Notícias

elenco do Flamengo denota forte relação com Nordeste; veja 6 no atual time


Há diversos ídolos e jogadores nordestinos identificados com o Flamengo. Sempre foi comum notar a quantidade de atletas do Nordeste vestindo a camisa do Mengão e na equipe atual não é diferente. Por isso, no dia do nordestino, vale lembrar os atletas do time contemporâneo que nasceram na região. São seis, e o Nordeste fica atrás apenas da região sudeste, com 14 jogadores. Dos 28 profissionais listados no site do clube, veja os números por região:

  • 14 – Sudeste
  • 6 – Nordeste
  • 3 – Sul
  • 1 – Norte

Leia Mais: Flamengo mandará jogos do Carioca no Norte e Nordeste em 2023

Dos 14 atletas do sudeste, seis são do estado do Rio de Janeiro e seis do estado de São Paulo. Minas Gerais completa a lista com dois nomes. Vale lembrar que ainda há quatro estrangeiros: Varela e Arrascaeta, do Uruguai e Arturo Vidal, do Chile, assim como Erick Pulgar.

Mesmo na segunda colocação, é fácil perceber a importância do Nordeste para o time, já que os nordestinos ficam atrás somente dos atletas da região onde o clube fica. Na história Flamenga, os torcedores aprenderam a idolatrar Júnior, Nunes, Ronaldo Angelim e muitos outros craques. Nomes como Obina, por exemplo, também fizeram sucesso na Gávea e ajudaram o Mais Querido. Veja quais são os seis nordestinos do Flamengo hoje:

Ayrton Lucas

Ayrton Lucas com a torcida do Flamengo ao fundo na Neo Quimica Arena
Ayrton Lucas com a torcida do Flamengo ao fundo na Neo Quimica Arena. Foto Marcelo Cortes / Flamengo

Ayrton Lucas nasceu em Carnaúbas dos Dantas, no Rio Grande do Norte. O Município fica na região do Seridó, onde há muitos sítios arqueológicos trazendo riqueza para a cultura brasileira. O jogador surgiu no ABC e veio para o Madureira, do Rio de Janeiro, em 2014. Seu último clube antes do Rubro-Negro foi o Spartak Moscou, mas com o conflito entre Rússia e Ucrânia, o lateral-esquerdo voltou ao Rio de Janeiro para defender nossa camisa.

Santos

Goleiro Santos em treino do Flamengo.
Goleiro Santos em treino do Flamengo. Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo

O goleiro Santos nasceu na saudosa Campina Grande, na Paraíba, uma das principais regiões industriais do Nordeste do país. Apesar de ser nordestino, Santos surgiu no Athletico-PR, onde ficou desde 2010 e só saiu para jogar pelo Flamengo, chegando em abril de 2022 aos 32 anos. O arqueiro já conquistou a titularidade e ajudou o time a chegar nas finais da Libertadores e Copa do Brasil.

Pablo

Pablo Flamengo
Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

O zagueiro Pablo foi mais um que deixou a Europa para fugir do conflito entre russos e ucranianos. Assim como Ayrton Lucas, Pablo estava em Moscou, na Rússia, mas defendia o Lokomotiv. Nascido em São Luís do Maranhão, o atleta chegou no time carioca em março de 2022 e foi festejado pelo então técnico do Flamengo, Paulo Sousa, que já havia trabalhado com Pablo no Bordeaux, da França.

Everton Cebolinha

Cebolinha comemorando gol do Flamengo no Maracanã
Fotos: Gilvan de Souza/Flamengo

Cebolinha foi um dos reforços mais recentes do Flamengo, chegando junto de Arturo Vidal na metade da temporada. O atacante nasceu em Maracanaú, no Ceará, cidade aclamada pelo renomado escritor Rodolfo Teófilo, da literatura regional-naturalista. O jogador chegou do Benfica, de Portugal, onde foi treinado por Jorge Jesus, ídolo do Mais Querido do Brasil.

Marinho

marinho flamengo
Foto: Divulgação / Flamengo

O atacante ainda busca melhorar seu futebol dentro do clube, mas já mostrou que tem capacidade para atingir o alto nível. Marinho está no Flamengo desde janeiro de 2022, quando deixou o Santos. O atleta é de Penedo, em Alagoas. O Município está situado às margens do Rio São Francisco, próximo da divisa com Sergipe.

Cleiton

Cleiton do Flamengo
Foto: Paula Reis / Flamengo

O jovem Cleiton é uma grande promessa para a zaga rubro-negra. Muitos torcedores já pediram mais minutos para a joia no time principal, mas ainda são poucos. O atleta tem 19 anos e treina com o time profissional. Nascido na Bahia, o zagueiro tem 1,94m de altura e chegou a entrar em cinco jogos do Flamengo em 2022, todos no Cariocão.

Flamengo não se esquece do dia do nordestino e faz publicação

Nas redes sociais, o Rubro-Negro carioca não deixou de prestar sua homenagem aos nordestinos do elenco atual e aos ídolos antigos com uma bela arte e a mensagem: “Terra de grandes artistas, referências intelectuais, gastronomia ímpar, natureza encantadora… Berço de torcedores e craques rubro-negros, é raiz do Flamengo! Parabéns e obrigado por tudo, Nordeste e Nordestinos”.

Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram.

Seja apoiador e ajude-nos a melhorar: CLIQUE AQUI e faça parte da comunidade.



Link do Artigo do MundoRubroNegro

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.