Notícias

Árbitro revelação apita o jogo mais importante do Brasileirão até agora


Palmeiras e Flamengo fazem neste fim de semana não apenas o jogo da rodada, mas o jogo do campeonato até agora. O grau de dificuldade esperada, que leva em consideração o ranking da CBF e a classificação dos times na tabela, é máximo. Isso porque os times ocupam, respectivamente, a primeira e segunda posições no ranking e na tabela do campeonato.

O escolhido para apitar o principal jogo do Brasileirão foi Ramon Abatti. Ele é um árbitro de Santa Catarina que entrou no quadro da CBF em 2017 e estreou na série A em 2020, no jogo Atlético MG 2 x 1 Bragantino. Desde então, a ascensão do árbitro foi bem rápida e por mérito dele.

Abatti tem no seu currículo 42 jogos na Série A (11 em 2020, 14 em 2021 e 17 em 2022) e tem chamado atenção pelo seu condicionamento físico e rigor disciplinar. Na tabela de classificação dos árbitros, que é baseada em critérios técnicos e na dificuldade dos jogos apitados, Abatti está em terceiro lugar empatado com Raphael Claus, com nota média de 7,21 (inserir link para publicação do Blog com a tabela de classificação).

Árbitro Ramon Abatti vai apitar Palmeiras x Flamengo, no domingo — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
1 de 1 Árbitro Ramon Abatti vai apitar Palmeiras x Flamengo, no domingo — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Árbitro Ramon Abatti vai apitar Palmeiras x Flamengo, no domingo — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Neste Brasileirão, foi o árbitro que mais apresentou cartões vermelhos. Foram 10 cartões vermelhos, nenhum para Palmeiras nem Flamengo. Abatti tem médias de faltas (27 por jogo), de amarelos (5 por jogo) e de tempo de bola rolando (58%) iguais a do Brasileirão.

Em 17 jogos este ano, com 8 vitórias dos mandantes, 5 empates e 4 derrotas, Abatti foi socorrido pelo VAR 11 vezes, sendo 5 vezes em lances de impedimento e 6 vezes em lances de decisão dele (4 pênaltis e 2 cartões vermelhos). Nenhuma de suas revisões de VAR envolveu Palmeiras ou Flamengo.

Desde que estreou na Série A em 2020, Abatti ja apitou 4 jogos do Palmeiras (1V, 1E, 2D) e 5 jogos do Flamengo (3V, 1E, 1D). Neste Brasileirão, apitou apenas 1 jogo do Palmeiras (PAL 4 x 2 ATL-GO), quando expulsou corretamente Arthur Henrique do Atlético Goianiense por impedir uma chance clara de gol do Palmeiras. Do Flamengo, Abatti apitou 3 jogos (FLA 3 x 0 AME; COR 1 x 0 FLA e SAO 0 x 2 FLA). Marcou 1 pênalti corretamente para o Flamengo no jogo contra o América MG, perdido por Gabriel.

Ramon Abatti é uma aposta da Comissão de Árbitros para entrar no quadro de árbitros da FIFA em 2023. Tem tido atuações acima da média e merece uma grande oportunidade como esta. De qualquer forma, o confronto entre Palmeiras e Flamengo será o jogo mais importante da sua carreira até o momento e um teste de fogo para saber se o árbitro está de fato preparado para alçar voos internacionais ou se precisa fazer mais horas de voo no Brasil.

No meu entendimento, por ser o jogo mais importante na corrida pelo título do campeonato, a Comissão poderia ser mais prudente e escolher um árbitro mais renomado, o que conta muito em jogos assim. O futuro mundialista Wilton Sampaio (FIFA/GO), Braulio Machado (FIFA/SC) e Anderson Daronco (FIFA/SC) eram árbitros neutros e que também vivem um bom momento. Mas a Comissão deve ter preservado os dois primeiros para os confrontos da Copa do Brasil e entendeu que era hora de colocar o manche do avião na mão do jovem e promissor Abatti. Um risco calculado diante da competência do árbitro, mas sempre um risco. Que ele possa repetir suas últimas atuações.

* No VAR, estará Pablo Ramon (FIFA/RN), que já fez 32 jogos como árbitro de vídeo neste Brasileirão. Interferiu 15 vezes para mudar uma decisão do árbitro e cometeu 2 erros: anulação de gol legal do Fortaleza por mão acidental de Matheus Vargas na construção do gol contra o Palmeiras e não expulsão de William Maranhão do Atlético GO por falta grave em Marinho do Flamengo.

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.