Notícias

Analista italiano é responsável por coordenar “TV Itinerante” nos vestiários de jogos do Flamengo


Recurso é utilizado pela comissão técnica no pré-jogo, no intervalo e, às vezes, após as partidas

A comissão técnica de Paulo Sousa é formada por pessoas de diferentes países, como é o caso do italiano Cosimo Cappagli, analista de desempenho. Ele é um dos responsáveis por implementar algumas novidades no Rubro-Negro, como é o caso da “TV Itinerante“.


Cosimo Cappagli conta com a ajuda de Wellington Sales (coordenador), Daniel Motta, Henrique Américo e Eduardo Coimbra. O analista italiano se entrosou rapidamente com os colegas e implantou novidades. A “TV Itinerante“, por exemplo, acompanha a delegação e é montada no vestiário de todos os estádios pelos quais o Mais Querido atua, seja como mandante ou visitante.

O equipamento permite apresentações, inclusive, nos intervalo. As informações colhidas são armazenadas para serem usadas no futuro, caso seja necessário, como informou primeiramente o Uol Esporte. Ainda ao portal, Cosimo Cappagli abriu o jogo e falou sobre a evolução do time com a tecnologia implementada.

—  Acreditamos que, embora leve um tempo, a construção de um trabalho sólido ajuda a conquistar resultados muito mais importantes a médio e longo prazo. O Flamengo tem de ser sempre referência de organização, trabalho consistente e ser respeitado por isso -, disse, antes de prosseguir:

Encontrei um departamento de análise muito bom, com profissionais de alto nível e uma estrutura que me surpreendeu positivamente. A qualidade do departamento reflete a grandeza deste clube. Trouxemos alguns novos elementos, formas de analisar e interpretar futebol e temos tudo para conseguir grandes conquistas -, concluiu.

Cada profissional da área tem a tarefa bem definida e distribuindo entre si, como: analisar ideia de jogo, de bola parada e penalidades do adversário. Observar e controlar individual e coletivo do Flamengo, além de planejar e controlar jogadas de bola parada, dentre outras missões diárias.

Durante os jogos do Flamengo, os profissionais se dividem entre filmagem, execução de protocolo individual, coletivo e controle de qualidade e andamento do protocolo de transmissão, como informou o Uol. Nos treinamentos, Cosimo fica mais próximo dos membros da comissão com função definida dentro da atividade. É muito comum vê-lo em campo trocando informações durante o treinamento com Sousa e seus auxiliares Manuel Cordeiro e Victor Sánchez.

O italiano Cosimo Cappagli e os companheiros de análise de desempenho do Flamengo têm nova missão: municiar de informação Paulo Sousa sobre a Universidad Católica (CHI). As equipes se enfrentam às 19h (horário de Brasília) de quinta-feira (28). O confronto será disputado no Estádio San Carlos de Apoquindo, válido pela terceira rodada do grupo H da Libertadores da América.

Link do artigo

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.