Notícias

Corinthians mostra poder de reação: tudo pode acontecer no jogo de volta


A noite de quarta-feira (24) teve as primeiras semifinais da

Copa do Brasil

. E eu gostaria de começar falando

do empate entre Fluminense e Corinthians, por 2 a 2, no Maracanã

.

Eu vi um

Fluminense

com ótimo toque, envolvente e com muita posse de bola, mas sem definir a partida — um time que não se aproveitou de ter jogado melhor e de ter o Maracanã lotado, com o grande apoio da sua torcida.

Também vi um

Corinthians

que, mesmo sendo dominado por boa parte do jogo, demonstrou poder de reação, coisa que não tinha mostrado até agora.

O time está mais confiante e criou corpo na Copa do Brasil

, depois da vitória por 4 a 1 contra o

Atlético-GO

nas quartas de final.

Se o segundo jogo fosse na próxima semana, me arriscaria a dizer que o Corinthians seria o favorito para vencer e se classificar para a final. Mas como o jogo só será daqui três semanas (em 15 de setembro), tudo pode pode acontecer — de bom e de ruim. Mas, de qualquer maneira, jogando na Neo Química Arena lotada e com a Fiel Torcida empolgada, acredito na classificação do Timão, apesar de ter certeza que será um jogo complicado.

Mas voltando ao jogo de ontem à noite: o Fluminense saiu na frente após um pênalti desnecessário do Fagner, com 25 segundos. O Ganso fez 1 a 0, batendo muito bem. Depois disso, o Fluminense acelerou mas o Corinthians pouco a pouco foi equilibrando a partida. Mesmo assim, o Cássio precisou fazer uma defesa espetacular numa cabeçada forte do Cano, frente a frente. Nessa jogada, o atacante argentino deveria ter cabeceado a bola forte no primeiro pau ou ter virado o pescoço para colocar do outro lado, o que não diminui em nada a grande defesa desse que, para mim, é o melhor goleiro da história do Corinthians.

Num erro, o Yuri Alberto se aproveitou e deu um passe de sinuca, deixando o Renato Augusto na frente do Fábio. Com muita classe, ele deu só um tapa em diagonal para empatar o jogo.

Mais uma vez, a falta de atenção do Fagner se repetiu nos primeiros segundos da etapa final, quando ele tomou uma bola nas costas que resultou num cruzamento do Gil tirando para a entrada da área e o Árias batendo de primeira, para fazer um belo gol, sem defesa para o Cássio.

Mas, diferentemente do primeiro tempo, o time do Vítor Pereira não conseguiu equilibrar o jogo e correu o risco de tomar mais gols. Não porque o Corinthians tenha se abatido, mas porque o time cansou — principalmente o seu jogador mais talentoso, que é o Renato Augusto. Ele é o cara que dita a dinâmica e o ritmo do time.

O empate do Corinthians veio já no finalzinho do jogo. Em um erro de saída de bola, o Fagner se recuperou dos erros dos dois gols do Fluminense e deu um belo passe para o Róger Guedes dominar, já girando e batendo na diagonal, que garantiu a igualdade no primeiro jogo.

No Morumbi, Flamengo aproveita erros para derrotar o São Paulo

Everton Cebolinha comemora gol do Flamengo sobre o São Paulo pela Copa do Brasil - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF

Everton Cebolinha comemora gol do Flamengo sobre o São Paulo pela Copa do Brasil

Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

No Morumbi, teve o confronto de dois ex-jogadores de épocas diferentes que viraram treinadores. Rogério Ceni sabia que, além de jogar bem, o

São Paulo

não poderia vacilar em momento algum contra o

Flamengo

do Dorival Júnior.

Mas a diferença técnica, de entrosamento e de confiança do Flamengo para o São Paulo é enorme. O Tricolor está inconstante na temporada, vai mal no Brasileiro e foi passando de fase na Copa do Brasil sem convencer muito, mesmo tendo eliminado um rival forte como o Palmeiras nas oitavas de final.

Eu falei na terça-feira, no

Cartão Vermelho

, que o São Paulo teria que colocar o jogo em uma grande intensidade, ser muito forte na marcação e evitar vacilos perto da área. Já o Flamengo, além de ter um grande time, está numa fase excelente e pode chegar em duas finais, na Copa do Brasil e na Libertadores.

E o que aconteceu foi exatamente o que eu havia imaginado: o Tricolor fez uma ótima partida, mas o time da Gávea não perdoa um mínimo erro.

Por isso, ganhou por 3 a 1

. O Flamengo conseguiu fazer três gols em momentos cruciais do jogo, enquanto o São Paulo foi bastante agressivo no segundo tempo, principalmente depois do seu gol.

O problema é que o time do Morumbi não conseguia, apesar da pressão, tirar o foco do Flamengo, que aproveitou as falhas para matar o jogo e, na minha opinião, garantir a classificação. E aí eu destaco o terceiro gol do Flamengo,

o primeiro do Cebolinha com a camisa rubro-negra

. Que alívio que dá! Quando o atacante chegou há pouco tempo, ele mesmo se cobra para chegar ao primeiro gol — não são os torcedores, nem a imprensa.

Mesmo com os 3 a 1 de ontem à noite e o jogo de volta em 14 de setembro, no Maracanã, não é impossível para o São Paulo chegar à final da Copa do Brasil, mas acho muito improvável.

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.