Notícias

Entenda porque o Flamengo mostra diferentes formas de atacar – Flamengo Com Vc, Mengo


Por Redação em 01/09/2022 às 12:10:23 Os quatro gols da goleada sobre Vélez Sarsfield foram construídos de modos diferentes. Uma prova dos muitos jeitos de atacar da equipe com Dorival Júnior Um, dois, três e quatro gols praticamente selam o Flamengo em mais uma final da Libertadores, após fazer o placar contra o Vélez Sarsfield, na Argentina. Além da artilharia pesada de Pedro e da grande fase de Éverton Ribeiro, o Flamengo mostrou que tem diversos modos de surpreender o adversário.

É só dar uma olhada em como os quatro gols foram contruídos. O primeiro veio de uma bola parada, que gerou um rebote para o cruzamento de Léo Pereira. O segundo foi um ataque rápido, gerado por uma recuperação de posse no campo ofensivo. O terceiro e o quarto foram jogadas trabahadas da defesa ao ataque, o chamado ataque combinativo.

+ Análise: posicionamento em campo e no continente agigantam Flamengo às portas de nova final

+ Com vaga na final encaminhada, Fla volta ao Rio de olho no Brasileiro

+ Queria, mas não levou: Vélez não dá bola do jogo a Pedro, destaque do Flamengo

Todos produzidos com os mesmos jogadores em campo. E com o mesmo esquema que Dorival usa desde que chegou ao time, o 4-3-1-2. O “segredo” não está no elenco ou no esquema, mas sim no entendimento dos conceitos que o time precisa aplicar e a grande variação na equipe. É um time de rotações.

Um exemplo é o lance do primeiro gol, que começa numa recuperação de bola. Preste atenção no posicionamento de Pedro: apesar de estar na frente do adversário, ele vira o corpo para a bola, com o intuito de prestar atenção na movimentação e poder interceptar, se o passe for feito para frente. Já Filipe Luís sai da linha defensiva e vai pressionar, porque entende que esse setor está bem preenchido de jogadores.

Flamengo pressiona a bola com quatro jogadores

Reprodução

O Flamengo recupera a bola e o que acontece é uma jogada de velocidade, uma forma que o time consegue produzir muitos gols na temporada. A bola cai do lado e as rotações acontecem a toda hora. Gabriel prende a defesa enquanto Pedro chega na área, e Éverton e Arrascaeta flutuam no espaço que sobra. Poderia ser qualquer um por ali. O nome pouco importa, porque qualquer um poderia fazer os mesmos papéis.

Jogada do segundo gol, trabalhada a partir de uma roubada de bola

Reprodução

Já o terceiro gol mostra uma forma completamente diferente de atacar. O Flamengo tem a bola e precisa articular um ataque a ponto de chegar na área. Para isso, abre o campo com Filipe Luís e Rodinei e faz uma saída de três cm a chegada de Éverton Ribeiro na mesma linha dos zagueiros. Esse movimento muitas vezes é feito por Thiago Maia ou por Luís: a troca é uma forma de promover rotações e movimentações que confundam o adversário.

Flamengo pode abrir o campo e ter Éverton recuado

Reprodução

A jogada vai para frente e o que acontece é mais uma rotação: Filipe Luís apoia por dentro, onde normalmente Gomes ou Vidal jogam. Enquanto ele faz isso, um dos volantes aproxima e Pedro fica fixo, para prender a defesa. Lembra que anteriormente era Gabigol que fez isso? Mais uma rotação!

Filipe Luis apoia por dentro

Reprodução

As rotações têm como base um conceito. Se Filipe Luís tem a bola, quem está próximo dele precisa aproximar e criar uma triangulação, como acontece com Thiago Maia e Gabigol acima.

E se a bola muda de lugar ou de jogador? Os mais próximos fazem o mesmo movimento anterior. Perceba na imagem como a triangulação do Flamengo continua a acontecer com jogadores diferentes, sempre com o intuito de aplicar o mesmo conceito até chegar ao gol.

Triagulações independem dos jogadores

Reprodução

É quase impossível não pensar que o Flamengo de Dorival Júnior não dispute a final da Libertadores de 2022. E não tem nada a ver com nível dos adversários, mas sim coma riqueza tática que o treinador colocou desde que chegou: um time que joga com diversas rotações e está sempre pronto para atacar de diferentes maneiras.

Me siga no Twitter

Me siga no Facebook

Me siga no Instagram

Fonte:

Tags:   .comu_erro {font-size: 10px;color: #aaaaaa;font-weight: bold;text-transform: uppercase;letter-spacing: 0.06em;background: #f4f4f4;padding: 0 10px;line-height: 23px;display: inline-block;margin-right: 2px;border-radius: 5px;cursor: pointer;padding-right: 5px;}.comu_erro svg{margin-top: 1px;margin-left: 5px;} Comunicar erro

Link do Artigo do FalandodeFlamengo

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.