Novidades

Eurico Miranda: "Flamengo é o legítimo campeão de 87"




Dr. Eurico Miranda, um dos maiores rubro-negros de todos os tempos (claro, pow! Afinal, quem ajudou a afundar o Vice da Gama mais que o Eurico?) declara em 1988 que o Flamengo é o legítimo campeão brasileiro de 1987.

Se o Dr. Eurico Miranda falou, ta falado!!!

Link do vídeo

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.



27 Comentários

  1. VAGA NA COPA LIBERTADORES para o ano de 1988.

    A CBF foi pressionada pela CONMBOL a indicar dois clubes para as 2 vagas para Copa Libertadores, mas sem resolver a questão, a própria CBF indicou os clubes, sem seguir o regulamento do CND.

    No ano de 1986, certos clubes foram rebaixados, acionaram a justiça comum e a CBF aceitou recoloca-los de volta a primeira divisão, depois outros clubes rebaixados resolveram tambem reclamar na justiça comum, o Sport foi um desses clubes rebaixados e indevidamente reincluso, com isso, tudo virou uma bagunça.

    Em 1987, anunciou que não iria organizar o campeonato, a CBF organizava a tabela, conforme regras do CND, com isso, a própria CBF deixou por contas dos clubes organizar.

    Os times de maior expressão nacional e de grandes torcidas, formaram o Clube dos 13, que criou a Copa União, seguindo regras do CND, depois que o Clube dos 13 firmou acordo com patrocinadores como a Varig, Coca-Cola e a Rede Globo, a CBF resolveu voltar atrás e inventou e sobrepôs regras sem criterios, criando o seu campeonato e não seguindo o regulamento do CND, a CBF perdeu o controle sobre a organização com os mandos e desmandos, era para realizar um campeonato com o no maximo 24 clubes, conforme o regulamento original do CND.

    SOBRE O VICE DE 1986
    Guarani não se manifestou sobre o Clube dos 13 para ser incluso no campeonato com 16 times, até faria sentido em participar, alem disso, os três clubes que entraram como convidados, foram clubes campeões nos seus estaduais no ano de 1987.

    Botafogo foi rebaixado em 1986, mas não influenciou no campeonato, entrou na Copa União, por fazer parte do Clube dos 13, entrou na Copa União, por ser time tradicional e fator torcida.

    Os.campeões estaduais de 1987:
    Goiás, campeão goiano;
    Coritiba, campeão paranaense;:
    Santa Cruz, campeão pernambucano

    O Sport foi rebaixado em no campeonato nacional em 1986 e não ganhou o estadual de 1987

    A CBF pirateou a Copa União e inventou um quadrangular, o que não era previsto no regulamento do CND, não tinha aprovação do Conselho Nacional de Desportos.

    A Copa União foi realizada, conforme regras no CND.
    Em 1987, ainda vigorava a Lei n.º 6.251/1985, que firmava o Conselho Nacional de Desportos como a última instância no esporte brasileiro. As federações não tinham autonomia para dar a última palavra em questões jurídicas esportiva. A CBF aceitou o fato de o Clube dos 13 organizar e, depois, intrometeu-se para não ficar em baixa. O Clube dos 13 não aceitou e recorreu ao CND, que declarou o Flamengo, por unanimidade, campeão brasileiro, ao declarar a ilegalidade do cruzamento entre os módulos.

    O Conselho Nacional de Desportos (CND), era o órgão do Governo Federal, que era a lei dos esportes e futebol no Brasil, que supervisionava a CBF e as outras federações esportivas no Brasil.

    STF é justiça comum, não cabe intervir no regulamento Desportivo.

    Visto que na constituição, não existe lei ou artigo, visando direitos na justiça comum, para julgar ou decidir regulamentos esportivos.
    A justiça comum, não tem validade para intervir,
    STF ou justiça de Pernambuco ou de qualquer estado, não tem validade para julgar competições esportivas, cabe a entidade reguladora de cada modalidade ou categoria esportiva decidir os seus regulamentos, com base nas regras do CND.

    Por isso, o titulo do Sport é ilegal na esfera Desportiva, de forma bizarra e alienada,
    só vale na justiça comum, na vara civel, mas não no futebol.

    A própria CBF ja reconheceu Flamengo ha muito tempo, foi a propria CBF que criou a confusão e ela própria ja reparou isso, a CBF só continua errando em achar que deve dividir o titulo com os dois clubes, por causa da Justiça comum de Pernambuco.

    A Própria CBF ja reconhece o Flamengo hã anos como campeão de 1987, inclusive, entregou as medalhas de Heptacampeão ao jogadores do Flamengo e ainda reforçou em pronuciar, reconheceu o Flamengo como Heptacampeão brasileiro em 2019.

    Assista o video abaixo, toda essa confusão explicada de forma clara e sem clubismo.

    https://www.youtube.com/watch?v=sUEc7ckPk4M

  2. Em 87 houve dois campeonatos brasileiros, um vencido pelo Flamengo, o outro pelo Sport-PE

    Para quem ainda não era nascido à época, segue um resumo da história:

    Terminados os campeonatos estaduais, em julho de 87, a CBF anunciou que não organizaria o campeonato brasileiro naquele ano porque não tinha dinheiro. O campeonato na época era muito deficitário e era a CBF quem bancava as longas viagens e despesas dos clubes, com recursos oriundos da loteria esportiva. Em 87, estes recursos haviam minguado e a CBF estava falida.

    A CBF determinou então que os clubes, se assim quisessem, organizassem um campeonato por conta própria ou não haveria mais futebol em 87.

    Liderados, então, por São Paulo e Flamengo, os clubes criaram a Copa União, que reunia os 13 maiores clubes do país (Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Vasco, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Atlético-MG e Bahia).

    Guarani e América-RJ, embora fossem clubes de pouca torcida, foram convidados em razão de seu desempenho no campeonato de 86 (o Guarani foi vice e o América, terceiro), mas a CBF sugeriu que fossem convidados clubes de outros estados, pois considerava que havia "cariocas e paulistas demais" na competição. Foram convidados, então, Coritiba (campeão de 85), Goiás e Santa Cruz. E teve início o campeonato com 16 clubes.

    A Copa União foi a gênese do campeonato brasileiro atual, com poucos clubes e fórmula simples de disputa. Até 86, os campenatos nacionais tinham 70, 80, 90 clubes, fórmulas esdrúxulas e apenas as fases finais passavam na televisão. Eram praticamente campeonatos fantasmas e muito deficitários para os clubes.

    A Copa União foi um sucesso dentro e fora do campo. O nível do campeonato foi alto, com grandes jogos e estádios cheios ao longo de todas as rodadas. Foi ainda bastante rentável para os clubes, que pela primeira vez fecharam contratos de patrocínio e venderam os direitos de transmissão para a TV.

    Mas com o sucesso da Copa União, a CBF se viu pressionada pelas federações estaduais (que temiam ser extintas se os clubes continuassem a organizar eles mesmos os seus campeonatos) e pelos clubes menores, que ficaram de fora. A CBF então resolveu fazer seu próprio torneio, um catadão com equipes de segundo e terceiro escalão e decretou que o campeão brasileiro sairia do cruzamento do campeão e vice do seu torneio com o campeão e vice da Copa União. Os 16 clubes da Copa Uniao rejeitaram a proposta estapafúrdia da CBF e se recusaram desde o princípio a participar de qualquer cruzamento.

    A Copa União bateu recordes de público e audiência e foi vencida pelo Flamengo, após derrotar o Inter-RS nas finais. O torneio da CBF ('módulo amarelo") foi um fracasso completo (a primeira partida da final teve menos de cinco mil pagantes) e foi vencido pelo Sport-PE, que havia sido um dos rebaixados no campeonato de 86.

    Os clubes que participaram da Copa União se recusaram a participar do cruzamento com o tal "módulo amarelo" da CBF e criou-se um impasse político: De um lado, os clubes querendo gerir seus próprios campeonatos, mais rentáveis e organizados, sem a tutela das federações corruptas (como os clubes europeus fariam no início da década de 90 com a criação das Ligas), do outro, os cartolas das velhas federações querendo manter os clubes (e o dinheiro dos campeonatos) sob seu domínio.

    O caso chegou ao CND (Conselho Nacional de Desportos), órgão máximo do esporte nacional à época, que julgou que o campeonato organizado pela CBF ("módulo amarelo") foi completamente irregular e determinou que a CBF reconhecesse o Flamengo como camepeão brasileiro e inscrevesse Flamengo e Inter como representantes do Brasil na Libertadores de 88. A CBF, pressionada pelas federações estaduais, adversárias dos grandes clubes, não cumpriu a determinação do CND e inscreveu Sport-PE e Gurani.

    Vale lembrar que, nos anos 70 e 80, os clubes brasileiros não tinham muito interesse em jogar a Libertadoes, que era um torneio esvaziado, deficitário, sem TV, exigia viagens longas e complicadas, para enfrentar equipes violentas que jogavam como se valesse a vida e arbitragens grotescamente contrárias aos times brasileiros. Pode parecer estranho hoje, mas os clubes, especialmente os do RJ e SP, preferiam jogar o estadual (que à época durava metade do ano e era muito valorizado) do que a Libertadoes.

    Enquanto isso, em 1988, o Sport-PE entrou na justiça comum (de Pernambuco), o que é proibido pela FIFA. A FIFA sempre puniu com desfiliação e proibição de disputar competições oficiais todo clube que entra na justiça comum, mas calou-se diante da atitude illegal do Sport-PE porque à FIFA (à época presidida por João Havelange) não interessava que os clubes brasileiros se libertassem das federações. Havelange também pressionou a CBF para inscrever Sport-PE e Guarani na Libertadores.

    Em 1989, a justiça (de Pernambuco) deu ganho de causa, em primeira instância, ao Sport-PE, numa decisão repleta de inconsistências. O juiz que assinou a sentença, coincidentemente, era torcedor do Sport-PE. Esta sentença seria facilmente derrubada nas instâncias superiores, mas o Flamengo nunca recorreu da decisão. Em 94, esta decisão de primeira instância da justiça de Pernambuco tornou-se definitiva (ou "transitada em julgado"), pois o prazo de 5 anos para apresentação de recursos havia se esgotado sem que as outras partes tivessem se manifestado.

    Em 2011, a CBF reconheceu Flamengo e Sport como campeões de 87. O Sport, baseado na sentença de 89 da justiça de Pernambuco, entrou na justiça mais uma vez pedindo que a CBF cancelasse o reconhecimento ao Flamengo. O caso chegou até o Supremo. Ao analisar a questão, o STF não entrou no mérito de quem era ou não era o campeão o de 87. O tribunal entendeu que o como as partes (Flamengo e CBF) não se manifestaram nos 5 primeiros anos após a decisão em 1a instância da justiça de Pernambuco, em 89, o caso estava legalmente encerrado ("transitado em julgado") desde 1994 e que a sentença da justiça de Pernambuco em favor do Sport-PE, certa ou errada, era definitiva

    Em resumo: houve dois campeonatos nacionais em 87: a Copa União, vencida pelo Flamengo e disputada por Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Atlético-MG, Cruzeiro, Bahia, Internacional, Grêmio, Vasco, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Coritiba e Goiás, e o "módulo amarelo", torneio fantasma organizado às pressas pela CBF c/ equipes de segundo e terceiro nível, vencido pelo Sport-PE.

    • Campanha do Flamengo em 1987:
    Flamengo 0 x 2 São Paulo
    Flamengo 2 x 1 Vasco
    Santos 0 x 0 Flamengo
    Internacional 2 x 0 Flamengo
    Flamengo 0 x 1 Fluminense
    Flamengo 3 x 1 Coritiba
    Goiás 1 x 1 Flamengo
    Flamengo 0 x 0 Cruzeiro
    Flamengo 1 x 0 Botafogo
    Flamengo 1 x 1 Grêmio
    Atlético-MG 1 x 0 Flamengo
    Flamengo 2 x 0 Palmeiras
    Bahia 0 x 2 Flamengo
    Corinthians 1 x 1 Flamengo
    Flamengo 3 x 1 Santa Cruz

    Após 15 rodadas, todos contra todos, Flamengo, Inter-RS, Atlético-MG e Cruzeiro passaram às semifinais.

    Semfinais:
    Flamengo 1 x 0 Atlético-MG
    Atlético-MG 2 x 3 Flamengo

    Finais:
    Internacional 1 x 1 Flamengo
    Flamengo 1 x 0 Internacional.

    A Copa União foi o PRIMEIRO campeonato nacional onde o campeão enfrentou TODAS as demais equipes. Foi também a primeira vez que todas as rodadas do brasileiro foram transmitidas na TV. No módulo amarelo, da CBF, nenhum jogo passou na TV, exceto a final do 11×11, transmitida pelo SBT com atores do elenco da Praça é Nossa (isso é sério).

    Time-base do Flamengo em 87:
    Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho (Aldair), Leonardo; Andrade, Ailton, Zico; Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho.

    Sobre o time titular do Flamengo. Jorginho, Aldair, Leonardo, Bebeto e Zinho formaram a base da seleção tetracampeã do mundo em 94. Leandro foi titular na Copa de 82 (seria titular tb em 86, mas pediu dispensa às vesperas da copa); Edinho foi a 3 copas (78 e 82 como reserva, 86 como titular); Zico jogou 3 copas e era considerado o maior jogador brasileiro depois de Pelé; Andrade, volante habilidoso e 5 vezes campeão brasileiro como jogador, foi um dos maiores meio-campistas dos anos 80 e foi considerado injustiçado por não ter ido às copas de 82 e 86, quando Telê Santana optou pelos "operários" Paulo Isidoro (82) e Elzo (86); o goleiro Zé Carlos foi à copa de 90 como reserva; Renato Gaúcho era o melhor jogador em atividade no futebol brasileiro. Na seleção, foi cortado da copa de 86, mesmo sendo um dos craques do time (deu uma escapada da concentração, Telê não gostou e o cortou) e jogou a copa de 90. O único titular que não foi à seleção foi o volante Aílton, que jogou em grandes clubes entre 86-98 (fez o gol do último título brasileiro do Grêmio, em 96).

    • Campanha do Sport-PE em 87
    Atlético-PR 1 x 1 Sport-PE
    Sport-PE 2 x 0 Guarani
    Sport-PE 3 x 0 Criciúma
    Joinville 0 x 1 Sport-PE
    Portuguesa 1 x 1 Sport-PE
    Atlético-GO 0 x 0 Sport-PE
    Sport-PE 1 x 0 Rio Branco-ES
    Sport-PE 4 x 0 Inter de Limeira
    Sport-PE 2 x 1 Ceará
    Bangu 2 x 0 Sport-PE
    Sport-PE 1 x 0 Náutico
    Sport-PE 0 x 0 Vitória
    CSA 0 x 1 Sport-PE
    Sport-PE 2 x 1 Treze-PB
    Semifinais:
    Bangu 3 x 2 Sport-PE
    Sport-PE 3 x 1 Bangu
    Finais:
    Guarani 2 x 0 Sport-PE
    Sport-PE 3 x 0 Guarani
    Obs. Após empate nos pênaltis por 11 x 11, os presidentes de Sporte-PE e Guarani decidiram dividir o Título. O Sport-PE foi posteriormente declarado campeão do grupo amarelo pela CBF por ter feito a melhor campanha.

    Time-base do Sport-PE em 1987:
    Flavio, Betão, Estevam, Rogério, Marco Antonio, Macaé; Robertinho, Neco, Zico, Nando e Ribamar.

    O único jogador do Sport-PE com passagem pela seleção foi Robertinho, em 82 (não foi à copa mas apareceu no álbum de figurinhas oficial), curiosamente quando jogava pelo Flamengo, onde atuou até 85 (foi dele o cruzamento para o gol de Adílio na final de 83 contra o Santos).

  3. JÁ SE PASSARAM ( 33 ANOS E QUASE CHEGANDO 34 QUE O ( SPORT X GUARANI ) ESTÃO EMPATADOS E AINDA INSISTEM QUE ESSES 2 CLUBES , 1 PODE SER CONSIDERADO COMO LEGÍTIMO CAMPEÃO DE 1987? OBS: SOU BOTAFOGUENSE ….

  4. A questão na minha visão sobre 1987,é porque não foram os outros 12 grandes que conquistaram e sem falar que não se pode dar crédito a CBF & MUITO MENOS A MAIORIA DE DIRIGENTES DE CLUBES NO BRASIL, QUANTO A ISSO , ACHO QUE NINGUÉM AQUI VAI DUSCORDAR…A FIFA QUE É OUTRO ÓRGÃO CORRUPTO, ADMITE O FLA COMO LEGÍTIMO CAMPEÃO…

Comentários are closed.