Notícias

Análise: Conheça o Universidad Católica, adversário do Flamengo na Libertadores


(Foto: Reprodução/Twitter/Cruzados)

O Flamengo enfrenta o Universidad Católica nesta quinta-feira (28/04), às 19h, no Estádio San Carlos de Apoquindo, no Chile, pela 3ª rodada da fase de grupos da Libertadores. Com 100% na competição, o Mais Querido busca mais uma vitória fora de casa para encaminhar a classificação para as oitavas da competição. Como muitos torcedores não conhecem o time chileno, o DIÁRIO DO FLA preparou uma análise sobre a forma que a equipe atua, os destaques individuais, os pontos fortes e fracos do adversário do rubro-negro.

Fundado em 1937, o Universidad Católica é um dos times mais tradicionais do Chile, sendo o terceiro maior campeão nacional, com 16 títulos, atrás apenas do Universidad do Chile (18) e Colo-Colo (32). Além disso, a equipe é a atual tetracampeã do Campeonato Chileno. Já na Libertadores, essa é a 29ª participação do clube, que já foi vice-campão uma vez, em 1993, e chegou na semifinal em mais quatro oportunidades – 1962, 66, 69 e 84.

Entretanto, o histórico recente do Universidad Católica na competição internacional não é dos melhores. A equipe ficou 10 anos sem nem passar para o mata-mata, voltando a passar da fase de grupos apenas no ano passado, quando foi eliminado nas oitavas de final para o Palmeiras. Já na atual edição, o time perdeu na estreia para o Talleres por 1 a 0, na Argentina, e venceu o Sporting Cristal em casa por apenas 2 a 1, com um pênalti inventado pela arbitragem nos acréscimos.

Em 2022, inclusive, a equipe está muito mal. Depois de começar com 3 vitórias no Campeonato Chileno, o time venceu apenas dois jogos nos últimos dez jogos – um deles o polêmico contra o Sporting Cristal -, sendo um empate e sete derrotas no período. Ao todo, “Los Cruzados” marcaram somente 8 gols e sofreram 16, tendo a defesa vazada em todas as partidas pelo menos uma vez, inclusive quando saiu com o resultado positivo.

Time

A equipe é comandada pelo técnico argentino Cristian Paulucci, que está desde costuma montar o time em um 4-3-3. O provável time titular é Sebastián Pérez; Fuenzalida, Ampuero, Nehuén Paz e Parot; Guitiérrez, Marcelino Núñez e Juan Leiva; Gonzalo Tápia, Diego Valencia e Fernando Zampedri.

A bola longa é uma arma muito usada pelo Universidad Católica, que tenta fazer a ligação ou com os pontas, ou com o centroavante Zampedri. O meio de campo tem como armas o volante polivalente Felipe Guitiérrez, que é muito bom marcador, e Marcelino Núñez, jogador com chute potente de longa distância. Time tenta também muitas vezes marcar com as linhas altas, para pressionar a saída de bola adversária.

Entretanto, essa marcação em vários momentos deixa a equipe exposta. O time deixa espaços entre as linhas, que o Flamengo pode muito bem explorar. Já o setor esquerdo de defesa é o mais frágil, com Juan Leiva não fazendo muito bem a ajuda na marcação com Parot. O lado fica bem exposto, o que pode ser bem atacado pelo Mais Querido com a dobradinha de Isla e Everton Ribeiro. O goleiro Sebastián Pérez também não passa tanta confiança.

A bola parada defensiva também é um ponto de atenção. Time vem pecando bastante no quesito. Contra o próprio Sporting Cristal, o time peruano criou duas chances claras e fez um gol dessa forma. Já ofensivamente, o Universidad Católica não apresenta muita variação, buscando a bola longa e jogadas de velocidade.

Ou seja, a equipe chilena não vive bom momento e apresenta muita fragilidade em vários aspectos. Caso o Flamengo saiba explorar esses pontos negativos do adversário, tem tudo para fazer um grande jogo e conseguir a primeira vitória fora de casa contra o Universidad Católica.

Link do Artigo do DiariodoFla.com.br

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.