

Comentários are closed.