Notícias

Athletico-PR já é mais relevante que quais clubes do grupo dos ’12 grandes’? Veja opinião dos comentaristas dos canais Disney


Athletico-PR, que vem em crescimento nos últimos anos, enfrenta o Palmeiras nesta quarta-feira (23), pelo jogo de ida da Recopa Sul-Americana

Nesta quarta-feira (23), o


Athletico-PR


recebe o


Palmeiras


, às 21h30 (de Brasília), na Arena da Baixada, pelo jogo de ida da


Recopa Sul-Americana


.

Atual campeão da


Copa Sul-Americana


, o Furacão tenta se consolidar cada vez mais como protagonista no cenário do futebol brasileiro e continental.

Nos últimos anos, o clube de Curitiba conquistou grandes taças, como uma


Copa do Brasil


, batendo o


Internacional


na final, e duas Sul-Americanas, além de uma

Levain Cup

(antiga Copa

Suruga Bank

).

Ao mesmo tempo, o Rubro-Negro se destacou pelas vendas de atletas tanto para o mercado externo, como

Bruno Guimarães

para o


Lyon


, quanto interno, casos de

Rony

, para o


Palmeiras


, e

Pablo

, para o


São Paulo


, só para citar alguns.

Fora de campo, o Athletico se destaca com ótimos números nas finanças e sucessivos superávits, com receita já superior a de vários clubes considerados grandes do país.

Na questão de patrimônio, o Furacão possui um dos estádios mais modernos do país, além de um CT de primeira linha, que já foi usado até pela


seleção brasileira


.

Com tudo isso dito, surge uma questão: atualmente, o Athletico-PR já é

mais relevante

que quais clubes do tradicional grupo dos “12 grandes”, que inclui as maiores equipes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul?

Para ter a resposta, o


ESPN.com.br

ouviu os especialistas dos canais esportivos do grupo


Disney

, que opinaram sobre o tema.


Confira abaixo as opiniões

:


Paulo Cobos


Blogueiro do ESPN.com.br

Dá para antipatizar fácil com Athetico-PR. Impossível não admirar como se tornou um grande brasileiro.

Mário Celso Petraglia, o mentor da transformação do Athletico-PR, é um cartola difícil de engolir. Egoísta, egocêntrico, polêmico e muitas vezes desprezando até o seu próprio torcedor, ele foi o responsável por fazer do time curitibano uma potência com um belo estádio, estrutura invejável e que é capaz de brigar por títulos nacionais e internacionais.

Nenhum clube de um mercado fora dos quatro principais centros do futebol brasileiro chegou tão longe. Principalmente por causa de Petraglia, o Athletico-PR está longe se ser um clube que causa simpatia além de seus torcedores.

Mas vamos direto ao ponto: é até fácil antipatizar com o Furacão, mas é impossível não admirá-lo.

O Athletico-PR pode não ter a tradição, os craques históricos dos ditos 12 maiores clubes do Brasil. Mas é hoje um clube que passou praticamente metade desses clubes no que é hoje ser grande: estrutura, torcida, capacidade de disputar títulos.

O Athletico-PR não está no futebol para ser um time que causa simpatia. Ele foi projetado para ser um time temido. E clube grande é assim: temido. Nisso, está anos-luz à frente de boa parte dos chamados gigantes do futebol brasileiro.


Leonardo Bertozzi


Comentarista dos canais Disney e blogueiro do ESPN.com.br

Acho que a discussão sobre relevância pode existir de acordo com vários critérios: histórico, conquistas, torcida, alcance… Então, nunca é uma coisa só.

O fato é que a gente não tem nenhum motivo para se incomodar ou se “assustar” com a menção do Athletico-PR como um dos clubes mais importantes do país, dada a estabilidade que o time alcançou com sua estrutura, com a presença constante em fases finais de grandes campeonatos e, acima de tudo, com as conquistas em âmbito nacional e internacional.

Falamos de um time que já ganhou Brasileiro, já ganhou Copa do Brasil e faturou títulos internacionais. É uma equipe que hoje, até internacionalmente, é olhada como uma das mais importantes do futebol brasileiro.

A divisão do grupo dos “12 grandes” é muito mais uma questão de tradição e regionalização do que propriamente uma medida de força de cada time. Essa divisão se construiu em um contexto em que os campeonatos regionais eram muito mais importantes que os nacionais e internacionais, então causa alguma distorção histórica.

O fato é que hoje não se pode olhar para o Athletico-PR como se fosse uma equipe fora do patamar dos times que estão nesse bloco.


Vítor Birner


Comentarista dos canais Disney

O Athletico ganhou o Brasileirão, a Copa do Brasil, a Copa Sul-Americana e disputou a decisão da Libertadores neste século. Além do elogiável desempenho com bola, possui CT e o estádio modernos. A sua torcida é fanática. Não enxergar a equipe dentro da elite dos clubes nacionais é ignorância.

Veja os feitos e patrimônio, compare com os dos outros, e forme a sua opinião.Tudo depende dos seus critérios. Esses tornam subjetiva a conclusão.

Posso citar o Coritiba. Tem o título nacional na década de 80, o próprio estádio e torcida, porém, ao contrário do Athletico, faz tempo que se colocou como zebra nos principais torneios – e que tem como principal objetivo ser, de forma consistente, time da 1ª divisão nacional. Mesmo assim continua sendo grande.

Cito o Botafogo. Antes da SAF (acho que vai melhorar sendo gerenciado de maneira profissional, tenho que esperar para se a expectativa virará resultado), vivia como equipe do 3º escalão daqui. As do primeiro são candidatas nos principais torneios. As do segundo nos secundários, mas, em regra, terminam os mesmos em posições intermediárias, sem risco do descenso. O Glorioso apenas lutava, com enorme dificuldade, para continuar no Brasileirão. Ficou menos competitivo, entretanto nunca perdeu a grandeza.

O Vasco está na 2ª divisão e continua sendo gigante. Seus 10 milhões de torcedores e currículo garantem o

status

.

Nessa era do imediatismo, há quem avalie por impulso. Discordo deles. É muito demorada a construção da grandeza de clubes, como é a da perda. O Once Caldas ganhou Libertadores e ninguém põe a equipe na elite da América. Se tivesse mantido por décadas os êxitos, entraria no grupo dos grandes.

É o que o Furacão vem fazendo.


Bruno Vicari


Apresentador dos canais Disney


Ubiratan Leal


Comentarista dos canais Disney e blogueiro do ESPN.com.br

Eu não gosto de pegar, para esse tipo de comparação, um recorte de cinco anos. Em cinco anos, o sucesso de uma equipe pode ser reflexo apenas de um bom time, de um bom grupo, de uma boa gestão ou de um momento em que o clube estava enriquecido por algum motivo e foi competitivo.

O Athletico, nos últimos cinco anos, tem duas Copas Sul-Americanas, uma Copa do Brasil e um vice de Copa do Brasil. É claro que é bastante coisa, mas basta lembrar que o Bragantino também teve sucesso semelhante no início dos anos 90, assim como o São Caetano no começo dos anos 2000.

Gosto de analisar um universo maior, para ver o patamar que um clube se estabeleceu além de uma ou duas boas gestões. E acho que o Athletico-PR é forte nesse quesito, mesmo olhando um recorte maior.

Pegando, por exemplo, o século XXI, já é um recorte de mais de 20 anos. O Athletico soma todos os títulos que já citei, mais um Brasileirão, um vice de Brasileirão, um vice de Libertadores e outro vice de Copa do Brasil. Então, o Furacão tem sido competitivo ano após ano. Não todos os anos, mas com uma grande frequência.

Se a gente fizer uma comparação com os clubes do G-12 no século XXI, o Athletico tem mais temporadas competitivas que Vasco e Botafogo, e se parece bastante com o Fluminense. Não podemos esquecer que o Flu tem dois títulos do Brasileiro, um de Copa do Brasil e vices de Libertadores e Sul-Americana, então também conquistou bastante coisa. Teve um período de baixa, mas agora voltou a ser competitivo e brigar sempre por vaga na Libertadores.

Acho, portanto, que Athletico-PR está nessa: acima de Botafogo e Vasco e empatado com o Fluminense nos últimos 20 anos em competitividade. Não estou falando que é maior ou menor que esses clubes, mas, em termos de competitividade, está superior ou no mínimo igual.

Olhando outras equipes: os grandes de São Paulo tiveram altos e baixos, mas conquistaram muita coisa, então ficam acima. Assim como os grandes gaúchos e mineiros: todos tiveram altos e baixos, mas conquistaram mais que o Furacão.

Mas o patamar de hoje é muito bom se comparado ao nível que o Athletico competia antigamente. Hoje, o clube está num nível que a gente equipara aos clubes do G-12. E isso não é pouca coisa.


Gustavo Hofman


Comentarista dos canais Disney e blogueiro do ESPN.com.br

O Athletico, há muito tempo, é um dos grandes clubes do Brasil.

O conceito de “12 grandes” é algo absolutamente ultrapassado, preso ao período onde os Estaduais eram os torneios mais importantes e, consequentemente, essas equipes estavam sempre disputando títulos.

Logicamente, grandes que estão atualmente na 2ª divisão não perdem o tamanho do dia para a noite. Alguém seria louco de questionar Vasco da Gama e Cruzeiro, por exemplo, clubes com péssimas administrações, mas torcidas gigantes?

De qualquer modo, não é possível viver de tradição para sempre, assim o caminho da profissionalização é inevitável. O Athletico buscou esse caminho bem antes de quase todos os clubes no Brasil, por isso é forte atualmente e muito bem estruturado.


Mário Marra


Comentarista dos canais Disney e blogueiro do ESPN.com.br


André Donke


Comentarista dos canais Disney e blogueiro do ESPN.com.br

Os feitos recentes do Athletico-PR o colocam em uma realidade esportiva significativamente mais à frente do que clubes como Botafogo e Vasco, que há muitos anos não conseguem se colocar em um cenário de competitividade pela conquista qualquer uma das competições continentais ou nacionais de elite.

Além disso, é um clube com um estádio de impacto e uma ótima estrutura. Porém, o apelo nacional que os dois cariocas têm são enormes e não são simplesmente superados por uma sequência de taças.

Em vez de substituir um clube por outro, prefiro simplesmente colocar o Athletico-PR ao lado dos times apontados como 12 grandes, embora seja um conceito que não me agrade muito, tendo em vista a desigualdade financeira e de atenção destinada às diferentes regiões do futebol brasileiro.

Resumindo, acho que a grandez no futebol brasileiro vai além de 12 clubes, e este grupo certamente envolve o Athletico.


Fábio Sormani


Comentarista dos canais Disney e blogueiro do ESPN.com.br

Prefiro não entrar nessa dividida agora que Vasco e Botafogo se tornaram SAFs.

Acho que vale mais a pena a gente dizer que temos agora 13 clubes grandes, ao invés de dizer que o Athletico hoje é maior do que este ou aquele.

Pra mensurar isso tem que se levar muitas coisas em conta e uma resposta dessas jamais será precisa.

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.