Notícias

Análise Tática Flamengo x Nova Iguaçu: Mais testes que Paulo Sousa pode fazer


(Foto: Reprodução/Marcelo Cortes/Flamengo)

O Flamengo enfrenta o Nova Iguaçu neste domingo (13/02), às 19h, no Raulino de Oliveira, pela 6ª rodada da Taça Guanabara. Este será o quarto jogo de Paulo Sousa no comando do Mais Querido. Até o momento, o treinador ainda não caiu 100% nas graças da torcida, sendo chamado de “burro” no estádio, na vitória contra o Audaz. Mas, está claro que o português está usando – com razão – o Estadual como pré-temporada, para fazer testes e, neste confronto, ele vai poder fazer mais alguns ajustes.

Apesar de rodar muito os titulares até aqui, experimentando vários jogadores, já está bem claro qual o modelo que Paulo Sousa quer para o Flamengo. Isso porque, nas três partidas até aqui o Mais Querido atuou em uma espécie de 3-4-2-1. Então, a tendência é que a formação se repita contra o Nova Iguaçu. A grande questão é: quais atletas vão ocupar as funções?

A primeira linha, inclusive, foi mexida em todas as partidas até aqui. No primeiro jogo, Paulo Sousa usou três zagueiros de ofício, com Gustavo Henrique, Noga e Cleiton. No segundo, jogou com dois defensores (Gustavo Henrique e Léo Pereira) e um lateral (Filipe Luís). Já no último confronto, foi apenas um zagueiro (Léo Pereira) e dois laterais, com Isla pela direita e Filipe Luís na esquerda.

Então, não seria uma surpresa se o treinador fizesse mais um teste na primeira linha. Uma opção interessante que ele tem é a de colocar Willian Arão para fazer a saída de bola. O volante está bem acostumado com isso, já que faz a função desde 2019, com Jorge Jesus. Ao lado dele, podem ser dois zagueiros de ofício, com um em cada lado, ou um defensor e um lateral, ou, até mesmo, dois laterais nesta primeira função, sem nenhum zagueiro. Seria, no mínimo, curioso.

Willian Arão, até o momento, só jogou com Paulo Sousa na segunda linha, como um volante em frente à zaga. Então, se de fato atuar na primeira, alguém teria que ocupar a outra função, ao lado de Andreas. Neste caso há algumas opções. Uma delas seria a de botar mais um verdadeiro volante, como Thiago Maia ou João Gomes. Outra ideia seria a de experimentar algum outro jogador no lugar, que é centralizado e um pouco mais recuado, mas pisando na frente. Pode ser Everton Ribeiro, Lázaro ou Arrascaeta.

Everton Ribeiro vem jogando de ala-esquerdo, Lázaro fez esta função no último jogo e até Rodinei já entrou por lá. Mas, se Arão fizer a função na primeira linha com mais dois zagueiros, Filipe Luís poderia avançar e jogar como ala. Ramon e Vitinho também são opções interessantes para jogarem pelo corredor. Marinho também poderia fazer, mas o jogador costuma ir melhor pela direita ou até por dentro.

Pela ala-direita deve jogar novamente um dos laterais, seja Matheuzinho, Rodinei ou Isla. Já a terceira linha são de dois jogadores que atuam atrás do centroavante, por dentro. No último jogo, atuou por lá o Gabigol, pela esquerda, Arrascaeta na direita, com Pedro sendo a referência. Opções para Paulo Sousa não faltam. Marinho, Vitinho e Everton Ribeiro, por exemplo, já jogaram por lá com o treinador. Lázaro também poderia atuar por lá.

Ou seja, opções não faltam para Paulo Sousa. Mesmo adotando o mesmo esquema, o treinador tem várias opções para todas as posições, com atletas de características diferentes. Já a torcida tem que entender que este começo de Estadual está sendo usado, com razão, como uma pré-temporada. Então, o treinador está rodando bastante o elenco e aproveitando para fazer vários testes, pensando em circunstâncias que podem acontecer ao longo do ano.

Link do Artigo do DiariodoFla.com.br

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.