Novidades

ESTILO DE VÍTOR PEREIRA NÃO CASA COM ELENCO DO FLA? A culpa é do Jogo de Posição?




#flamengo #vitorpereira #vasco

Vítor Pereira vive um processo de fritura no Flamengo e muitos dizem que o início ruim do treinador se deve ao fato de ser adepto do Jogo de Posição.

O Flamengo teve outros treinadores que se utilizaram dos mesmos conceitos e será que todos jogavam da mesma maneira?

Leia o fio sobre Jogo de Posição, do Analista Raphael Rabello:

Seja membro deste canal e ganhe benefícios. Para ter acesso ao Telegram do Canal e escutar meus comentários táticos durante as partidas, basta se tornar membro acessando o link abaixo e depois ir para a aba “comunidade” dos membros e encontrar o link de telegram!

Link do vídeo

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.



33 Comentários

  1. Gosto muito dos comentários desse canal, concordo com a maioria das opiniões, mas rotular o trabalho do Rogério como "ótimo" eu acho um grande exagero; ainda mais para quem dizia que o JJ não havia feito nada demais.

  2. Excelente vídeo parabéns 👏👏👏
    Mas não acho que o Rogério teve um grande time. Ganhou o brasileiro de nível fraco e com ajuda do Corinthians. Acho que nenhum dos técnicos que implantou o jogo de posições deu certo. Jogo de posições no Flamengo é fracasso. Se Sampaoli vir é outro fracasso. Eu gosto de ver o time de futebol com a posse mais direta, vertical e objetiva. Os times do Guardiola e seleção espanhola NÃO ME AGRADAM!

  3. Infelizmente os rasos sao a maioria dos torcedores. A Critica deveria ser ao Marcos Braz ou do Landim que se esconde atras dele, que cometeu um erro grosseiro de planejamento.

    Taticamente acho que se melhorar a fase ofensiva ….conseguir os gols as outras fases tb vao melhorar. Talvez por os laterais espetados tem congestionado demais os espacos e por isso as chances estao menores

    Temos uma chance impar no momento para agradar oa rasos. Ganhar do Vasco e do Flu na final seria a redencao….se jogar bem e dominante

  4. Me desculpe, mas sua conceituação inicial para o "jogo de posição" serviria para definir qualquer outro esquema tático que já existiu no futebol…

  5. Vi esse fio do Raphael e realmente foi espetacular em todos os sentidos, eu tinha um pouco de preconceito de JdP mas passei a admirar de uma certa forma, principalmente vendo times que admiro já utilizarem, e tbm por admirar muito Cruyff

  6. Gostei do canal, mas defenda o quanto quiser, esses 4 aí conseguiram a façanha de me fazer desligar a tv e não me fazer gastar 1 real com ingresso, jogo feio demais. Todos esses tomavam nós táticos de treinadores que se fossem especulados no Flamengo seriam motivo de piada. VP tem uma leitura pobre de jogo e suas coletivas são esquizofrênicas. O que casa com o elenco é jogar bonito, se jogar bem as chances de ser campeão aumentam, assisto 10 partidas do rival Fluminense, mas não tenho saco pra ver meio jogo do VP no meu time.

  7. Vitor parabéns pelo didatismo. Complementei sua explicação com o fio do Rafael Rabelo. Isso me fez pensar que JJ era um adepto do JdP (Jogo de Posição) por dentro, com muita densidade de passes, que é a cultura futebolística do flamengo, mas com uma característica especial: ele fazia um JdT também (Jogo de Tempo), ao atacar o tempo da bola em momentos determinados do jogo com muita intensidade e rapidez. JJ treinava o Flamengo em um esquema tático que era uma mescla do JdP e do JdT.

  8. Fala falso 9!
    Mto bacana o conteúdo, acompanho aqui e no twitter direto!
    Sobre VP, a única dúvida que eu tenho é: sim, ele precisa de tempo, sim, ele precisa das peças que pediu a diretoria e da reposição do João Gomes, sim, ele precisa de paciência pois tem tido pouco tempo pra treinar e o planejUmento da diretoria pro início da temporada foi horrível, sim, precisamos separar resultado de evolução, etc… MAS, até onde a gnt deve por isso tudo de um lado da balança e do outro os maus resultados e a dificuldade em fazer o time jogar um futebol dominante, ofensivo, intenso e que seja uma evolução daquele time de agosto e setembro/2022? Entende?
    Eu hj ainda acho que não é hora de demitir, e ainda que fosse, deveríamos ter mudanças maiores na diretoria e na direção do depto de futebol ANTES de culpar o técnico… Mas felizmente ou não, futebol é pautado TAMBÉM por resultados né, e os atuais não vem favorecendo o VP…
    É complicado, é um caldeirão que mais complica do que ajuda o VP…

  9. ai fera muito bom seu canal continua nessa vibe ai porque assim fica para os torcedores ter uma noção o porque das derrotas, muitos canais por ai são sensacionalista só sabem dizer sai vc fica vc é ruim vc é bom na minha ideia ele precisa fazer o time ficar mais com a bola para sofrer menos e é primordial que ele tenha um homem de velocidade hoje o cebolinha e brevemente o bruno henrique com isso a mudança vai ser grande parabens pelo canal legal ver um cara inteligente falando de futebol de um modo simples

  10. A explicação do Raphael Rabello sobre o mal desempenho do VP, até agora, no Flamengo é muito boa. Realmente, essa insistência em fazer jogadores desempenharem funções para as quais suas características não encaixam atrapalham a melhoria no desempenho.

  11. Enfim todos esses não conseguiram chegar a final de libertadores e tiveram trabalhos fracos ou medianos no caso do RC que ganhou brasileiro por causa do Cássio do Corinthians.

  12. É 100% ridícula e infantiloide a ideia de que "jogo de posição não serve pra esses jogadores", como dizem uns lunáticos por aí. Mas isso não quer dizer que todo técnico do mundo que usa jogo de posição seja bom ou gênio, como vocês tentam fazer as pessoas acreditarem. O Paulo Sousa é horrível por causa do jogo de posição, por causa dos jogadores do Flamengo, ou porque todo trabalho dele foi horrível em todo lugar? Defenderem o podre trabalho do PS como defenderam é que foi um crime contra o bom senso mínimo.

  13. Para mim, o time do Dome foi o que jogou mais bonito pós Jorge Jesus. Tomávamos goleadas vez ou outra mas também metíamos muitos gols! Estávamos em primeiro em tudo, disparados, classificados.
    Vai entender…

  14. Cara, excelente análise de como jogavam os times. E você está certissimo em dizer que não existe apenas um jogo de posição.
    Mas a incompatibilidade entre os principais jogadores do Flamengo e os principais fundamentos do jogo de posição é clara. Basta ver que, após JJ, os 4 técnicos com menor aproveitamento a frente do Flamengo aplicavam esses conceitos. “Ah mas o Ceni foi campeão brasileiro jogando assim” Foi, rezando pro Inter não vencer depois de perder do São Paulo.
    O fato de ter dado certo não quer dizer que seja o melhor para o time.
    Um dos principais conceitos do jogo de posição é a ideia de que a bola vai até o jogador e não o jogador até a bola. Esse conceito, aplicado com maior ou menor rigor por todos os 4 técnicos citados, vai contra as características principais de Arrascaeta, Everton e Gabigol que são jogadores que gostam de se aproximar pra tabelar e se associar. Dá pra fazer funcionar? Claro que dá! Mas será que aproveita o que o time tem de melhor? Creio que longe disso.

    Outro conceito do JdP que me parece prejudicial ao time é a amplitude máxima. Quando seu quarteto de ataque oferece Gabi, Arrasca, ER, BH ou Pedro, me parece extremamente claro que é contra producente tentar alargar o campo. Quem vai fazer isso? Gabi ponta direita? BH preso na ponta esquerda sem espaço pra acelerar? Difícil…VP está recorrendo aos laterais. O que é absolutamente incoerente na minha visão. Se tivessemos laterais ofensivos de primeira prateleira pra concentrar a responsabilidade criativa do time, vá lá. Não é o caso.

    Por fim, venho lembrar que nem todos os conceitos aplicados pelo JdP são exclusivos do JdP. Aliás, a maioria não é. O próprio JJ aplicou vários deles, e cansou de dar entrevista dizendo que não aplica JdP.
    A questão, pra mim, é que o conjunto de conceitos e os principais pilares do estilo de jogo nomeado “Jogo de posição”, quando aplicados no time do Flamengo, tendem a reduzir a performance do time. E não é coincidencia.
    De qualquer forma, otimo video!
    Abs!

  15. Sobre 2021: Quando o Renato esteve com vários desfalques, não tinha esse destaque para o fato. Muito pelo contrário…
    Enfim, o time do VP acelera DEMAIS as jogadas e muitas vezes abusa demais do cruzamento. Essas NÃO são as características do elenco.

  16. 4 tecnicos de jogo de posição , distintos é verdade mas só um deles até agors deu certo.

    Os argumentos do fslso 9 foram muito bons na defesa dos conceitos do jogo e da diferença da forma de jogar dos times entre si.

    Porém vcs já repararam que sempre teve um jogador X não foi bem com esse tecnico ou jogador Y foi muito bem com aquele mas não foi bem com esse. Nunca o conjunto ia bem como um todo. Claro que podemos levar em conta tempo de adaptação e assimilação e tudo mais mas o sistema de jogo deve potencializar os jogadores e o conjunto.

    Outro fator que aa vezes complica um pouco é que pra um jogo de posição encaixar legal vc precisa ter jogadores com qualidade de passes em todos os setores do campo tanto pra retenção de posse de bola quanto pra construção em 15 passes. De preferência os zagueiros tem que ser leves tambem, dito isso uma saída Lavolpiana com um jogador tipo Maia entre os zagueiros (pior ainda se tiver um Fabricio Bruno ou Pablo em campo acompanhados de um Leo Pereira) já não fica tão boa, uma saída sustentada com Ayrton Lucas(antres Rene que era pior) e Matheuzinho tb tenderia não funcionar.

    Um sistema de jogo que precise de 15 passes ou mais quando vc tem jogadores como Arrasca pra arriscar um passe mais vertical e atacantes com boa mobilidade como Bruno Henrique e Gabi pra fazer contrataques letais é um disperdicio. Um sistema de 15 passes onde não há um circuito entre Arrasca , Gabigol, Pedro ou BH tb é disperdicio.

    Reconheço o mérito do Ceni que conseguiu um futebol de qualidade com jogo de posição mas pra ele conseguir qualidade de passe em.todos setores teve que puxar o Arão pra zaga e o Diego pra cabeça de area. Os improvisos que acabaram dando certo.

    O Paulo Sousa tentou um jogo mais ou menos parecido com o do Ceni mas não deu certo inclusive aproveitando Filipe Luis na saida de bola e puxando Arão pra zaga por diversas vezes , porem era notorio que Maia e Andreas não tem a mesma qualidade que Ribas e Gerson. O BH tb ficava meio podado como Ala.

    Sobre o VP eu não acho ele mau tecnico mas o trabalho dele não tá bom, o jogo é muuto pelos lados ,a bola não passa muito pelo meio campo mesmo tendo Gerson e Vidal. Os atacantes titulares não marcam muito nem recompõe, os melhores momentos do VP foram com jogadores da base até agora. Mas aí ficam alguns questionamentos sem pedir cabeça de tecnico mas alguns questionamentos a meu ver são pertinentes. VP deveria mudar seu estilo de jogo para se adaptar ao material humano que tem ou botar a molecada pra jogar que assimilou melhor seu jogo? Outro a diretoria, gastar milhões pra no fim jogar com os miudos?

    Por todos esses fatores acho que o jogo de posição não da certo no Flamengo ou só daria se algum tecnico participasse da montagem do elenco desde o principio. Com o atual elenco o time respondeu melhor a um jogo mais funcional e mais vertical com JJ , Dorival e até mesmo com Renato Gaucho (as menores medias de gols sofridos , as maiores de gols feitos e o melhor aproveitamento pos JJ.).

    Do seg semestre de 19 pra cá tivemos 3 funcionais e 4 posicionais, o time teve melhor desempenho com os funcionais, dos 4 posicionais só 1 deu certo, acho que isso quer dizer alguma coisa.

  17. O time do JJ utilizava o jogo de APROXIMAÇÃO, muito parecido com o praticado pelo Diniz. Jogo de posição o time fica muito espassado e quando não tem jogador bom no mano a mano, fica muito toque pra trás e pros lados. Time espaçado exige bom passe.

  18. Com Domenec , para mim foi melhor período de Pedro como time e coletivo.. Muito bom a comparação, ficaria melhor com a visão jogo do JJ. Acho que o detalhe do jogo do VP, esta em fatos chaves que tem peças que estão aquém da capacidade. Desde a saída de peças do time de 2019 a linha defensiva não se achou mais, nem em imposição física e nem em posição, isso passa por atletas. Sobre laterais, nenhum dos laterais de 2019 eram lateria de muita ultrapassagem , mais sim de qualidade na hora da ultrapassagem e no passe, desde lá então ou são bons avançando ou são bons defendendo, a qualidade tanto em passe como habilidade e inteligência ficam abaixo. O meias 2019 tinha muita qualidade em passe e sobre tudo em ganhar as linhas e no 1×1, principalmente em curtos espaços, porem o coletivo não tem tido nos últimos anos esse curto espaço criado pelo próprio time e tem dificultado o jogo deles, alem e claro de ser a pior temporada de Arrasca. Sobre o Ataque, em 2019 com time de posição definida, mas com bastante troca de quem entra e sai da area, isso vem diminuindo, mesmo quando era Gabig e BH, Gabil tem diminuído sua movimentação indo a area e BH tem jogado mas em amplitude do que nunca. Acho que esses fatores vai além da ideia de jogo. e dos jogadores, mas sim do Planejamento de Temporada e de contratações.

  19. Excelente forma de fazer jornalismo esportivo, comentando e mostrando através do desenho simulado do campo com os esquemas técnicos e táticos do jogo.

Comentários are closed.