Notícias

Conheça o Tolima, adversário do Flamengo nas oitavas de final da Libertadores


(Foto: Reprodução/Twitter/cdTolima)

O Flamengo descobriu, nesta sexta-feira (27/05), o adversário das oitavas de final da Libertadores. O Tolima, da Colômbia, foi o sorteado. A equipe não tem tanta tradição na competição internacional e é pouco conhecida no Brasil. Entretanto, o time tem bons números na temporada e fez a mesma pontuação que o Atlético-MG na fase de grupos.

Tolima é um time fundado em 1954, que demorou para começar a aparecer no futebol. Em 1982, participou da Libertadores pela primeira vez e surpreendeu a todos, chegando no triangular da semifinal. Depois disso, porém, a equipe participou de mais 8 edições (83, 2004, 07, 11, 13, 19, 20 e 22) e essa é a primeira vez que avança para o mata-mata.

No futebol nacional, foi conquistar o primeiro título em 2003. O clube virou empresa em 2011, mesmo ano em que ficou mais conhecido no Brasil, por eliminar o Corinthians de Ronaldo na pré-Libertadores. O time voltou a ser campeão Colombiano em 2018 e é o atual vencedor do torneio, tendo conquistado em 2021 o tricampeonato da história.

Atual temporada

O time começou bem 2022. Na primeira fase do Campeonato Colombiano, passou na segunda colocação, atrás apenas do Milionários. Já na Libertadores, em um grupo complicado com Atlético-MG, América-MG e Independiente de Valle, o Tolima passou na segunda colocação, com os mesmos 11 pontos do Galo.

No torneio, a equipe colombiana perdeu apenas para o Atlético-MG na estreia, em casa. O mando de campo também não fez tanto efeito, pois o time empatou com o América-MG. A  outra partida que terminou empatada foi contra o del Valle, na altitude. Já as vitórias foram contra o time equatoriano e os dois mineiros, ambos no Brasil.

Já na temporada, o Tolima disputou 31 jogos até aqui, com apenas 5 derrotas. Ao todo, foram 18 vitórias e 8 empates, com 49 gols marcados. Mas, o que chama atenção é a defesa. Time foi vazado apenas 28 gols sofridos, sendo uma média de 0.9 por partida. Além disso, o máximo de gols que a equipe sofreu em um confronto foi de dois.

Ou seja, é um time que se defende muito forte e, até quando perde, costuma “vender caro” o resultado. No ataque, muita força física e buscando a velocidade, principalmente em contra-ataques.

Link do Artigo do DiariodoFla.com.br

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.