Notícias

Arrascaeta pode ser titular nesta terça, contra Portugal


Arrascaeta ao lado de Paulo Bento, técnico da Coréia do Sul – Foto: Divulgação

O GLOBO: O Uruguai vai para seu segundo jogo na Copa do Mundo — o clássico contra Portugal, às 16h — pressionado. Não exatamente pela situação na tabela, já que há ainda duas rodadas para conquistar a classificação, mas pela pobreza criativa apresentada na estreia. O temor é de que, se repetir a atuação do 0 a 0 com os sul-coreanos, a Celeste seja atropelada pelo time de Cristiano Ronaldo e se complique na briga pela vaga. Por isso, é consenso no país que a equipe precisa de mudanças. E o nome que mais ganha força é o de Giorgian De Arrascaeta.

Assim como a torcida do Flamengo, os uruguaios também querem Arrascaeta no time. A formação utilizada pelo técnico Diego Alonso na estreia mostrou-se pouco construtiva. Suárez e Darwin Nuñez atuaram isolados e tiveram poucas chances para concluir.

O início com o camisa 10 no banco não chegou a surpreender os uruguaios, já que ele não vinha sendo titular nas últimas partidas com Alonso. Dois fatores explicam essa decisão: o primeiro é a lesão no púbis que o deixou fora de alguns compromissos do Flamengo e da Celeste. Só que o próprio afirmou estar 100% recuperado, o que aumentou a pressão por sua utilização.

— Estou bem. Aí tem que perguntar para o treinador. É opção dele. Graças a Deus tenho melhorado bastante dos problemas que eu tive recentemente e estou 100%. Com certeza (poderia ter jogado) — disse o uruguaio na saída do estádio após o empate com a Coreia do Sul.

O outro ponto é a falta de convicção do técnico no meia dentro de seu esquema. O Uruguai de Alonso tem variado entre o 4-4-2 e o 4-3-3. Arrascaeta é utilizado na primeira formação. No entanto, é visto como alguém que não faz a a recomposição defensiva tão bem. E, na cabeça do comandante, Nuñez e Suárez já são as duas peças menos exigidas sem a bola. Com isso, o time precisa de duas linhas de quatro bem agressivas para recuperar a bola e acionar os dois atacantes.

O empate com a Coreia pode obrigar Alonso a ceder nesta convicção. Na entrevista coletiva dada na véspera do confronto, o treinador admitiu que deve promover alguma mudança. Segundo a imprensa uruguaia, há duas possibilidades. Uma delas é adotar um 3-5-2 com Gustavo Varela, também jogador do Flamengo, como um ala. A outra é o 4-4-2, no qual Arrascaeta e De La Cruz brigam por uma vaga no meio-campo.

— Sempre analisamos variantes e possibilidades. Acho que desde que sou o técnico da seleção tenho mostrado que cada jogo é uma história diferente. Os jogadores sempre têm oportunidades de participar — disse Alonso.

No líder Portugal, as únicas mudanças esperadas são motivadas por lesão. O veterano Pepe entra na zaga no lugar de Danilo. Já William Carvalho deve assumir o lugar do luso-brasileiro Otávio, que saiu do primeiro jogo com dor na coxa direita.

Link do Artigo do FlaResenha

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.