Notícias

CBF quer fazer mudanças de última hora nas regras do Brasileirão 2023


O Campeonato Brasileiro 2023 inicia em 15 de abril, mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda pretende fazer alterações no regulamento. O Conselho Técnico da entidade se reúne nesta terça-feira (14) para decidir sobre três ítens específicos que já valerão para a edição que inicia em dois meses.

De acordo com o jornalista Rodrigo Mattos, a CBF pretende colocar para apreciação e votação dos clubes três ítens específicos. São eles a nova linha do VAR, a perda de pontos por casos de racismo e o aumento do limite de estrangeiros na súmula.

Leia Mais: Flamengo x Vasco: Ferj confirma estádio e horário do clássico

Na questão da “linha mais gorda” do VAR, a CBF já fez um teste na Supercopa do Brasil, entre Flamengo e Palmeiras. Na ocasião, não houve nenhum lance em que a nova linha entrou em ação. No lance mais poolêmico da partida, no quarto gol do Palmeiras, o lateral Maike estava impedido, mas a arbitragem não viu interferência.

A CBF já tem autorização da FIFA para alterar a linha de impedimento do VAR e passar utilizar a linha mais gorda, o que potencialmente reduzirá os casos de impedimentos milimétricos. Essa alteração tem chance bastante elevada de ser posta em prática já no Brasileirão 2023.

No caso da perda de pontos por casos de racismo, ainda há muito a ser debatido. Trata-se de uma demanda do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. O dirigente, porém, sabe que haverá resistência à ideia. O Conselho Técnico será um fórum de debate para a questão.

Racismo, estrangeiros e VAR na mira da CBF em 2023

Por último, A CBF quer analisar o aumento do limite de estrangeiros na súmula de cada partida. Atualmente, cada time pode inscrever apenas cinco atletas naturais de outro país. O São Paulo, que tem oito jogadores não-brasileiros, foi o primeiro a apresentar a demanda.

O Flamengo, atualmente, tem quatro com Arrascaeta, Varela, Pulgar e Vidal, mas com a chegada de Rossi, em julho, o clube baterá no limite atual. Se todos os clubes concordarem, o limite deve ser ampliado para sete jogadores na súmula. As três alterações, se aprovadas, poderão entrar em vigor já em 2023, pois serão incluídas na atualização anual do Regulamengo Geral de Competições da CBF, que são as regras que regem todos os campeonatos.

Seja apoiador e ajude-nos a melhorar: CLIQUE AQUI e faça parte da comunidade.

Últimas notícias do Flamengo

Link do Artigo do MundoRubroNegro

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.