Notícias

Vale o bi: Flamengo e San Pablo Burgos, time de Benite, decidem título mundial de basquete


O Flamengo entra em quadra neste domingo, às 15h, para uma das partidas mais importantes de sua história no basquete. O rubro-negro encara o San Pablo Burgos, da Espanha, na decisão da Fiba Intercontinental Cup, o mundial de clubes da modalidade. A partida acontece no Hassan Moustafa Sports Hall, no Cairo (Egito), e vale o bicampeonato mundial para a equipe brasileira. A ESPN (TV paga) e a Twitch da Fiba (internet) trasmitem.

Dominante, o Flamengo venceu o Lakeland Magic (94 a 71), filial do Orlando Magic, para garantir vaga na decisão. Na final, o rubro-negro terá de volta o ala Brandon Robinson, que ficou de fora contra o Magic após testar positivo para Covid-19. Vice-campeão do torneio no ano passado contra o próprio Burgos, quando atuava pelo Quimsa, da Argentina, o norte-americano destacou a importância da partida e brincou sobre o retorno a após o isolamento.

— Me sinto bem. Feliz de finalmente sair do quarto, parece que eu fui libertado. Estou muito animado. Vejo vocês lá (risos).

O adversário desta tarde é o atual campeão mundial e bicampeão da Champions League da Europa. O capitão da equipe é o ala-armador Vitor Benite, tricampeão do NBB e campeão do próprio Intercontinental pelo rubro-negro em 2014, contra o Maccabi Tel Aviv. Atualmente, é companheiro dos rubro-negros Yago e Rafa Mineiro na seleção, na qual é comandado pelo técnico do Fla, Gustavo de Conti. O treinador analisou os adversários antes da partida.

Vitor Benite é velho conhecido do Flamengo
Vitor Benite é velho conhecido do Flamengo Foto: Divulgação/Fiba

— É um time que vem mudando. De treinador eles mudaram três vezes nesta temporada. De jogadores vêm mudando muito também. Os mais importantes em termos de ataque, na minha opinião são o Vitor Benite, que a gente conhece bem, foi campeão intercontinental com o Flamengo, e os outros americanos, inclusive o (Tarik) Phillip, que eles contrataram agora. O número 31, Jarrell Eddie, que é um chutador, joga na posição 4 (ala-pivô), pode jogar na posição 3 (ala), é um jogador muito importante. O armador que começa alguns jogos, o Renfroe, também é um cara muito importante ofensivamente. Os pivôs fazem um trabalho mais “sujo”, de rebote, complemento, defesa, corrida na quadra, são bem ágeis. É um time bem completo, mas que está jogando muito, talvez, individualmente. É uma coisa que a gente pode explorar, concentrar a defesa um pouco mais e talvez levar vantagem com isso.

O treinador também colocou na balança as diferenças entre o basquete brasileiro e europeu, mas mostrou confiança em equilibrar a disputa.

— Não sei se são melhores que nós, saberemos no jogo. Mas eles jogam num nível superior, tanto na liga interna da Espanha, quanto na da Europa. O nível é superior, a competitividade e os investimentos são maiores, então os melhores jogadores estão lá, os treinadores, a melhor estrutura. Em termos de estrutura e jogadores, não devemos nada a eles. É um jogo competitivo, uma vitória possível, mas temos que ter uma estratégia bem traçada e bem executada na hora do jogo.

O Burgos bateu o Zamalek, do Egito (78 a 61), para garantir a vaga na decisão. O Flamengo faz sua terceira final de mundial desde 2014, quando conquistou seu primeiro título.

Link Original

E pra você que curte o mundo esportivo -- entre agora mesmo em Palpites GE e tenha sempre em mãos as melhores dicas de investimento no futebol brasileiro e internacional.