Notícias

Dez jogos de Paulo Sousa no Flamengo; confira Raio-x antes de semifinal com Vasco


16/3/2022 13:32

Paulo Sousa em seu primeiro jogo como treinador do Flamengo no Maracanã — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Paulo Sousa chega ao seu primeiro clássico de caráter decisivo, contra o Vasco, nesta quarta-feira, pela semifinal do Carioca, com um número redondo para análises. Tem 10 jogos à frente do Flamengo, com sete vitórias, dois empates e uma derrota – aproveitamento de 76,6%.

Com o apoio do Espião Estatístico, o ge apresenta um raio-x sobre esta primeira dezena de partidas do português. Saiba quem é o artilheiro, os garçons, o líder de desarmes, em quanto está o saldo de gols, a minutagem dos atletas e outras estatísticas. Confira também todas as 10 escalações utilizadas por Paulo, que não repetiu o time em nenhuma delas.

LEIA TAMBÉM: Flamengo reafirma acordo de compra e atualiza pendências em contatos com Andreas e United

Artilheiro: alguma dúvida?
O goleador do Flamengo com Paulo Sousa, para variar, é Gabriel Barbosa. São oito gols em nove partidas, seis com o pé esquerdo (dois de pênalti) e dois com o direito. Gabigol só não marcou em duas partidas em 2022, nos clássicos com Fluminense (0x1) e Vasco (2×1). Veja abaixo os dois últimos anotados pelo 9, ambos contra o Bangu.

Artilheiros do Flamengo com Paulo Sousa:

Gabriel – 8 gols
Arrascaeta – 5
Pedro – 3
Léo Pereira – 2
Bruno Henrique, Diego Ribas, Everton Ribeiro, Filipe Luís, Gustavo Henrique, Marinho, Matheus França, Willian Arão – 1

Garçons do português
Melhor jogador do Flamengo na temporada e vice-artilheiro do time com cinco gols, Arrascaeta divide a liderança de assistências (quatro) com outros dois jogadores: Lázaro e Vitinho.

Cada um dos três merece destaque por seus feitos. Vitinho conseguiu um “hat-trick” de assistências na estreia de Paulo Sousa, nos 3 a 0 sobre o Boavista. Lázaro, o menos utilizado do trio, tem a melhor média: 0,5 por partida. Já o uruguaio, além da genialidade, merece menção honrosa por ter participado de quatro dos seis gols rubro-negros contra o Bangu, no último sábado.

Ranking de assistências com Paulo Sousa:

Arrascaeta – 4
Lázaro – 4
Vitinho – 4
Willian Arão – 2
Everton Ribeiro – 1
Gabriel – 1
Matheuzinho 1
Isla – 1
Pedro – 1
Renê – 1

Desarmes: João Gomes lidera

Uma das principais surpresas de Paulo Sousa após ser encostado por Renato Gaúcho, o volante Gomes sobra nos desarmes. Lidera o quesito com 26 em nove partidas, com média de 2,88 por jogo. A melhor média é de Thiago Maia, com três por confronto. Este, porém, jogou apenas três vezes em 2022, contra Boavista, Audax e Bangu.

Líderes de desarmes com Paulo Sousa:

Passes certos

Se Arrascaeta é o grande destaque do Flamengo no ano, Filipe Luís não está muito longe. Improvisado como zagueiro pela esquerda na primeira linha defensiva, função que já havia executado no Atlético de Madrid, um dos mais experientes rubro-negros segue como uma das grandes lideranças técnicas do elenco.

Com tempo de bola preciso e senso de colocação apurado, combate com eficiência e tem altíssimo índice de acerto de passes. É o primeiro colocado no quesito, com 343 (média de 49 por jogo).

Minutagem: Gabriel no topo outra vez
Gabriel segue como jogador de confiança de Paulo Sousa. É o rubro-negro com mais minutos desde a estreia do português. Foi reserva contra o Boavista e titular sem substituições em todos os outros oito compromissos dos quais participou – poupado, não pegou o Madureira.

Se somarmos os 11 com maior minutagem na gestão de Paulo Sousa, é possível formar o seguinte time: Hugo, Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Filipe Luís, Gomes, Arão e Everton Ribeiro; Arrascaeta, Gabigol e Pedro.

Certamente essa configuração dificilmente formará um time titular de Paulo Sousa, já que não há um lateral-direito de ofício e nem Bruno Henrique, um de seus principais atletas.

Todas as escalações com 27 jogadores
Treinador que faz valer a frase batida “eu não tenho 11 titulares”, Paulo Sousa rodou bastante o elenco rubro-negro em seus primeiros jogos e acaba de ganhar mais uma opção: o zagueiro Pablo, seu comandado no Bordeaux, da França. Até então 27 atletas foram utilizados em 10 formações diferentes.

Confira todas abaixo:

Boavista (3×0)
Hugo, Noga, Gustavo Henrique (David Luiz) e Cleiton; Matheuzinho, Thiago Maia, Gomes (Willian Arão) e Renê (Everton Ribeiro); Marinho (Gabigol) e Vitinho; Pedro (Rodinei).
Fluminense (0x1)
Hugo, Gustavo Henrique, Léo Pereira e Filipe Luís; Rodinei (Isla), Willian Arão, Andreas (Gomes) e Everton Ribeiro (Vitinho); Diego (Marinho) e Arrascaeta (Lázaro); Gabigol.
Audax (2×1)
Hugo, Isla, Léo Pereira e Filipe Luís (Cleiton); Matheuzinho (Everton Ribeiro), Thiago Maia (Willian Arão), Andreas e Lázaro; Arrascaeta (Marinho); Pedro (Diego) e Gabigol.
Nova Iguaçu (5×0)
Hugo Souza, Fabrício Bruno, Gustavo Henrique (Filipe Luís) e Léo Pereira (Pedro); Rodinei, Willian Arão, Gomes (Diego) e Everton Ribeiro (Renê); Arrascaeta e Marinho (Vitinho); Gabigol.
Madureira (2×1)
Diego Alves, Isla (Matheuzinho), Noga, Cleiton e Renê (David Luiz); Gomes, Andreas (Willian Arão) e Diego; Vitinho (Bruno Henrique), Marinho (Everton Ribeiro) e Pedro.
Atlético-MG (2×2)
Hugo Souza, Fabrício Bruno, David Luiz e Filipe Luís (Léo Pereira); Rodinei (Matheuzinho), Gomes, Willian Arão e Everton Ribeiro (Lázaro); Arrascaeta (Vitinho) e Bruno Henrique (Diego); Gabriel.
Botafogo (3×1)
Hugo Souza, Fabrício Bruno, David Luiz (Filipe Luís) e Léo Pereira; Matheuzinho, Willian Arão (Gomes), Andreas Pereira e Lázaro (Vitinho); Arrascaeta (Marinho); Gabigol e Pedro (Bruno Henrique).
Resende (2×2)
Diego Alves, Fabrício Bruno, Léo Pereira (David Luiz) e Filipe Luís (Lázaro); Rodinei, Gomes (Willian Arão), Andreas e Everton Ribeiro (Vitinho); Bruno Henrique, Pedro (Arrascaeta) e Gabriel.

Números gerais do Flamengo com Paulo Sousa
Jogos: 10
Vitórias: 7
Empates: 2
Derrotas: 1
Aproveitamento: 76,6%
Gols pró: 27
Gols sofridos: 9

Curiosidades:

*Em três clássicos, o Flamengo venceu dois – 3 a 1 sobre o Botafogo e 2 a 1 contra o Vasco – e perdeu um (1 a 0 para o Fluminense).

*Embora Paulo Sousa dê atenção especial ao setor defensivo, o Flamengo só não foi vazado em duas oportunidades. Nas goleadas sobre Nova Iguaçu e Bangu, por 5 a 0 e 6 a 0 respectivamente.

*Embora vice-campeão da Taça Guanabara, o Flamengo terminou o primeiro turno com o melhor ataque (27 gols, dois sob orientação de Fábio Matias) e com o artilheiro – Gabigol, que marcou sete vezes.

Dez, jogos, Paulo Sousa, Flamengo, Raio-x, semifinal, Vasco


24 visitas – Fonte: globoesporte



VEJA TAMBÉM

Venda de ingressos para o segundo jogo da semifinal se inicia nesta quarta

Arrascaeta iguala Valido e entra no Top 5 dos gringos com mais gols pelo Flamengo

Aposte no Flamengo contra o Vasco pela Betfair

VEJA: Flamengo aparece entre os seis melhores clubes do mundo em ranking do IFFHS; confira

CONFIRA: Flamengo tem dificuldade para fechar com novo goleiro e negócio vira novela

E MAIS:

CEBOLINHA NO FLAMENGO OU PALMEIRAS? LISTA PRO MUNDIAL; DIEGO COSTA VEM HJ? ANDREAS: MICHAEL E MAIS

Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas



Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.