Notícias

Brasil domina metade das vagas nas fases finais da nova Libertadores


Os times brasileiros conseguiram cinco vagas na fase de quartas-de-final da Libertadores-2022: Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Athletico-PR e Corinthians. Repete-se uma tônica da competição desde que a Conmebol optou por aumentar as vagas do país na competição. O Brasil obteve praticamente metade das vagas nos últimos seis anos do torneio continental.

A Conmebol mudou os critério de classificação para a Libertadores para a edição de 2017. A partir daí, os brasileiros passaram a ter sete vagas garantidas, com duas adições em relação ao número anterior. Na atual edição, foram nove equipes nacionais por conta dos dois títulos continentais.

Desde então, times brasileiros ocuparam 23 vagas na fase de quartas-de-final da Libertadores de um total de 48 postos. E, fora 2017, tiveram pelo menos dois semifinalistas em todas as edições.

Como resultado desse domínio, o país já teve duas finais seguidas só com equipes brasileiras, e acumula três títulos seguidos. No período de cinco anos, de 2017 a 2021, o Brasil só não foi campeão da Libertadores em 2018, com o título do River Plate.

A Argentina também teve a adição de uma vaga na reforma da Libertadores. Seus times são presença constante nas fases finais, mas em bem menor número do que os brasileiros. Foram 15 vagas.

Na atual edição, a Argentina tem três classificados às quartas de final, Estudiantes, Velez Sarsfiled e Talleres. Os gigantes Boca Juniors e River Plate foram eliminados.

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.