Notícias

10 coisas que você pode não saber sobre o Flamengo


15/8/2022 14:52

10 coisas que você pode não saber sobre o Flamengo

Rubro-Negro, O Mais Querido do Brasil, Mengão são os apelidos do Flamengo, uma das equipes mais amadas e mais vitoriosas de troféus do Brasil.
Na verdade, o nome oficial e completo deste clube é Clube de Regatas do
Flamengo, mas agora é conhecido para o mundo inteiro apenas como Flamengo

1. Clube de Regatas do Flamengo
O Clube de Regatas do Flamengo foi fundado em 17 de novembro de 1895, um batizado antecipado para coincidir com o nascimento da República Brasileira. A idéia veio de um grupo de artistas, intelectuais e estudantes que tinham o Café Lamas como ponto de encontro. Foi uma iniciativa que se concretizou graças a 650 mil réis, o dinheiro necessário para reequipar o Pherusa, um barco. No Rio de Janeiro foi o remo que batizou o nascimento das primeiras associações esportivas. No entanto, o Pherusa capotou na lagoa do Rio devido aos ventos fortes e alguns dias depois o barco foi até roubado.

2. Flamengo é um dos três clubes do Campeonato Brasileiro a ter jogado sempre na primeira divisão
No Brasileirão, apenas três clubes que sempre permaneceram na primeira divisão das Ligas Brasileiras de futebol. Além do Flamengo, as equipes são o São Paulo FC e o Santos. Na virada dos anos 1930 e 1940, o Jornal do Brasil lançou uma sondagem para determinar qual era a equipe carioca mais popular e amada da época. Era uma votação manipulada, mas quando os cupons a favor do Flamengo foram descobertos em lixeiras, ninguém mais tinha dúvidas.

3. Il Flamengo è la squadra con più tifosi in Brasile
Há quatro equipes principais no Rio de Janeiro, cada uma com sua própria torcida. Além do Flamengo, os outros três clubes da Cidade Maravilhosa são Botafogo, Fluminense e Vasco da Gama. O Mengão é a equipe com mais torcedores, não apenas no Rio, mas em todo o Brasil, com mais de 30 mil torcedores de acordo com as estatísticas relatadas.

4. A primeira Copa Libertadores em 1981
Um dos momentos icônicos do futebol é quando o Flamengo ganhou sua primeira Copa Libertadores e se tornou campeão sul-americano em 1981 ao vencer em três jogos o clube chileno do CD Cobreloa. Na primeira partida, os brasileiros venceram por 2-1 em casa, um dobradinha de Zico.

Depois perderam por 1-0 fora e foram forçados a entrar no jogo decisivo que os selou como campeões sul-americanos graças a outra dobradinha de O galinho, como Zico foi chamado, por aquela complacência em jogar com grande elegância.

5. O Flamengo é campeão do mundo 1981 foi o ano que trouxe o Flamengo de Paulo César Carpegiani ao topo do futebol mundial, depois do Santos de Pelé. Na final intercontinental eles demoliram o grande Liverpool de Dalglish e Souness por 3-0 em Tóquio com dois gols de Nunes e um de Adílio.

Foi o momento mais alto da história do rubronegra e de Zico, seu jogador mais representativo, a equipe mais amada pelo povo brasileiro é também a mais forte e apreciada no mundo, não só por seus resultados, mas também por seu jogo. Ao lado e à sombra de Zico, outros grandes cariocas
como Léo Junior, Tita e Leandro se afirmaram.

6. 2019, a segunda Libertadores no Estádio Monumental
Em 2019, o Flamengo triunfou pela segunda vez na Copa Libertadores contra o River Plate no magnífico cenário público do Estádio Monumental de Lima, no Peru. Gabigol foi decisivo com dois gols marcados nos minutos finais que lhes permitiram inverter o placar, fixando o 2-1 final.

Na repetição da Copa Intercontinental jogada 38 anos antes contra o Liverpool, desta vez foram os ingleses que prevaleceram, vencendo por 1×0 na final em Doha contra os brasileiros após o tempo suplementar.

7. Léo Junior, o ‘capacete’
Leovegildo Lins da Gama Júnior ou simplesmente Júnior foi o jogador com mais aparições com a camisola do Flamengo (857 aparições). Ele foi batizado “o capacete” por causa de seu cabelo afro.
Técnica, versatilidade e trabalho para a equipe – ele era capaz de orquestrar movimentos de ataque, bem como cumprir suas funções defensivas. Júnior será sempre lembrado pelos torcedores de Torino e
Pescara, onde deixou sua fama nos anos 80, durante sua experiência futebolística na Itália.

8. “O Galinho” Zico
Ele se apresentou ao Flamengo com um físico esquelético e frágil, mas também era dotado de pura classe e talento. Não havia dúvidas para o Mengão, que investiu tempo e recursos nele, bem pagos no decorrer dos anos.

Com Zico, o Flamengo conquistou cinco campeonatos do Rio, quatro títulos nacionais, uma Libertadores e uma Copa Intercontinental. O Galinho é o maior artilheiro da história do Clube Mais Querido do Brasil,
com 508 gols marcados.

9. A chegada de Ronaldinho, um fenômeno na cidade do Rio
A realidade das duas últimas décadas do Flamengo é bem diferente daquela vivida nos anos 80. Durante alguns anos, o clube do Rio caiu em um período de escassez de troféus, um vazio preenchido pelo retorno de Ronaldinho à sua terra natal.

De 2011 a 2012, o Gaúcho jogou com a camisola rubronegra, marcando 15 gols em 33 partidas e colocando Mengão de volta no centro das atenções da mídia mundial, retornando para receber as últimas notícias do futebol sobre ‘O Mais Querido do Brasil’.

10. Vitória do campeonato carioca de 2017 sobre o rival Fluminense
Em 2017, o Flamengo trouxe dois jovens prodígios do setor juvenil para a primeira equipe, entregando-lhes as chaves do campo ofensivo. Foram Vinicius Jr., classe de 2000 (mais tarde comprada pelo Real Madrid) e Lucas Paquetá ( escolhido no ano seguinte pelo AC Milan), classe de 1997.

O Clube do Rio voltou ao topo na Classificação dos campeonatos. O tandem de ataque formado pelos dois jovens talentos foi retumbante e deu o título a Mengão, no clássico Fla-Flu contra os eternos rivais
Fluminense.

Conclusões
Não poderíamos terminar esta jornada com o berço desta prestigiosa equipe, ou seja, o que tem sido o templo do futebol durante anos – o Maracanã no Rio de Janeiro. Paul McCartney, Frank Sinatra e Giovanni Paolo II passaram por aqui, só para citar alguns nomes ilustres. Levante a mão se você nunca sonhou em vestir, mesmo que seja apenas por brincadeira, aquela camisa vermelha e preta listrada horizontalmente. Para tirar algumas bolas no Maracanã.


42 visitas – Fonte: torcidaflamengo



VEJA TAMBÉM

Los Angeles FC mantém exigências e Flamengo desiste de Brian Rodríguez

Com reforços e investimento de R 90 milhões, Flamengo chega ao dia final da janela na espera por Oscar

Reservas do Flamengo dão show, e Dorival ganha opções para o time titular

VEJA: Flamengo é multado em R 17 mil pelo STJD por objeto arremessado no campo e atraso contra o Atlético-MG

CONFIRA: Jorge Jesus, Lazio e Catar tentam tirar titular do Flamengo de Dorival Júnior; jogador se posiciona nos bastidores

Instale o app do Flamengo para Android, receba notícias e converse com outros flamenguistas no Fórum!
Notícias de contratações do Flamengo
Notícias mais lidas



Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.