Notícias

Dorival ressignifica zaga do Flamengo e hierarquia de posições muda


Quando chegou ao Flamengo, antes mesmo do primeiro treino, Dorival Júnior escalou a defesa pelo nome, com Rodrigo Caio e David Luiz. Dezoito jogos depois, o técnico consolidou uma nova formação e ressignificou o setor, com importância semelhante a todos os zagueiros disponíveis. Hoje, contra o Athletico-PR, pelo Brasileiro, 16h, Pablo e Fabrício Bruno jogarão para confirmar quem será o companheiro de Léo Pereira na quarta-feira, pela Copa do Brasil, em virtude da suspensão de David Luz.

Independentemente do escolhido, será uma formação inédita. A dupla considerada titular tem sete jogos com Dorival Júnior e soma seis vitórias e um empate. Nessa sequência invicta, são apenas dois gols sofridos. A retomada de Léo Pereira, contratado em 2020 por R$ 34 milhões, se deu com a chegada do novo treinador. Desta forma, Pablo, contratado este ano a pedido de Paulo Sousa, por R$ 13 milhões, virou segunda opção do lado esquerdo.

Na direita, Fabrício Bruno, primeiro reforço da zaga em 2022, aproveitou brecha para atuar pela direita com a nova lesão de Rodrigo Caio, e agradou. O ex-jogador do Bragantino também sofreu com uma lesão grave no pé e precisou passar por cirurgia para a retirada de um fragmento ósseo. Antes de sua volta ao time, que ocorreu diante do Corinthians, pelo Brasileiro, Dorival havia dado nova oportunidade a Gustavo Henrique, que acabou indo bem também e foi vendido ao Fenerbahçe de Jorge Jesus.

A partir do jogo com o Tolima pela Libertadores o Flamengo passou a ter David Luiz e Léo Pereira nos jogos de mata-mata. No Brasileiro, jogaram Gustavo Henrique e Pablo, depois Rodrigo Caio e Fabrício Bruno, e em seguida Fabrício Bruno e Pablo, que enfrentaram Avaí, Atlético-GO e São Paulo, com dois gols sofridos nestes três jogos.

O desempenho da segunda dupla, ainda abaixo de David Luiz e Léo Pereira, passava obviamente por alterações em outras peças na equipe nas partidas do torneio por pontos corridos. Mesmo assim, o aproveitamento com Fabrício Bruno e Pablo em campo é de 100% dos pontos disputados.

As vitórias nos 18 jogos sob o comando de Dorival só não ocorreram quando o Flamengo tinha em campo Rodrigo Caio e David Luiz, Rodrigo Caio e Pablo duas vezes, Rodrigo Caio e Fabrício Bruno e no empate com o Athletico na Copa do Brasil, com David Luiz e Léo Pereira na defesa.

No ano, curiosamente, quem tem mais jogos com a camisa rubro-negra é David Luiz (33), seguido por Léo Pereira (35), Pablo (18), e Fabrício Bruno (14). Rodrio Caio (12) é o defensor do elenco com menos partidas em 2022.

Com a zaga em bom momento, técnico Dorival Jr preservará Vidal, que não deve iniciar a partida. O volante começará como titular na quarta-feira, contra o mesmo Athletico, mas pela segunda partida das quartas de final da Copa do Brasil, já que Thiago Maia está suspenso. Por isso, Maia começa jogando.

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.