Notícias

Eric Faria questiona atuação do STJD em caso que envolve Gabigol e Arrascaeta: ‘Abre precedente perigoso’


O repórter Eric Faria, dos canais Globo, questionou a atuação do STJD após o órgão deferir denúncia após pedido feito pelo Athletico Paranaense. Adversária do Flamengo nas quartas de final da Copa do Brasil, a equipe paranaense entrou com ação por lances que aconteceram no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, no Maracanã.

Nesse sentido, Eric publicou no seu perfil no Twitter, um questionamento sobre como o STJD resolveu aceitar a denúncia 15 dias após o jogo: “O arbitro apita. O VAR apita. Agora, o STJD vai apitar o jogo de 15 dias atrás? Abre um precedente perigoso para a reta final da temporada”, questionou o repórter.

A partida de volta ocorre na próxima quarta (17), ou seja, daqui a oito dias. Além disso, o julgamento está marcado para o dia 16. Desse modo, o Flamengo poderia perder os dois jogadores às vésperas de duelo contra a própria equipe que realizou a denúncia.

Leia também: Alô Nação! Flamengo começa a vender ingressos para jogo contra o Athletico

Entenda a denúncia do STJD que Eric Faria questiona

Uma notícia surpreendeu todo o departamento jurídico do Flamengo nesta terça-feira (09). O STJD deferiu um pedido de reconsideração realizado pelo Athletico Paranaense e denunciou o meia Arrascaeta e o atacante Gabigol.

De acordo com o GE, o julgamento será no dia 16. Ou seja, apenas 24 horas antes do duelo de volta, na Arena da Baixada em Curitiba. Em entrevista ao portal, o vice-presidente do Flamengo e também responsável pelo jurídico do clube, Rodrigo Dunshee não mostrou um tom amistoso para falar sobre o caso.

“O que o procurador-geral fez é um desserviço ao futebol brasileiro, praticou uma heresia jurídica. Não cabe rever decisões de campo que foram apenadas pelo árbitro com cartão amarelo e devidamente revisadas pelo VAR. A lei esportiva não aceita isso e o procurador responsável havia arquivado o pedido na forma da lei. O procurador-geral mudou uma decisão correta sabe se lá para que fim. Isso envergonha o futebol brasileiro. É por essas que o sistema vigente está tão desgastado. Para o Flamengo essa é uma situação que não merece maiores comentários a não ser lamentar que a procuradoria tenha se envolvido em uma heresia jurídica que terá apenas a função de tumultuar o ambiente. Lamentável”, disse Dunshee.

O que o Flamengo sofreria

Possível pena e artigo que atingiria Gabigol

Art. 254-A – Praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente
PENA: suspensão de quatro a doze partidas.
§ 1º – Constituem exemplos da infração prevista neste artigo, sem prejuízo de outros:
(…)
II – desferir chutes ou pontapés, desvinculados da disputa de jogo, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido.

Possível pena e artigo que atingiria Arrascaeta

Art. 254. Praticar jogada violenta:
PENA: suspensão de uma a seis partidas.
§ 1º Constituem exemplos da infração prevista neste artigo, sem prejuízo de outros:
I – qualquer ação cujo emprego da força seja incompatível com o padrão razoavelmente esperado para a respectiva modalidade;
II – a atuação temerária ou imprudente na disputa da jogada, ainda que sem a intenção de causar dano ao adversário.

Siga o MRN no Twitter e Instagram!

Seja apoiador e ajude-nos a melhorar: CLIQUE AQUI e faça parte da comunidade.



Link do Artigo do MundoRubroNegro

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.