Notícias

Carro de Zico continua rodando e vira relíquia para rubro-negros


Grande destaque do 3 a 0 do Flamengo sobre o Liverpool na final do Mundial de Clubes em 1981, Zico foi eleito o melhor em campo naquela manhã em Tóquio. Na época, uma das patrocinadoras do torneio que definia o melhor time do ano era a empresa de automóveis Toyota, que dava ao eleito um carro. Assim, o camisa 10 rubro-negro ganhou como prêmio por sua atuação contra os ingleses um Toyota Celica, modelo 1982.

Quase 40 anos depois de ter sido agraciado, Zico mantém o carro intacto na garagem da casa dele no Rio de Janeiro. Depois de toda a confusão gerada para trazer o carro para o Brasil,

contada pelo jornalista Dudu Monsanto ao programa Dividida, apresentado por Mauro Cezar Pereira no UOL

, Zico só foi efetivamente andar com o Toyota Celica em 1985. Isso porque ele foi vendido para a Udinese, da Itália e só foi poder dirigir o carro quando retornou ao Brasil para defender o Flamengo. Até então, quem cuidava do carro era o irmão mais velho de Zico, Edu, maior ídolo do América-RJ.

“É meio uma máquina do tempo. Acho ele com um design bonito, tipo um Maverick”, falou Zico em entrevista ao Podcast 81, de Eduardo Monsanto, que conta histórias do título mundial do Flamengo.

A falta de peças fez com que Zico fosse até aos Estados Unidos para encontrar componentes que precisava para repor o que o tempo desgastou.

Zico adora fazer roncar o motor 2.0 em passeios esporádicos. Embora o carro tenha 39 anos, a chance de o “Galinho” vendê-lo é impossível. Mas alguns torcedores do Flamengo poderão ter uma réplica do modelo

O site Memorabilia do Esporte fez 81 réplicas em miniatura do Toyota Celica que Zico ganhou. São 25 centímetros de pura nostalgia e relíquia para os torcedores rubro-negros.

“Durante a pandemia, pensei em qual presente eu poderia dar para o Zico, que tem praticamente tudo. Aí tive a ideia e procurei a empresa do Nelsinho Piquet, que faz miniaturas de carros da Stock Car. Eles toparam a ideia e começamos fazer”, explica Bruno Neves, um dos sócios do site e que trabalhou com Zico por alguns anos.

Para conseguir a reprodução fidedigna do carro, o modelo foi filmado por vários ângulos e fotografado muitas vezes. O resultado é uma miniatura que remete fielmente ao original, com direito a placa, adesivos e um autógrafo do maior ídolo da história do Flamengo.

Quem comprar o carro, que tem preço variando de R$ 1.481 a R$ 1.981, também poderá a ter direito a um kit comemorativo, com documento explicando o protótipo, um quadro em tamanho A4 com números de Zico naquela temporada de 1981 e um vídeo personalizado do Galinho.

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.