Notícias

FERJ vai punir utilização de times alternativos no Campeonato Carioca


Como uma entidade que se diz cuidar do seu produto, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) instituiu um artigo no regulamento para impedir que o Flamengo e demais equipes joguem o Campeonato Carioca com elencos alternativos. O descumprimento da regra vai gerar a perda do valor das cotas de TV.

A tolerância, contudo, é até a terceira rodada da Taça Guanabara. A partir de então, o clube que levar escalações alternativas ao campo de jogo, sem a devida justificativa, será punido. A observação consta no artigo 50 do regulamento do Campeonato Carioca.

“A associação que, sem justo motivo, assim reconhecido pelo DCO da FERJ, deixar de utilizar sua equipe considerada principal, após a 3ª Rodada da Taça Guanabara, perderá o valor correspondente a totalidade de sua cota fixa mínima de direito de transmissão do contrato coletivo e, caso já a tenha recebido ou não faça jus, pagará uma multa equivalente a cota mínima estabelecida para um dos clubes grandes aderente, que será revertida em benefício dos demais clubes participantes do campeonato e signatários do contrato de transmissão coletiva”, diz o trecho.

Leia também: Prejuízo com derrocada no Brasileirão supera R$ 8 milhões

Vale lembrar, contudo, que apesar de a punição ser a perda do valor das cotas de TV, a mesma ainda não está definida. Desse modo, os clubes ainda não sabem qual seria o prejuízo para o caso de uma infração.

Assim como nas últimas temporadas, o Flamengo deve começar o Campeonato Carioca com uma equipe alternativa. Parte do elenco já começará os treinos na segunda quinzena de dezembro, afim de estar bem fisicamente para a estreia. A primeira partida do Rubro-Negro será no dia 14 ou 15 de janeiro, contra a Portuguesa-RJ, no Maracanã.

Ferj já puniu o Flamengo por “rebeldia” em relação ao Campeonato Carioca

A Ferj negociou com a Brax os direitos de transmissão do Campeonato Carioca. O valor prometido é de R$ 80 milhões, que serão repassados aos clubes. O Flamengo, contudo, rompeu com a entidade desde 2020 e busca alternativas para transmissão de seus jogos em casa.

Já há algum tempo o Mais Querido aposta na FlaTV+ para transmitir suas partidas no Campeonato Carioca, amparados na Lei do Mandante. O clube e a Ferj, portanto, não têm acordo quanto ao direito de transmissão e isso fez com que a federação carioca inventasse uma regra sobre os mandos de campo para punir o Rubro-Negro e o Fluminense, que está na mesma situação.

Nesse sentido, na próxima temporada, os clubes que tiverem acordo com a Ferj terão a preferência do mando de campo nos jogos de volta das semifinais e finais do Carioca. Flamengo e Fluminense não descartam judicializar a situação.

Siga o MRN no Twitter e Instagram!

Seja apoiador e ajude-nos a melhorar: CLIQUE AQUI e faça parte da comunidade.



Link do Artigo do MundoRubroNegro

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.